Simulado de concurso para Fonoaudiólogo

Simulado elaborado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para candidatos se prepararem para provas ao cargo de Fonoaudiólogo, de nível superior.

Questão 1

Sobre o processamento auditivo central (PAC) entende-se a eficiência e a efetividade do sistema nervoso central em utilizar a informação auditiva. Em relação ao distúrbio do PAC é incorreto afirmar:




Questão 2

O método de sons facilitadores faz parte dos exercícios vocais para obter uma produção vocal mais equilibrada, agindo de modo direto na fonte glótica e com obtenção de efeitos mais imediatos. Assinale a alternativa correta que explora as técnicas incluídas nesse método.




Questão 3

A laringe é composta por músculos intrínsecos e extrínsecos. Assinale a alternativa correta que representa os principais músculos intrínsecos da laringe.




Questão 4

O termo neuropatia auditiva é descrito como um distúrbio auditivo observado na avaliação audiológica, com medidas comportamentais e fisiológicas. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A neuropatia é um distúrbio na porção auditiva do VI par craniano.
( ) O espectro da neuropatia auditiva é caracterizado como um distúrbio que afeta o processamento neural do estímulo auditivo, podendo haver redução da capacidade do indivíduo para a compreensão da fala, além de poder afetar a habilidade de detectar sons de diferentes intensidades.
( ) Os testes mais comumente utilizados são potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATE) e de processamento auditivo central.
( ) PEATE pesquisa o microfonismo coclear.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo




Questão 5

Em relação a linguagem e suas linhas de desenvolvimento, assinale a alternativa incorreta.




Questão 6

Diversas alterações laríngeas podem ser associadas à presença de refluxo gastroesofágico e impactar a qualidade vocal do indíviduo. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)

( ) Os granulomas laríngeos geralmente ocorrem em região posterior da glote, uni ou bilaterais, assintomáticos ou sintomáticos, podendo apresentar sintomas como dor, sensação de corpo estranho e rouquidão. Nas doenças do refluxo gastroesofágico comprovadas, com manifestações laringofaríngeas, o granuloma contralateral de prega vocal e a úlcera de contato são alterações patológicas laríngeas mais evidentes.
( ) Durante o tratamento dos granulomas por refluxo, tem sido sugerido terapia medicamentosa agressiva e não é recomendado terapia fonoaudiológica associada.
( ) O laringoespasmo é caracterizado por uma abrupta hiperadução das pregas, em geral associado a um estridor respiratório. Pode ocorrer sem nenhum sinal de aviso ou disparado pós exercícios físicos ou ainda concomitante a um episódio evidente de refluxo gastroesofágico.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 7

Processamento auditivo central é o que o cérebro faz desde a detecção do som pelo sistema auditivo periférico até sua compreensão cortical. Para compreensão de tantos aspectos do comportamento auditivo de um indivíduo, sua avaliação tem por objetivo verificar como se encontram os mecanismos fisiológicos e habilidades auditivas. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Figura- fundo é a habilidade de integrar dois estímulos diferentes apresentados no mesmo momento em orelhas diferentes.
( ) Localização da fonte sonora, figura-fundo, fechamento auditivo, integração binaural separação bineural, ordenação temporal, resolução temporal e interação binaural são competências auditivas que possibilitam a compreensão do funcionamento cerebral em seu envolvimento com o estímulo sonoro.
( ) A avaliação do comportamento auditivo do indivíduo tem por objetivo verificar como se encontram os mecanismos psíquicos e habilidades auditivas.
( ) Ao analisar o som, seja ele verbal ou não verbal, e dar um significado ao que ouviu, o cérebro necessita de informações referentes a quatro qualidades: pitch, duração, loudness e timbre.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 8

Atualmente, a intervenção fonoaudiológica na unidade de terapia intensiva (UTI) tem recebido grande atenção. A gravidade das condições clínicas do paciente na UTI suscita questões sobre o momento apropriado para a realização de tal intervenção. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Cada vez mais se preconiza que a identificação da alteração da deglutição (disfagia orofaríngea) deve ser realizada e tratada o mais precocemente possível, evitando complicações respiratórias e garantindo o sucesso terapêutico.
( ) A realização da avaliação clínica fonoaudiológica auxilia na redução dos efeitos negativos da restrição alimentar por um período prolongado, como atrofia muscular, diminuição da sensibilidade das estruturas orofaríngeas e riscos advindos do uso de via alternativa de alimentação e de broncoaspiração.
( ) No caso da disfagia, a reabilitação fonoaudiológica pode ser realizada na presença de traqueostomia e é contra-indicada na ventilação mecânica.
( ) O retorno precoce da habilidade de deglutir, mesmo que em pequeno volume, pode ser um resgate importante da saúde e do bem -estar físico e psicossocial dos pacientes internados nesse ambiente.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 9

Em âmbito hospitalar, a avaliação fonoaudiologica à beiro do leito é fundamental e deve considerar aspectos específicos, tais como condições clínicas e hemodinâmicas do paciente. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo referentes aos três objetivos principais do atendimento fonoaudiológico a pacientes graves:

I. Verificar se o paciente apresenta condições de proteção apenas das vias aéreas superiores.
II. Verificar a existência de disfagia, visando à prevenção de pneumonias aspirativas.
III. Verificar a possibilidade de reintrodução da alimentação por via oral de modo seguro.

Assinale a alternativa correta.




Questão 10

O sistema auditivo é, potencialmente, um componente-chave no desenvolvimento e na manutenção da qualidade vocal, como por exemplo, pessoas conversando em um restaurante lotado e com música ambiente. Essa relação é conhecida, ainda que parcialmente, há tempos. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo:

I. A importância do sistema auditivo para o controle motor da fala envolve dois tipos de processos: feedback e feedforward. O controle de feedback permite a correção na fonação utilizando a informação sensorial adquirida enquanto a tarefa está em progresso, e o feedforward, com base em modelos internos do indivíduo, controla a emissão sem precisar da retroalimentação auditiva constante.
II. Estudos direcionados à investigação da relação entre voz e percepção auditiva sugerem que a disfonia pode estar relacionada a alterações no processamento auditivo em adultos, crianças, adolescentes e idosos.
III. Quanto maior a exposição do cérebro a um estímulo, mais dificilmente esse estímulo passa a ser identificado e reconhecido.

Assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta