Simulado de concurso para Instrumentador Cirúrgico

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Instrumentador Cirúrgico, que exige ensino superior. Organizadoras: CS-UFG e outras.

Questão 1

Os artigos utilizados nos estabelecimentos de saúde são classificados conforme risco potencial de transmissão de infecção que apresentam. Para Spaulding (1968), os artigos podem ser críticos, semicríticos e não críticos. São considerados materiais críticos aqueles que:




Questão 2

O preparo da pele do paciente, visando prevenir infecções de sítio cirúrgico, consiste em:




Questão 3

Constitui atribuição do instrumentador cirúrgico auxiliar a retirada do material e instrumental cirúrgico após o uso, para que, em seguida, se proceda a limpeza da sala operatória e ela se torne apta à realização de um novo procedimento cirúrgico. Qual tipo de limpeza deve ser realizado, nessa situação?




Questão 4

É essencial que o instrumentador cirúrgico reconheça as terminologias cirúrgicas. A cirurgia realizada para suspensão e fixação do útero é denominada então de:




Questão 5

Os equipamentos de proteção coletiva visam à proteção de acidentes com pacientes, funcionários e visitantes das instituições de saúde, que são responsáveis por fornecer e capacitar seus empregados a usá-los. São equipamentos de proteção coletiva:




Questão 6

O instrumentador cirúrgico, durante o trabalho cotidiano, se depara com diferentes e numerosos tipos de instrumentos. Quais instrumentos e produtos fazem parte dessa rotina?




Questão 7

A escolha do tipo de anestesia depende de fatores como o tipo e a duração da cirurgia, do posicionamento e do estado físico do paciente. Segundo a American Society of Anesthesiologists – ASA (1963), o paciente cirúrgico Classe 3 equivale ao:




Questão 8

Numa cirurgia de colecistectomia convencional, o cirurgião, ao final, solicitou ao instrumentador cirúrgico para realizar a sutura do abdome, pois tinha um compromisso particular e estava atrasado. O instrumentador cirúrgico assim o fez, realizou a sutura e o paciente foi encaminhado à unidade de recuperação. Considerando os aspectos éticos, o profissional




Questão 9

As infecções de sítio cirúrgico são classificadas segundo o plano anatômico acometido. A aquisição de uma conjuntivite após uma cirurgia oftalmológica é classificada como infecção




Questão 10

Acidentes com material biológico e/ou perfurocortante apresentam elevada incidência entre os profissionais da equipe cirúrgica. Equivale a uma medida preventiva da possibilidade de contaminação por esses acidentes:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta