Simulado de concurso para Maqueiro

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Maqueiro, que exige ensino médio. Organizadoras: UFMT, BIO-RIO e outras.

Questão 1

Sobre o planejamento do transporte de pacientes pelo Maqueiro, assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 2

A Portaria MTE nº 485, de 11 de novembro de 2005, conhecida como NR 32, trata da Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. No item 32.2 Dos Riscos Biológicos, consta:




Questão 3

A Norma Regulamentadora nº 17 instituída por meio da Portaria nº 3.715, de 23 de novembro de 1990, do então denominado Ministério do Trabalho e Previdência Social, conhecida por NR 17, estabelece "parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente".
De acordo com a NR 17:




Questão 4

O paciente a ser transportado necessita de suporte ventilatório, pois está com as funções respiratórias comprometidas. Nesse caso, para transportá-lo, haverá necessidade que se tenha disponível um:




Questão 5

O transporte de pacientes em estado crítico deve ser feito por equipe multiprofissional composta minimamente por




Questão 6

No atendimento do paciente em home care, ao fazer a transferência do paciente da cadeira de rodas para o leito, os conhecimentos de mecânica corporal que devem ser aplicados são, EXCETO:




Questão 7

A coluna da esquerda apresenta precauções e a da direita discrimina os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicados para utilização pelo Maqueiro. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Precaução de contato
2 - Precaução reversa ou de proteção
3 - Precaução por aerossóis
4 - Precaução por gotículas

( ) Uso de máscara N95
( ) Uso de avental e luvas de procedimento
( ) Não há necessidade de uso de EPI
( ) Uso de máscara cirúrgica

Marque a sequência correta.




Questão 8

No transporte de um paciente em cadeira de rodas, os cuidados com a segurança são fundamentais, por isso:




Questão 9

No transporte de um homem de 60 anos,sua esposa falou com o maqueiro que estava muito preocupada que seu marido se contaminasse nos lençóis que cobrem o colchonete da maca, pois viu que antes dele outro paciente havia sido transportado. Nesse caso, esta senhora deve ser orientada de que:




Questão 10

A enfermagem orientou ao maqueiro que o paciente deverá ser transportado em posição dorsal com elevação da cabeça e do tórax e com abaixamento dos membros inferiores. Assim, o paciente será posicionado deitado com:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta