Simulado de concurso para Fiscal Sanitário

Prepare-se para Provas Objetivas de concurso público para o cargo de Fiscal Sanitário, que exige ensino médio. Simulado com questões especificas de provas das organizadoras: CETREDE, Crescer Consultorias e outras.

Questão 1

Os resíduos dos serviços de saúde são classificados, de acordo com as suas características, em grupos A, B, C, D e E. O grupo A é composto pelos resíduos com possível presença de agentes biológicos, que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de resíduo classificado como sendo do grupo A.

Questão 2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz a gestão de todo o serviço de vigilância sanitária em nível federal. A palavra gestão significa mais que gerência e administração dos serviços de saúde, pois é da competência do gestor dar as diretrizes do órgão que ele dirige. Assim, o gestor formula, executa, supervisiona, controla e pode rever as políticas de saúde. De acordo com a afirmação, marque a alternativa CORRETA.

Questão 3

Um fiscal sanitário em visita a um restaurante japonês, após denúncia, encontrou no local más condições de higiene, armazenamento de peixes em temperatura inadequada oferecendo grande risco à população por causa da proliferação bacteriana. Neste caso, a penalidade CORRETA é:

Questão 4

Fazem parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS:

Questão 5

Sobre a infraestrutura dos serviços de saúde, assinale a alternativa incorreta.

Questão 6

A vacina estimula o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. A vacina que apresenta uma doença febril aguda, potencialmente grave, causada por um vírus da família dos Flavivírus, constituída de vírus vivo atenuado, que apresenta eficácia acima de 95% e a proteção persiste por 10 anos ou mais aplicada em dose única de 0,5ml subcutânea onde o Ministério da saúde recomenda a revacinação a cada dez anos combate a doença:

Questão 7

O ato pelo qual a autoridade sanitária manifesta sua aprovação ao funcionamento de estabelecimentos de natureza física, consultórios de qualquer especialidade, das diversas áreas de saúde, é pessoal e intransferível, sendo concedido quando do início das atividades dos mesmos, não importando em revalidação anual é o:

Questão 8

Leia as afirmativas a seguir sobre o que é endemias e marque a opção CORRETA.

Questão 9

Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.

1ª coluna:
1-Termo de intimação.
2- Termo de interdição.
3- Auto de infração.

2ª coluna:
( ) O documento através do qual a autoridade sanitária comunica ao responsável a imposição de determinada medida ou exigência de alguma providência específica de interesse da saúde pública.
( ) Documento que possui série e número, é timbrado com brasão do município e da secretaria de saúde a que está ligado, geralmente lavrado em três vias e assinado pela autoridade sanitária e pelo responsável pelo estabelecimento autuado.
( ) É o documento que deve ser emitido sempre que o produto ou equipamento apresentar ou oferecer risco iminente à saúde e infringir as normas sanitárias.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

Questão 10

“O drama de Betinho, em 5 de julho de 1997. O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é internado, num hospital do Rio de Janeiro, com infecção geral. 25 dias de internação e ele pede para voltar para casa, onde falece no dia 9 de agosto. Betinho contraiu o vírus da Aids numa das tantas transfusões de sangue a que se submeteu. O sangue estava contaminado. Hemofílicos têm um defeito genético na coagulação do sangue e precisam de transfusões de sangue rotineiramente. Betinho tornou-se um símbolo de cidadania e resistência. Calmo, sereno, de humor vivo, ele perdeu dois irmãos (Henfil e César Mário) num período de três meses. Mas não sucumbiu. Foi uma das mais importantes personalidades do nosso tempo. A morte de Betinho e de tantos hemofílicos é um dos indicativos da necessidade e urgência do controle da qualidade do sangue no Brasil.” (Cartilha Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa). São muitos os riscos que devem ser controlados pela Vigilância Sanitária. Sobre esses riscos, relacione a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Riscos ambientais.
II. Riscos ocupacionais.
III. Riscos sociais.
IV. Riscos iatrogênicos.
V. Riscos institucionais.

COLUNA B

( ) Água (consumo e mananciais hídricos), esgoto, lixo (doméstico, industrial, hospitalar), vetores e transmissores de doenças (mosquitos, barbeiro,) poluição do ar, do solo e de recursos hídricos, transporte de produtos perigosos etc.
( ) Transporte, alimentos, substâncias psicoativas, violências, grupos vulneráveis e necessidades básicas insatisfeitas.
( ) Processo de produção, substâncias, intensidades, carga horária, ritmo e ambiente de trabalho.
( ) Creches, escolas, clubes, hotéis, motéis, portos, aeroportos, fronteiras, estações ferroviárias e rodoviárias, salão de beleza, saunas etc.
( ) Decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde, medicamentos, infecção hospitalar, sangue e hemoderivados, radiações ionizantes, tecnologias médico sanitárias, procedimentos e serviços de saúde.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta