Simulado de concurso para Farmacêutico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Farmacêutico, que exige ensino superior. Organizadoras: VUNESP, Nosso Rumo, INAZ do Pará e outras.

Questão 1

Em um hospital, a distribuição de medicamentos em dose individual unitária e unidose se dá pelos seguintes motivos, EXCETO:




Questão 2

O sistema de dispensação de medicamentos que permite maior contato do farmacêutico com a prescrição e com toda a equipe multiprofissional, bem como melhor controle da farmácia no que se refere ao uso de medicamentos, mas que exige, pelo menos para implantação, um investimento financeiro em infraestrutura e equipamentos de acordo com as legislações específicas, além de uma adequação no quadro de colaboradores da farmácia, para atender as necessidades das atividades a serem implantadas, é o sistema




Questão 3

A respeito de bioequivalência e biodisponibilidade, analise os itens abaixo.

I. A bioequivalência consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, porém com composição quantitativa diferenciada de princípios ativos e sem comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.
II. A biodisponibilidade indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

É correto o que se afirma em




Questão 4

A RDC no 14 de 2007, da ANVISA, determina quais os produtos antimicrobianos saneantes e desinfetantes que podem ser usados em áreas críticas e semicríticas. De acordo com essa norma, em lactários, só poderão ser utilizados, na desinfecção de utensílios que entrem em contato com a cavidade oral de recém-nascidos e bebês,




Questão 5

O captopril, droga muito usada na hipertensão, é um vasodilatador que age




Questão 6

Assinale a alternativa correta acerca da dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial.




Questão 7

A ciprofloxacina tem sua eficácia reduzida quando administrada concomitantemente com este medicamento, visto que o mecanismo de ação reduz a absorção devido à quelação. Este medicamento corresponde ao(à)




Questão 8

No gerenciamento de materiais em unidades hospitalares, a classificação é uma estratégia que ajuda a controlar os gastos sem perder a qualidade do serviço de saúde prestado. A análise XYZ ou de criticidade permite segmentar os itens com base no impacto resultante da falta, reposição e gerenciamento. Assinale a alternativa correta sobre o sistema XYZ.




Questão 9

Assinale a alternativa correta em relação às Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.




Questão 10

No que tange à absorção, distribuição e eliminação de drogas, é correto afirmar que




Tempo de simulado:

3 comentários

  1. JOSÉ LUCIANO DO CARMO
    Muito bom! Vou estudar mais! Parabéns aos criadores deste site.
  2. Letícia
    #QT-4190 erro nessa! eu acertei e dá como se estivesse errada!

Deixe uma resposta