Simulado de concurso para Fiscal Ambiental

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o posto de Fiscal Ambiental, que exige ensino médio. Organizadoras: IPEFAE, CONSULPLAN, FEPESE e outras.

Questão 1

Analise as afirmativas:

I. Classicamente, a Topografia é dividida em Topometria e Topologia.
II. A Topologia tem por objetivo o estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado.
III. A Topometria estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos.
IV. A Topografia pode ser dividida em planimetria e altimetria.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):




Questão 2

“Estágio de equilíbrio alcançado por uma série, comunidade, espécie, da fauna ou da flora em um dado ambiente.”

A afirmativa trata-se de:




Questão 3

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Licitação é o procedimento administrativo formal em que a Administração Pública convoca, mediante condições estabelecidas em ato próprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentação de propostas para o oferecimento de bens e serviços.
( ) A licitação objetiva garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, de maneira a assegurar oportunidade igual a todos os interessados e possibilitar o comparecimento ao certame do menor número possível de concorrentes.
( ) A Lei nº. 8666, de 1993, ao regulamentar o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, estabeleceu normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
( ) De acordo com a Lei nº. 8666, de 1993, a celebração de contratos com terceiros na Administração Pública deve ser necessariamente precedida de licitação, ressalvadas as hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação.
( ) Estão sujeitos a regra de licitar, prevista na Lei nº. 8666, de 1993, além dos órgãos integrantes da Administração Direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades da economia mista e demais entidades controladas direta e indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A sequência está correta em:




Questão 4

“Unidade natural que compreende o conjunto das interações estabelecidas entre os seres vivos de uma comunidade, entre si e com o ambiente em que vivem.”

A afirmativa trata-se de:




Questão 5

A lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece no inciso XVI do Artigo 3º o que são considerados resíduos sólidos. Assinale a alternativa cujo resíduo a lei citada NÃO se aplica.




Questão 6

Analise as afirmativas:

I. Lixo é, basicamente todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas como folhas, galhos de árvores, terra e areia espalhados pelo vento etc.
II. A origem é o principal elemento para a caracterização dos resíduos sólidos.
III. A composição gravimétrica traduz o percentual de cada componente em relação ao peso parcial do lixo.
IV. A compressividade, também conhecida como grau de compactação, indica a redução de volume que uma massa de lixo pode sofrer, quando submetida a uma pressão determinada.

Estão corretas apenas as afirmativas:




Questão 7

Analise as afirmativas:

I. O Licenciamento Ambiental é a base estrutural do tratamento das questões ambientais pela empresa. A licença possui uma lista de restrições ambientais que devem ser seguidas pela empresa.
II. Com a Lei Federal nº. 6938/81, o Licenciamento Ambiental tornou-se obrigatório em todo o território nacional e as atividades efetiva ou potencialmente poluidoras não podem funcionar sem o devido licenciamento.
III. O mercado cada vez mais exige empresas licenciadas e que cumpram a legislação ambiental. Além disso, os órgãos de financiamento e de incentivos governamentais, como o BNDS, condicionam a aprovação dos projetos à apresentação da Licença Ambiental.
IV. Empresas que funcionam sem a Licença Ambiental estão sujeitas às sanções previstas em lei, incluindo as punições relacionadas no Código Florestal, instituído em 1998: advertências, multas, embargos, paralisação temporária ou definitiva das atividades.

Estão corretas apenas as afirmativas:




Questão 8

A lei nº 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC e estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação. A referida lei apresenta os seguintes termos e definições:

I - preservação: conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.
II - uso sustentável: sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis.
III - uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais.
IV - uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais.
V - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.

Conforme a lei nº 9.985/2000, estão corretas apenas as definições:




Questão 9

Altas concentrações de nitrogênio e fósforo nos corpos d’água causam a eutrofização que, devido ao grande aporte de nutrientes, resulta no crescimento excessivo de algas. Além disso, o excesso de nitrogênio amoniacal também pode prejudicar a eficiência da desinfecção em sistemas de tratamento de água de abastecimento, o que eleva os custos operacionais de tratamento. Qual é a principal fonte de poluição por nitrogênio?




Questão 10

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A NBR 9935 (ABNT, 1987) define agregado como o material granular pétreo, sem forma ou volume definido, a maioria das vezes quimicamente inerte, obtido por fragmentação natural ou artificial, com dimensões e propriedades adequadas a serem empregadas em obras de engenharia.
( ) Os agregados são produzidos a partir de britagem de maciços rochosos (pedra britada, pó de pedra) ou da exploração de ocorrências de material particulado natural (areia, seixo rolado ou pedregulho).
( ) A principal aplicação dos agregados é na fabricação de concretos e argamassas onde, em conjunto com um aglomerante (pasta de cimento portland / água), constituem uma rocha artificial, com diversas utilidades em engenharia de construção, cuja principal aplicação é compor os diversos elementos estruturais de concreto armado (lajes, vigas, pilares, sapatas etc).
( ) A principal aplicação dos agregados, seja a areia ou a pedra, na fabricação do concreto é de natureza econômica, tendo em vista tratar-se de materiais de baixo custo unitário, inferior ao do cimento.

A sequência está correta em:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta