Simulado de concurso para Engenheiro Civil

Preparamos esse simulado para sua melhor preparação para concursos públicos para a função de Engenheiro Civil, de nível superior; com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos. Organizadoras: FGV – Fundação Getulio Vargas, Gerência de Exames e Concursos da UFMT e COTEC/UNIMONTES.

Questão 1

Se um material é submetido a um carregamento numa direção, impedindo-se qualquer deformação nas direções normais ao carregamento, à relação entre a tensão aplicada e a deformação correspondente dá-se o nome de




Questão 2

Uma peça de concreto armado com seção quadrada com lado de 40 cm está armada simetricamente com 16 Ø 16 mm, num arranjo 5Ø por face. O concreto é C35 e a armadura de aço CA 50. Assinale a alternativa que apresenta o valor em kN mais aproximado da força máxima de compressão que pode atuar centradamente na seção transversal.




Questão 3

Análise as afirmativas abaixo:

I - Define-se intemperismo como o conjunto de processos que ocasiona a desintegração e a decomposição das rochas e dos minerais, por ação de agentes atmosféricos e biológicos.
II - O intemperismo difere-se da erosão por ser um fenômeno da alteração das rochas, executado por agentes essencialmente imóveis, enquanto a erosão é a remoção e o transporte dos materiais por meio de agentes móveis. III - A vegetação influi na ação do intemperismo, pois pode fixar o solo com suas raízes e retardar sua remoção, ocasionando certa proteção à rocha subjacente, pois impede o avanço da decomposição.

Considerando as afirmativas, está CORRETA a alternativa:




Questão 4

Considere uma viga de concreto armado com estribos de 2 ramos feitos da bitola 6,0 mm de aço CA60, espaçados de 12 cm. O concreto da viga é C35 e a seção em centímetros é retangular com b=20 e h=60. Considerando d´= 5 cm, assinale a alternativa que apresenta o valor mais aproximado da força cortante resistente, obtida com o modelo I, expressa em kN.

Considere:
imagem




Questão 5

Sobre o tema patologia das estruturas de concreto armado, analise as afirmativas.

I - A carbonatação do concreto é condição essencial para o início da corrosão das armaduras.
II - Lixiviação do concreto produz aumento da porosidade e diminuição do pH no interior do concreto.
III - Investigações recentes dão conta que fissuras transversais às armaduras das peças de concreto armado, com aberturas até 0,4 mm, são muito agressivas e contribuem para a aceleração da corrosão.
IV - A permeabilidade da camada protetora da armação e a espessura dessa camada não condicionam efetivamente a corrosão da armação.

Estão corretas as afirmativas




Questão 6

Com relação à execução de estacas de fundação na construção, analise as afirmativas a seguir.

I. A estaca tipo hélice contínua é executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto, sob pressão controlada, através da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno.
II. A estaca pré-moldada caracteriza-se por ser cravada no terreno por percussão, prensagem ou vibração, fazendo parte do grupo denominado estaca de deslocamento.
III. A estaca tipo Franki é de concreto armado moldada no solo, usa um tubo de revestimento cravado dinamicamente com ponta fechada por meio de bucha e recuperado ao ser concretada a estaca.

Está correto o que se afirma em:




Questão 7

Tubulões são fundações profundas, de grande porte e com seção circular. Sobre os tubulões, todas as afirmativas a seguir são verdadeiras, EXCETO




Questão 8

O Código de Obras é o instrumento que permite à Administração Municipal exercer o controle e a fiscalização
do espaço edificado e seu entorno, garantindo a segurança e a salubridade das edificações. Sob a luz do
Código de Obras e Posturas Municipais de Cáceres-MT, assinale a afirmativa correta.




Questão 9

Analise a figura abaixo.
imagem
Sobre o levantamento planimétrico apresentado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A deflexão do alinhamento 2-3 é 30⁰ à esquerda.
( ) A distância entre os pontos 2 e 4 é 25 m.
( ) O azimute à direita do alinhamento 3-4 é 240⁰.
( ) A área do triângulo 1-2-5 é aproximadamente 250 m².
Assinale a sequência correta.




Questão 10

Sobre o código de ética dos profissionais do sistema Confea/Crea, assinale a afirmativa INCORRETA.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta