Simulado de concurso para Engenheiro Mecânico

Para aprofundar seus conhecimentos na área de Engenharia Mecânica, preparamos esse simulado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para o cargo de Engenheiro Mecânico, o qual exige nível superior.

Questão 1

Durante a etapa de seleção dos materiais em um projeto, o engenheiro deve conhecer suas características de deformação a fim de garantir o melhor desempenho possível do componente. Neste tema, analise os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta.
sada

Questão 2

Para o estudo e projeto de componentes sujeitos a um escoamento fluidodinâmico, é importante a avaliação da camada-limite. Acerca deste tema, assinale a alternativa incorreta.

Questão 3

Compressores e turbinas são utilizados em meios de transporte, na indústria, em usinas e muitas outras aplicações. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Uma turbina é um dispositivo que desenvolve potência em função da passagem de um gás ou líquido escoando através de uma série de pás colocadas em um eixo que está livre para girar.
( ) Na modelagem de turbinas a vapor e a gás, a energia potencial líquida da matéria em escoamento normalmente é desprezível.
( ) Compressores são dispositivos nos quais o trabalho é realizado sobre a substância em escoamento ao longo dos mesmos, de modo a mudar o estado da substância, aumentar a pressão e/ou a elevação.
( ) São tipos de compressores: Alternativo, Fluxo axial, Centrífugo e de Lóbulo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 4

Sobre o tema "Flambagem", assinale a alternativa incorreta.

Questão 5

Analise as afirmativas sobre Cinemática e Dinâmica de corpos rígidos e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Velocidade Escalar refere-se à intensidade da Velocidade.
( ) A Velocidade Escalar Média é a distância total percorrida dividida pelo tempo total. Isso é diferente da Velocidade Média, que é o deslocamento dividido pelo tempo.
( ) Uma partícula pode ter aceleração não nula e, no entanto, ter velocidade igual a zero.
( ) A Cinética é o estudo das forças que causam movimento.
( ) A Cinemática é um estudo da geometria do movimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 6

Leia o texto a seguir, adaptado do livro "FOX, ROBERT W., Introdução à Mecânica dos Fluidos / Tradução da 6ª ed. americana, Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006", a respeito de Escoamento Laminar em tubos:

"Para escoamento incompressível, a conservação de massa exige que, conforme a velocidade na proximidade da parede é ________, a velocidade na região central sem atrito do tubo deve ________ ligeiramente para compensar; para esta região central não viscosa, portanto, a pressão (conforme indicado pela equação de Bernoulli) deve ________ um pouco."

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 7

Atualmente tem-se acompanhado a aplicação de motores que operam com ciclo Atkinson em veículos híbridos. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) No ciclo Atkinson clássico, o pistão se desloca mais até chegar ao ponto-morto inferior na expansão que na compressão, ou seja, o pistão vai mais longe depois da queima.
( ) Um motor de ciclo Atkinson moderno é fisicamente igual a um de ciclo Otto. A diferença está no tempo de abertura da válvula de admissão. Ao ficar aberta por mais tempo, ela diminui a fase da compressão, que começa acima do PMI (ponto-morto inferior), e aumenta o curso da de expansão, permitindo aproveitar melhor a energia da queima do combustível.
( ) A vantagem de se usar motores com ciclo Atkinson é o menor custo de produção. Como veículos híbridos já têm um custo elevado devido ao trem de força elétrico, as montadoras conseguem compensar um pouco o valor final instalando motores com ciclo Atkinson.
( ) É errado chamar o ciclo dos motores a combustão dos veículos híbridos de Atkinson, pois todos os motores que usam gasolina operam no chamado ciclo Otto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 8

Leia o texto a seguir, adaptado do livro "HIBBELER, R.C., Resistência dos Materiais, 7 Ed. Prentice Hall Brasil, 2010".

"Energia de deformação resulta do trabalho interno das tensões normal e de cisalhamento. Ela é sempre uma quantidade ________.
À medida que o comprimento da viga ________, a energia de deformação provocada por flexão torna-se muito maior do que a energia de deformação provocada por cisalhamento. Por essa razão, de modo geral, a energia de deformação por cisalhamento em vigas ________ ser desprezada."

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 9

O uso de integrais no desenvolvimento de componentes mecânicos permite que o engenheiro possa obter diversos parâmetros utilizados nos cálculos de resistência de uma peça. A respeito do cálculo do Centroide, assinale a alternativa correta:

Questão 10

Analise as afirmativas abaixo sobre a Cinemática de Fluidos e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) São componentes do movimento de fluido: Translação, Rotação, Deformação Angular e Deformação Linear.
( ) Uma partícula fluida pode estar submetida a uma aceleração convectiva devido ao seu movimento, mesmo em um campo de velocidade permanente.
( ) A rotação de partículas fluidas nunca ocorrerá em escoamentos nos quais temos tensões de cisalhamento.
( ) Escoamentos para os quais nenhuma rotação de partícula ocorre são chamados de escoamentos irrotacionais. Embora nenhum escoamento real seja verdadeiramente irrotacional, muitos escoamentos podem ser estudados com sucesso considerando que eles sejam invíscidos (não viscosos) e irrotacionais, porque os efeitos viscosos são frequentemente desprezíveis

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta