Simulado de concurso para Fiscal Ambiental

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o posto de Fiscal Ambiental, que exige ensino médio. Organizadoras: IPEFAE, CONSULPLAN, FEPESE e outras.

Questão 1

A Contabilidade Pública encontra-se embasada na Lei nº. 4320/64 e tem como funções:

I. Registrar a previsão da receita e a fixação da despesa relativas ao orçamento aprovado para o exercício.
II. Escriturar a execução orçamentária da receita e da despesa.
III. Confrontar a previsão das receitas com a realização das despesas.
IV. Aprovar as operações de crédito, a dívida ativa, os créditos e as obrigações.
V. Revelar as variações patrimoniais e mostrar o valor do patrimônio.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):




Questão 2

Analise as afirmativas:

I. Classicamente, a Topografia é dividida em Topometria e Topologia.
II. A Topologia tem por objetivo o estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado.
III. A Topometria estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos.
IV. A Topografia pode ser dividida em planimetria e altimetria.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):




Questão 3

“Qualquer massa individualizada, de substância mineral ou fóssil, de valor econômico, que aflora ou existe no interior da terra.”

A afirmativa trata-se de:




Questão 4

Com relação à licitação, é correto afirmar que:




Questão 5

Altas concentrações de nitrogênio e fósforo nos corpos d’água causam a eutrofização que, devido ao grande aporte de nutrientes, resulta no crescimento excessivo de algas. Além disso, o excesso de nitrogênio amoniacal também pode prejudicar a eficiência da desinfecção em sistemas de tratamento de água de abastecimento, o que eleva os custos operacionais de tratamento. Qual é a principal fonte de poluição por nitrogênio?




Questão 6

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A NBR 9935 (ABNT, 1987) define agregado como o material granular pétreo, sem forma ou volume definido, a maioria das vezes quimicamente inerte, obtido por fragmentação natural ou artificial, com dimensões e propriedades adequadas a serem empregadas em obras de engenharia.
( ) Os agregados são produzidos a partir de britagem de maciços rochosos (pedra britada, pó de pedra) ou da exploração de ocorrências de material particulado natural (areia, seixo rolado ou pedregulho).
( ) A principal aplicação dos agregados é na fabricação de concretos e argamassas onde, em conjunto com um aglomerante (pasta de cimento portland / água), constituem uma rocha artificial, com diversas utilidades em engenharia de construção, cuja principal aplicação é compor os diversos elementos estruturais de concreto armado (lajes, vigas, pilares, sapatas etc).
( ) A principal aplicação dos agregados, seja a areia ou a pedra, na fabricação do concreto é de natureza econômica, tendo em vista tratar-se de materiais de baixo custo unitário, inferior ao do cimento.

A sequência está correta em:




Questão 7

Conforme dispõe a Lei Orgânica de Congonhas, a atividade de administração pública do Poder Público do município, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, motivação e razoabilidade. A moralidade e a razoabilidade serão apuradas com a seguinte finalidade:




Questão 8

A lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece no inciso XVI do Artigo 3º o que são considerados resíduos sólidos. Assinale a alternativa cujo resíduo a lei citada NÃO se aplica.




Questão 9

Os investimentos em saneamento aumentam a qualidade e expectativa de vida, ao mesmo tempo que diminuem os valores gastos com medicamentos, internações e tratamentos de saúde. A exemplo disso, observa-se que a ampliação do acesso à coleta de esgoto reduz a ocorrência de doenças de veiculação hídrica, como:




Questão 10

Relacione as colunas a seguir:

1. Sapropel.
2. Água lêntica.
3. Limnologia.
4. Água lótica.
5. Água mole.

( ) Ciência voltada ao estudo das condições físicas, químicas, biológicas e meteorológicas dos corpos de água doce, principalmente os lagos e lagoas.
( ) Lama fétida proveniente da acumulação de restos orgânicos no fundo de bacias hidrográficas, lagoas, lagos, estuários e até mesmo nas bordas dos oceanos.
( ) Denominação genérica para indicar toda água parada, como a dos lagos.
( ) Denominação utilizada para as águas correntes, como a dos rios.
( ) Água doce que apresenta baixas concentrações de sais alcalinos-terrosos (Ca, Mg), isto é, poucas dezenas de miligramas por litro − mg/l.

A sequência está correta em:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta