Simulado de concurso para Instrumentador Cirúrgico

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Instrumentador Cirúrgico, que exige ensino superior. Organizadoras: CS-UFG e outras.

Questão 1

A hemostasia tem por objetivo impedir a hemorragia durante o ato operatório. Evita a perda excessiva de sangue, propicia uma cirurgia limpa com melhores condições técnicas, aumenta o rendimento do trabalho e repercute na duração do ato operatório e na evolução/recuperação pós-operatória, evitando formação de hematomas, infecção e deiscência e, consequentemente, reoperações. A hemostasia pode ser realizada por:




Questão 2

É essencial que o instrumentador cirúrgico reconheça as terminologias cirúrgicas. A cirurgia realizada para suspensão e fixação do útero é denominada então de:




Questão 3

O Centro Cirúrgico é uma unidade produtora de resíduos de riscos potenciais aos trabalhadores e ao ambiente. Esses resíduos são classificados em grupos, segundo a RDC 306/2004, da ANVISA. Os resíduos químicos acondicionados em bombonas pertencem ao:




Questão 4

Constitui atribuição do instrumentador cirúrgico auxiliar a retirada do material e instrumental cirúrgico após o uso, para que, em seguida, se proceda a limpeza da sala operatória e ela se torne apta à realização de um novo procedimento cirúrgico. Qual tipo de limpeza deve ser realizado, nessa situação?




Questão 5

Com relação à antissepsia pré-operatória da equipe cirúrgica, deve-se:




Questão 6

A classificação das cirurgias segundo o potencial de risco para infecção é importante para determinar as medidas a serem tomadas antes, durante e após o ato cirúrgico. Segundo a Portaria n. 2616/1998, do Ministério da Saúde, as cirurgias realizadas em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa ou de difícil descontaminação, com falhas técnicas discretas no transoperatório, com penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário, são:




Questão 7

Constitui recomendação para o posicionamento no período intraoperatório essencial para a segurança do paciente:




Questão 8

O processamento inadequado de instrumentais cirúrgicos pode acarretar veiculação de contaminantes infecciosos, principalmente aqueles com lúmens, pois podem adquirir uma formação por adesão de um conjunto de células a um substrato, que diminui a eficácia da limpeza e da esterilização no interior, após cada uso. Esse conjunto de células aderidas é denominado:




Questão 9

As infecções de sítio cirúrgico são classificadas segundo o plano anatômico acometido. A aquisição de uma conjuntivite após uma cirurgia oftalmológica é classificada como infecção




Questão 10

O procedimento cirúrgico ocorre por meio de quatro tempos: a diérese, a hemostasia, a exérese e a síntese. Nessa sequência, os instrumentos ou produtos utilizados, em cada tempo, são:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta