Simulado de concurso para Engenheiro Civil

Preparamos esse simulado para sua melhor preparação para concursos públicos para a função de Engenheiro Civil, de nível superior; com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos. Organizadoras: FGV – Fundação Getulio Vargas, Gerência de Exames e Concursos da UFMT e COTEC/UNIMONTES.

Questão 1

A Norma Brasileira ³NBR 6123 ± Forças devidas ao vento em edificao}eV´, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), imprescindível no dimensionamento estrutural de um edifício, expressa que a velocidade característica do vento, Vk, é igual a velocidade básica do vento, Vo, multiplicada pelos fatores S1, S2, e S3. Sobre estes fatores, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) S1 corresponde ao fator topográfico.
( ) S2 corresponde ao fator de rugosidade do terreno, dimensões da edificação e altura sobre o terreno.
( ) S3 corresponde ao fator estatístico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta de cima para baixo.

Questão 2

A ordem correta, da esquerda para direita, para o controle de aceitação do concreto, é:

Questão 3

Análise as afirmativas abaixo:

I - Define-se intemperismo como o conjunto de processos que ocasiona a desintegração e a decomposição das rochas e dos minerais, por ação de agentes atmosféricos e biológicos.
II - O intemperismo difere-se da erosão por ser um fenômeno da alteração das rochas, executado por agentes essencialmente imóveis, enquanto a erosão é a remoção e o transporte dos materiais por meio de agentes móveis. III - A vegetação influi na ação do intemperismo, pois pode fixar o solo com suas raízes e retardar sua remoção, ocasionando certa proteção à rocha subjacente, pois impede o avanço da decomposição.

Considerando as afirmativas, está CORRETA a alternativa:

Questão 4

De acordo com a Norma Brasileira "NBR 6118/2004 ± Projeto de estruturas de concreto ± Procedimento", da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), assinale a alternativa que denomina corretamente o mecanismo de deterioração, relativo ao concreto, responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas (puras, carbônicas agressivas ou ácidas).

Questão 5

Com relação ao quadro de distribuição principal do sistema elétrico predial de uma edificação, assinale a alternativa incorreta:

Questão 6

A ordem correta, da esquerda para direita, para a execução da instalação de um piso vinílico é:

Questão 7

Em relação às rochas, todas as afirmativas a seguir são verdadeiras, EXCETO

Questão 8

A estrutura de obra de engenharia será realizada em concreto armado. O traço em massa adotado para o concreto será 1: 1,625: 2,70: 0,40 (cimento: areia: brita: fator água-cimento), com consumo de 400 kg de cimento para cada metro cúbico de concreto. As massas específicas da areia e da brita são iguais a 2600 kg/m3 e 2700 kg/m3 , respectivamente. Os custos unitários desses materiais estão relacionados na tabela abaixo.

Insumo Unidade Custo unitário (R$)
Cimento kg 0,48
Areia 64,00
Brita 82,00

De acordo com os dados fornecidos, o valor do custo de material (cimento, areia e brita) por metro cúbico de concreto estrutural da obra é:

Questão 9

Considere a viga simplesmente apoiada com rigidez constante e carregada, conforme está indicado na figura a
seguir.

imagem

Está correto o que se afirma em

Questão 10

O Índice de Suporte Califórnia, também conhecido como ensaio CBR (California Bearing Ratio), é útil para o dimensionamento da espessura de pavimento flexível necessária em função do tráfego de uma rodovia a ser construída. Assinale a alternativa que indica corretamente qual(is) valor(es) característico(s) é(são) determinado(s) pelo ensaio CBR:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta