Simulado de concurso para Fisioterapeuta

Simulado com questões especificas ao cargo de Fisioterapeuta, tiradas de Prova Objetiva realizada em concurso público para a função, de nível superior. Organizadora: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

A respeito da fisiopatologia das doenças dos nervos e músculos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Síndrome de Guillain-Barré é uma polirradiculoneuropatia aguda, de natureza autoimune; caracteriza-se por paralisia flácida e distúrbio sensorial por bloqueio da condução.
( ) Distrofia Muscular de Duchenne é um distúrbio neuromuscular caracterizado por fraqueza e fatigabilidade dos músculos esqueléticos, decorrentes de uma redução do número de receptores de acetilcolina nas junções neuromusculares por ataque autoimune.
( ) Miastenia Gravis caracteriza-se por fraqueza muscular, contratura do tendão de Aquiles e dos ligamentos iliotibiais, com perda progressiva da força muscular com predileção pelos músculos proximais dos membros.
( ) Charcot-Marie-Tooth afeta nervos motores e sensoriais, caracterizado por fraqueza e atrofia musculares distais, diminuição da sensibilidade e reflexos tendíneos hipoativos ou ausentes, é uma doença autossômica ligada ao X.

Assinale a sequência correta.

Questão 2

O Fisioterapeuta recebe em sua clínica um paciente com paralisia facial. Na avaliação, percebe dificuldade para enrugar a testa, franzir os supercílios, fechar as pálpebras, abrir a boca, assobiar e inflar a boca. O olho mantém-se aberto com ausência do ato de piscar. O quadro clínico é característico da lesão do nervo

Questão 3

O ombro é uma articulação bastante complexa e a mais móvel de todo o corpo humano, entretanto, é considerada pouco estável por sua anatomia articular. Leia atentamente e assinale a alternativa incorreta.

Questão 4

Em relação a absorção do ultra som a nível molecular, qual a estrutura que tem maior capacidade de absorção:

Questão 5

De acordo com a classificação de insuficiência cardíaca pela New York Heart Association (NYHA). Como se classifica a IC na classe funcional III.

Questão 6

A cirurgia de revascularização do miocárdio tem demonstrado prolongar e melhorar a qualidade de vida dos portadores de insuficiência coronariana. É realizada por esternotomia mediana com ou sem circulação extracorpórea, utilizando enxertos venosos ou arteriais, podendo ser realizada por minitoracotomia. Em relação às complicações do pós-operatório de cirurgia cardíaca, analise as afirmativas.
I - As alterações na mecânica da caixa torácica levam à diminuição do volume expiratório forçado no primeiro segundo, da capacidade residual funcional, da força inspiratória, e aumento do consumo de O2.
II - A SARA pode estar presente, porém não está relacionada à Circulação Extra Corpórea (CEC) nem a reação à administração de produtos sanguíneos.
III - O broncoespasmo pode ser precipitado por sobrecarga hídrica, reação a medicamentos, transfusão sanguínea e uso de betabloqueadores.
IV - A lesão do nervo frênico e a paralisia diafragmática podem estar relacionadas à anestesia geral.
Estão corretas as afirmativas

Questão 7

Em relação a fisiologia cardíaca:

Questão 8

Sobre o uso do ultrassom e seus mecanismos de ação tecidual, analise as afirmativas.
I - Para se evitar a produção de ondas estacionárias, o Fisioterapeuta deve mover continuamente o cabeçote durante o tratamento.
II - A vantagem de realizar o tratamento com a área lesada e o cabeçote submersos na água é que o cabeçote não precisa ser mantido em movimento.
III - Em condições agudas, a intensidade usada não deve ultrapassar 0,5 W/cm2 e, para condições crônicas, os níveis não devem ultrapassar 1 W/cm2.
Está correto o que se afirma em

Questão 9

Considere os seguintes sinais radiológicos observados em uma radiografia de tórax ortostática:
I - Obliteração do seio costofrênico
II - Sinal do Menisco
III - Deslocamento ipsilateral das estruturas mediastinais
São sinais radiológicos encontrados no Derrame Pleural:

Questão 10

A artrite reumatoide (AR) é uma doença multissistêmica crônica de causa desconhecida. Embora haja uma
variedade de manifestações sistêmicas, a característica típica é uma sinovite inflamatória persistente. Sobre
AR, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sinais e sintomas geralmente acometem as articulações proximais em uma distribuição assimétrica.
( ) Potencial inflamatório sinovial causa destruição da cartilagem e erosões ósseas.
( ) Lesões microvasculares e o aumento do número de células de revestimento constituem o início da sinovite.
( ) Tumefação, hipersensibilidade e dor que não piora ao movimento, com ausência de rigidez articular são as manifestações mais comuns.
Assinale a sequência correta.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta