Simulado de concurso para Instrumentador Cirúrgico

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Instrumentador Cirúrgico, que exige ensino superior. Organizadoras: CS-UFG e outras.

Questão 1

Ao instrumentador cirúrgico é essencial conhecer os instrumentais de acordo com sua utilização em cada tempo cirúrgico. Em qual tempo cirúrgico ocorre a separação dos planos anatômicos ou tecidos, por meio de instrumentos cortantes, como o bisturi e a tesoura?

Questão 2

Como deve ser o preparo dos instrumentais para a esterilização?

Questão 3

Para o bom andamento do procedimento cirúrgico o instrumentador, ao chegar ao centro cirúrgico, deve:

Questão 4

A limpeza é uma etapa essencial para o processamento dos produtos para a saúde. Constitui recomendação para a manutenção da qualidade do instrumental cirúrgico:

Questão 5

A nomenclatura cirúrgica é formada por um prefixo que identifica a parte do corpo e um sufixo que designa o tipo de procedimento realizado. Em relação à terminologia cirúrgica,

Questão 6

O processamento inadequado de instrumentais cirúrgicos pode acarretar veiculação de contaminantes infecciosos, principalmente aqueles com lúmens, pois podem adquirir uma formação por adesão de um conjunto de células a um substrato, que diminui a eficácia da limpeza e da esterilização no interior, após cada uso. Esse conjunto de células aderidas é denominado:

Questão 7

A hemostasia tem por objetivo impedir a hemorragia durante o ato operatório. Evita a perda excessiva de sangue, propicia uma cirurgia limpa com melhores condições técnicas, aumenta o rendimento do trabalho e repercute na duração do ato operatório e na evolução/recuperação pós-operatória, evitando formação de hematomas, infecção e deiscência e, consequentemente, reoperações. A hemostasia pode ser realizada por:

Questão 8

As técnicas de higienização das mãos são fundamentais para prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência em saúde. Assim,

Questão 9

O procedimento cirúrgico ocorre por meio de quatro tempos: a diérese, a hemostasia, a exérese e a síntese. Nessa sequência, os instrumentos ou produtos utilizados, em cada tempo, são:

Questão 10

Um instrumentador cirúrgico dispôs sobre a mesa operatória uma tesoura de Metzenbaum, pinça de Halsted, porta-agulhas de Gillies e um cabo de bisturi nº 4. Segundo o tempo cirúrgico, estes instrumentais são classificados, respectivamente, em:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta