Simulado de concurso para Maqueiro

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Maqueiro, que exige ensino médio. Organizadoras: UFMT, BIO-RIO e outras.

Questão 1

O maqueiro tem acesso a informações básicas sobre o paciente que está sob seus cuidados, mas isso não significa que ele deva divulgar estas informações. Guardar consigo as informações sobre um paciente chama-se:




Questão 2

Em função das atividades do Maqueiro, os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites, lombalgias e mialgias. Para evitá-los, considere as ações a seguir:

I - Trabalhar em duplas de modo a evitar esforço repetitivo isolado.
II - Observar as técnicas corretas de execução de movimentos e tarefas.
III - Trabalhar com tecnologias e mobiliários adequados aos tipos de pacientes.
IV - Adotar jornadas de trabalho condizentes com a lei trabalhista.

São ações pertinentes:




Questão 3

Ao identificar cadeiras de rodas ou macas com difícil movimentação, ausência de travas e/ou apoio para os pés, ausência de acessórios para transporte de oxigênio ou infusões, dentre outros, o Maqueiro deve tomar providências. Analise as providências a seguir:

I - Formalizar denúncia no setor de ouvidoria do hospital.
II - Comunicar seu superior hierárquico acerca das irregularidades identificadas.
III - Encaminhar, mediante protocolo, os equipamentos danificados para desfazimento.
IV - Informar na passagem de plantão sobre a situação e providências tomadas.

Estão corretas as ações




Questão 4

Ao passar o paciente da cama hospitalar para a maca, o maqueiro observa que o medicamento instalado no paciente parou de gotejar e que há sangue no equipo, próximo à inserção do cateter intravenoso. Nesse caso, a conduta adequada que ele deve tomar é:




Questão 5

Durante o transporte, o paciente comunica ao maqueiro que está com náusea, salivando e que vai vomitar. O cuidado que deve ser feito é:




Questão 6

Um paciente com dor precordial passou pelo Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), e o Maqueiro foi solicitado a levá-lo ao setor de observação. O transporte desse paciente deve ser feito




Questão 7

O transporte de pacientes em estado crítico deve ser feito por equipe multiprofissional composta minimamente por




Questão 8

O plantão noturno do Réveillon foi extremamente tumultuado na emergência, devido a várias ocorrências típicas desse período do ano. O Maqueiro Manoel, que saía do plantão, estava com pressa, pois queria descansar um pouco antes do almoço em família. Pela primeira vez havia passado a entrada do ano no hospital.
Na saída encontra Adonias, que estava iniciando sua jornada, e deseja "Feliz Ano Novo e ótimo plantão". Ao pegar a maca para realizar o primeiro atendimento do dia, Adonias verifica que a mesma estava apresentando sujidades, inclusive havia sangue na parte lateral.
Sobre as atribuições do Maqueiro no cuidado com equipamentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Comunicar ao superior hierárquico falhas de colegas no cuidado com equipamentos.
( ) Passar álcool a 70% e trocar o lençol da maca após o transporte de cada paciente.
( ) Entregar equipamentos limpos e organizados, ou comunicar o colega caso não consiga.
( ) Passar o plantão dos equipamentos, para garantir continuidade do transporte seguro.

Assinale a sequência correta.




Questão 9

Chega no Pronto Socorro um paciente com suspeita de trauma raquimedular, que precisa ser transportado da ambulância do SAMU até a sala vermelha do Hospital Regional. Sabe-se que erguer ou transportar vítimas de maneira incorreta, pode, em muitos casos, agravar possíveis lesões sofridas no trauma.
Desse modo, qual deve ser a conduta no transporte de pacientes com esse tipo de agravo?




Questão 10

A Norma Regulamentadora nº 17 instituída por meio da Portaria nº 3.715, de 23 de novembro de 1990, do então denominado Ministério do Trabalho e Previdência Social, conhecida por NR 17, estabelece "parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente".
De acordo com a NR 17:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta