Simulado de concurso para Instrumentador Cirúrgico

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Instrumentador Cirúrgico, que exige ensino superior. Organizadoras: CS-UFG e outras.

Questão 1

A escolha do tipo de anestesia depende de fatores como o tipo e a duração da cirurgia, do posicionamento e do estado físico do paciente. Segundo a American Society of Anesthesiologists – ASA (1963), o paciente cirúrgico Classe 3 equivale ao:




Questão 2

Na raquianestesia, o anestésico é depositado no espaço subaracnóideo da região lombar e, na anestesia geral balanceada, por via inalatória e endovenosa profunda. Quais materiais devem estar na sala na iminência de ser administrada uma anestesia geral?




Questão 3

Para o bom andamento do procedimento cirúrgico o instrumentador, ao chegar ao centro cirúrgico, deve:




Questão 4

O Centro Cirúrgico é uma unidade produtora de resíduos de riscos potenciais aos trabalhadores e ao ambiente. Esses resíduos são classificados em grupos, segundo a RDC 306/2004, da ANVISA. Os resíduos químicos acondicionados em bombonas pertencem ao:




Questão 5

Acidentes com material biológico e/ou perfurocortante apresentam elevada incidência entre os profissionais da equipe cirúrgica. Equivale a uma medida preventiva da possibilidade de contaminação por esses acidentes:




Questão 6

O procedimento cirúrgico ocorre por meio de quatro tempos: a diérese, a hemostasia, a exérese e a síntese. Nessa sequência, os instrumentos ou produtos utilizados, em cada tempo, são:




Questão 7

A classificação das cirurgias segundo o potencial de risco para infecção é importante para determinar as medidas a serem tomadas antes, durante e após o ato cirúrgico. Segundo a Portaria n. 2616/1998, do Ministério da Saúde, as cirurgias realizadas em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa ou de difícil descontaminação, com falhas técnicas discretas no transoperatório, com penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário, são:




Questão 8

As técnicas de higienização das mãos são fundamentais para prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência em saúde. Assim,




Questão 9

Numa cirurgia de colecistectomia convencional, o cirurgião, ao final, solicitou ao instrumentador cirúrgico para realizar a sutura do abdome, pois tinha um compromisso particular e estava atrasado. O instrumentador cirúrgico assim o fez, realizou a sutura e o paciente foi encaminhado à unidade de recuperação. Considerando os aspectos éticos, o profissional




Questão 10

Constitui recomendação para o posicionamento no período intraoperatório essencial para a segurança do paciente:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta