Simulado de concurso para Farmacêutico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Farmacêutico, que exige ensino superior. Organizadoras: VUNESP, Nosso Rumo, INAZ do Pará e outras.

Questão 1

O captopril, droga muito usada na hipertensão, é um vasodilatador que age

Questão 2

As NPT (nutrição parenteral total) devem ser manipuladas com cuidados especiais, em salas com fluxo laminar e antessalas especialmente preparadas, que apresentem graus de limpeza padronizados. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a sala ou antessala com seu devido grau de limpeza.

Questão 3

A promoção do uso racional de medicamentos, uma das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, envolve quais medidas?

Questão 4

As cefalosporinas assemelham-se às penicilinas, porém são mais estáveis em relação a muitas β-lactamases bacterianas e, portanto, exibem um espectro de atividade mais amplo. É uma cefalosporina de primeira geração:

Questão 5

Considerando os eventos adversos da lidocaína verificados com o aumento da dose, assinale a alternativa incorreta.

Questão 6

A hipodermóclise é uma técnica antiga de administração de medicamentos, que apresenta diversos cuidados, vantagens e indicações, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Esta via de administração de medicamentos é indicada para pessoas com impossibilidade de acesso venoso. Contudo, é contraindicada para pessoas com anasarca grave.
( ) Metoclopromida e furosemida são medicamentos incompatíveis para infusão. Logo, recomenda-se a administração em sítios de punção distintos e distantes uns dos outros.
( ) O intervalo entre as aplicações de morfina deve ser reduzido em pessoas com insuficiência renal ou hepática.
( ) Uma vantagem de utilização desta via trata-se do baixo risco de hiponatremia e hipervolemia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

Os estudos farmacoepidemiológicos podem envolver dados coletados de forma prospectiva (dados primários) e dados já coletados para algum outro propósito (dados secundários). Assinale a alternativa que descreve, corretamente, uma vantagem do uso dos dados primários.

Questão 8

“Aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca”, corresponde a definição de:

Questão 9

As vitaminas são essenciais para garantir o funcionamento adequado do nosso organismo, podendo ser classificadas em vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. Um exemplo de vitamina lipossolúvel é o/a _____. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Questão 10

Em um hospital, a distribuição de medicamentos em dose individual unitária e unidose se dá pelos seguintes motivos, EXCETO:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

4 comentários

  1. JOSÉ LUCIANO DO CARMO
    Muito bom! Vou estudar mais! Parabéns aos criadores deste site.
  2. Letícia
    #QT-4190 erro nessa! eu acertei e dá como se estivesse errada!
  3. Aldrey Rose
    #QT-6810 Tireoidite de Hashimoto: anticorpos contra TPO (tireoperoxidase, enzima que participa na síntese de hormônios tireoidianos) -> diminuição de T4 (tiroxina) -> hipófise entende que não tem hormônio suficiente -> elevação de TSH p/ compensar. POR Thaís Vasconcelos

Deixe uma resposta