Simulado de concurso para Farmacêutico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Farmacêutico, que exige ensino superior. Organizadoras: VUNESP, Nosso Rumo, INAZ do Pará e outras.

Questão 1

As NPT (nutrição parenteral total) devem ser manipuladas com cuidados especiais, em salas com fluxo laminar e antessalas especialmente preparadas, que apresentem graus de limpeza padronizados. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a sala ou antessala com seu devido grau de limpeza.




Questão 2

Fator de equivalência é o fator utilizado para calcular a massa de um sal, éster ou substância hidratada a ser pesada, quando a dose for expressa na forma livre (base), anidra, ou ainda em outro sal ou éster de referência. O fator de correção é o fator utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor de princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Sabendo que o peso molecular do sulfato de salbutamol é 576,71g (gramas) e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 2,409.
( ) Sabendo que o equivalente-grama do sulfato de salbutamol é 288,35g (gramas)e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 1,20.
( ) Para uma prescrição de betacaroteno 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia uma matéria prima de betacaroteno 11%, devemos considerar um fator de correção de 9,09.
( ) Para uma prescrição de magnésio 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia magnésio aspartato cujo teor é de 9,8%, cada cápsula deverá conter 102 mg (miligrama) deste aspartato magnésio para atender a prescrição.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 3

O captopril, droga muito usada na hipertensão, é um vasodilatador que age




Questão 4

“Aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca”, corresponde a definição de:




Questão 5

A quantidade e a periodicidade da compra de determinado medicamento pode ser calculada com base em qual indicador?




Questão 6

Existem reações que causam um efeito qualitativamente diferente e, em geral, nocivo do fármaco, às vezes, fatal. Para uma pequena proporção de indivíduos, sendo que fatores genéticos ou imunológicos podem ser responsáveis. Com base nesse assunto, analise as reações associadas aos exemplos nas afirmativas abaixo.

I. Reações idiossincráticas, como por exemplo, o cloranfenicol que causa anemia aplástica em aproximadamente um paciente em 50.000 (cinquenta mil).
II. Reações adversas, como por exemplo as estatinas que podem causar mialgia e distúrbios gastrintestinais.
III.Reações idiossincráticas, como por exemplo a hipertermia maligna, uma reação metabólica à fármacos, incluindo vários anestésicos inalatórios e fármacos antipsicóticos.
IV. Efeito colateral, como por exemplo a toxicidade causada pelo paracetamol.

Assinale a alternativa correta.




Questão 7

São dados laboratoriais obtidos em amostras de pessoas com hipotireoidismo: _____ aumentado(a) e _____ reduzido(a) no sangue. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.




Questão 8

No gerenciamento de materiais em unidades hospitalares, a classificação é uma estratégia que ajuda a controlar os gastos sem perder a qualidade do serviço de saúde prestado. A análise XYZ ou de criticidade permite segmentar os itens com base no impacto resultante da falta, reposição e gerenciamento. Assinale a alternativa correta sobre o sistema XYZ.




Questão 9

Os benzodiazepínicos, quando administrados em altas doses como adjuvantes de anestésicos gerais, podem contribuir para uma depressão respiratória pós-anestésica persistente. Qual dos seguintes medicamentos pode ser utilizado para reverter a ação depressora dos benzodiazepínicos?




Questão 10

Entre as medidas que devem ser consideradas para a prevenção de infecções hospitalares, cabe ao farmacêutico colaborar, nas devidas comissões, com a elaboração de estratégias para a racionalização do uso de antimicrobianos. Assinale a alternativa que contém uma medida que colabora para a racionalização do uso de antimicrobianos.




Tempo de simulado:

4 comentários

  1. JOSÉ LUCIANO DO CARMO
    Muito bom! Vou estudar mais! Parabéns aos criadores deste site.
  2. Letícia
    #QT-4190 erro nessa! eu acertei e dá como se estivesse errada!
  3. Aldrey Rose
    #QT-6810 Tireoidite de Hashimoto: anticorpos contra TPO (tireoperoxidase, enzima que participa na síntese de hormônios tireoidianos) -> diminuição de T4 (tiroxina) -> hipófise entende que não tem hormônio suficiente -> elevação de TSH p/ compensar. POR Thaís Vasconcelos

Deixe uma resposta