Simulado de concurso para Instrumentador Cirúrgico

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Instrumentador Cirúrgico, que exige ensino superior. Organizadoras: CS-UFG e outras.

Questão 1

Os artigos utilizados nos estabelecimentos de saúde são classificados conforme risco potencial de transmissão de infecção que apresentam. Para Spaulding (1968), os artigos podem ser críticos, semicríticos e não críticos. São considerados materiais críticos aqueles que:




Questão 2

Numa cirurgia de colecistectomia convencional, o cirurgião, ao final, solicitou ao instrumentador cirúrgico para realizar a sutura do abdome, pois tinha um compromisso particular e estava atrasado. O instrumentador cirúrgico assim o fez, realizou a sutura e o paciente foi encaminhado à unidade de recuperação. Considerando os aspectos éticos, o profissional




Questão 3

A limpeza é uma etapa essencial para o processamento dos produtos para a saúde. Constitui recomendação para a manutenção da qualidade do instrumental cirúrgico:




Questão 4

O instrumentador cirúrgico, durante o trabalho cotidiano, se depara com diferentes e numerosos tipos de instrumentos. Quais instrumentos e produtos fazem parte dessa rotina?




Questão 5

A drenagem cirúrgica é a técnica para remover coleções líquidas ou gasosas de uma cavidade serosa, ou abscesso por meio de abertura ou pela colocação de dreno ou sonda para assegurar a saída dos fluidos, pela pele ou pelas mucosas. Os tipos de drenos e sondas utilizados para drenagem de vias biliares, lavagem esofágica e para controle da hemorragia causada por varizes esofágicas são, respectivamente:




Questão 6

O procedimento cirúrgico ocorre por meio de quatro tempos: a diérese, a hemostasia, a exérese e a síntese. Nessa sequência, os instrumentos ou produtos utilizados, em cada tempo, são:




Questão 7

Acidentes com material biológico e/ou perfurocortante apresentam elevada incidência entre os profissionais da equipe cirúrgica. Equivale a uma medida preventiva da possibilidade de contaminação por esses acidentes:




Questão 8

É essencial que o instrumentador cirúrgico reconheça as terminologias cirúrgicas. A cirurgia realizada para suspensão e fixação do útero é denominada então de:




Questão 9

Ao instrumentador cirúrgico é essencial conhecer os instrumentais de acordo com sua utilização em cada tempo cirúrgico. Em qual tempo cirúrgico ocorre a separação dos planos anatômicos ou tecidos, por meio de instrumentos cortantes, como o bisturi e a tesoura?




Questão 10

Na raquianestesia, o anestésico é depositado no espaço subaracnóideo da região lombar e, na anestesia geral balanceada, por via inalatória e endovenosa profunda. Quais materiais devem estar na sala na iminência de ser administrada uma anestesia geral?




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta