Simulado de concurso para Jornalista

Simulado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Jornalista, de nível superior. Organizadora: FUNDEP – Gestão de Concursos.

Questão 1

Com relação às fontes e à sua natureza, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 2

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição.
Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

Questão 3

Segundo Jenkins (2014), no modelo de mudança de distribuição para circulação, o público não é visto mais como simplesmente um grupo de consumidores de mensagens pré-construídas, mas como pessoas que estão moldando, remixando, reconfigurando e compartilhando conteúdos de mídia.

Para retratar isso, o autor cunhou o termo que ficou conhecido como:

Questão 4

Em relação ao lead e às suas atribuições, é incorreto afirmar:

Questão 5

Conforme Wolf (1995, p. 170), “noticiabilidade trata-se de um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos – do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas – que lhe conferem as características básicas de uma notícia”.

São critérios de noticiabilidade, EXCETO:

Questão 6

Segundo aponta Raquel Recuero no livro Interações em Rede (PRIMO, 2003), o ato daquele que busca interferir no bom andamento de uma discussão, principalmente através de comentários maldosos e fora do contexto nas redes sociais, é conhecido como:

Questão 7

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1. Follow up
2. Press kit
3. Mailing list
4. Clipping

COLUNA II

( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.
( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.
( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.
( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 8

Analise as seguintes afirmativas sobre funções de uma assessoria de imprensa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

() Acompanhar entrevistas, apoiar eventos e atender a imprensa.
() Elaborar press releases, arquivar material jornalístico e avaliar os resultados.
() Diagramar material impresso institucional, além de house organs da empresa.
() Fazer prospecção de possíveis clientes e encontros entre jornalistas e fontes.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 9

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

Questão 10

De acordo com o que é tratado no Capítulo II do Código de Ética do Jornalista Brasileiro sobre os deveres e proibições do jornalista, assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta