Simulado de concurso para Fonoaudiólogo

Simulado elaborado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para candidatos se prepararem para provas ao cargo de Fonoaudiólogo, de nível superior.

Questão 1

A dislexia adquirida é um distúrbio decorrente da lesão cerebral que provoca perda ou falha na capacidade de leitura do paciente. Analise as afirmativas abaixo:

I. As dislexias adquiridas podem ser divididas em periféricas e centrais. Sendo consideradas periféricas a alexia pura e a dislexia por negligência e as centrais, a dislexia fonológica, dislexia profunda, dislexia profunda, dislexia semântica e a dislexia de superfície.
II. A negligência é um distúrbio atencional, no qual o paciente apresenta dificuldades em responder a um estímulo contralateral à lesão cerebral, sendo assim, quando acometido o lado esquerdo, apresentará leitura apenas da metade direita de um texto e ao terminar uma linha, passagem para o meio da que se segue.
III. É frequente a ocorrência de dislexias centrais com afasias, sugerindo lesões nas áreas da linguagem do hemisfério esquerdo, tanto corticais como subcorticais, podem causar um distúrbio de leitura.

Assinale a alternativa correta.




Questão 2

Mudanças de temperatura podem afetar o trato respiratório, favorecendo inflamações e infecções que impedem a livre função vocal, sendo assim assinale a alternativa correta.




Questão 3

Processamento auditivo central é o que o cérebro faz desde a detecção do som pelo sistema auditivo periférico até sua compreensão cortical. Para compreensão de tantos aspectos do comportamento auditivo de um indivíduo, sua avaliação tem por objetivo verificar como se encontram os mecanismos fisiológicos e habilidades auditivas. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Figura- fundo é a habilidade de integrar dois estímulos diferentes apresentados no mesmo momento em orelhas diferentes.
( ) Localização da fonte sonora, figura-fundo, fechamento auditivo, integração binaural separação bineural, ordenação temporal, resolução temporal e interação binaural são competências auditivas que possibilitam a compreensão do funcionamento cerebral em seu envolvimento com o estímulo sonoro.
( ) A avaliação do comportamento auditivo do indivíduo tem por objetivo verificar como se encontram os mecanismos psíquicos e habilidades auditivas.
( ) Ao analisar o som, seja ele verbal ou não verbal, e dar um significado ao que ouviu, o cérebro necessita de informações referentes a quatro qualidades: pitch, duração, loudness e timbre.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 4

Sobre o desenvolvimento normal das funções estomatognáticas, assinale a alternativa incorreta.




Questão 5

Atualmente, a intervenção fonoaudiológica na unidade de terapia intensiva (UTI) tem recebido grande atenção. A gravidade das condições clínicas do paciente na UTI suscita questões sobre o momento apropriado para a realização de tal intervenção. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Cada vez mais se preconiza que a identificação da alteração da deglutição (disfagia orofaríngea) deve ser realizada e tratada o mais precocemente possível, evitando complicações respiratórias e garantindo o sucesso terapêutico.
( ) A realização da avaliação clínica fonoaudiológica auxilia na redução dos efeitos negativos da restrição alimentar por um período prolongado, como atrofia muscular, diminuição da sensibilidade das estruturas orofaríngeas e riscos advindos do uso de via alternativa de alimentação e de broncoaspiração.
( ) No caso da disfagia, a reabilitação fonoaudiológica pode ser realizada na presença de traqueostomia e é contra-indicada na ventilação mecânica.
( ) O retorno precoce da habilidade de deglutir, mesmo que em pequeno volume, pode ser um resgate importante da saúde e do bem -estar físico e psicossocial dos pacientes internados nesse ambiente.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 6

Para desenvolver a funcionalidade na alimentação, o ser humano depende de algumas condições, entre elas o desenvolvimento de suas habilidades motoras orais cujo desempenho encontra-se em íntima relação com a estrutura anatômica da cavidade bucal. Pensar na deglutição de neonatos remete à reflexão de uma condição crucial desta populaomo, que p a total ³dependrncia´ como determinante de seu funcionamento. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo:

I. A sucção de um recém – nascido (RN) sofrerá a influência de seu peso e também de sua maturidade. Com 28 semanas, o RN já apresenta os componentes da sucção e deglutição. Entretanto, a coordenação entre sucção, deglutição e respiração (SDR) só começa a ser possível ao redor da 35ª semana após o nascimento.
II. A fase faríngea é uma fase voluntária, com formação de um êmbolo lingual capaz de pressionar o bolo para trás. Existem evidências que comprovam que em bebês prematuros, é comum haver o escape do alimento pela rinofaringe, fato que é justificado pela própria imaturidade das estruturas.
III. As dificuldades de alimentação presentes nos recém -nascidos pré-termo resultam muito mais da dificuldade de coordenar a respiração com a deglutição do que em coordenar sucção com deglutição.

Assinale a alternativa correta.




Questão 7

Alteração do frênulo lingual ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter sofrido apoptose durante o desenvolvimento embrionário, permanece na face inferior da língua, restringindo seus movimentos. No Brasil, a lei nº 13.002, sancionada pela Presidência da República em 2014, determinou a obrigatoriedade da aplicação do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês - "Teste da Linguinha" em todos os recém-nascidos nas maternidades do Brasil. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)

( ) Os índices de 100% de sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo e negativo da Triagem Neonatal do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês evidenciaram que a mesma pode ser utilizada para diagnosticar efetivamente sujeitos com e sem alteração do frênulo lingual.
( ) A padronização da avaliação para o diagnóstico da limitação dos movimentos da língua causada pelo frênulo lingual tem se mostrado de suma importância, pois fornece parâmetros para a avaliação e os processos de intervenção.
( ) A frenotomia é um procedimento simples, seguro, rápido e eficaz, que facilita significativamente a amamentação, e propicia alívio imediato da dor nos mamilos referida pelas mães.
( ) Na Triagem Neonatal – “Teste da Linguinha”, realizada nas primeiras 48 horas após o nascimento, é aplicada uma avaliação completa anatomofuncional e da deglutição.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 8

Higiene é um termo amplo, relacionado com os procedimentos necessários à conservação da saúde. Higiene vocal consiste em normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)

( ) Estar em ambiente com poeira, ter nariz entupido e falar sem pausas provocam impacto negativo na voz.
( ) A prática de falar durante os exercícios físicos auxiliam a aumentar o condicionamento e resistência vocal, favorecendo assim um melhor uso e rendimento da voz.
( ) Pigarro persistente e muco viscoso são sinais de hidratação insuficiente.
( ) Hábitos alimentares saudáveis favorecem uma melhor qualidade de vida, porém o consumo de carboidratos, proteínas e fibras não são relevantes para o uso contínuo da voz.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 9

Em relação a linguagem e suas linhas de desenvolvimento, assinale a alternativa incorreta.




Questão 10

A laringe é composta por músculos intrínsecos e extrínsecos. Assinale a alternativa correta que representa os principais músculos intrínsecos da laringe.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta