Simulado de concurso para Educador Social

Confira simulado especifico com questões de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Educador Social, que exige ensino superior. Organizadoras: Crescer Consultorias, Alternative Concursos e FUNDEP (Gestão de Concursos).

Questão 1

Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. A partir dessa prerrogativa, é correto afirmar, segundo o ECA, que

Questão 2

A Política Pública de Assistência Social objetiva “Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.”. Nesse sentido, é correto afirmar que a palavra equidade significa

Questão 3

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao protagonismo juvenil.

Questão 4

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei n.º 8.742/93), art. 2o, a assistência social tem por objetivos, exceto:

Questão 5

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90, art. 18-B, os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá- los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:

I. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.
II. Obrigação de tratamento psicológico ou psiquiátrico.
III. Encaminhamento a cursos ou programas de orientação.
IV. Obrigação de encaminhar os responsáveis a tratamento especializado.
V. Advertência para a criança.

Questão 6

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O Plano de Assistência Social, segundo a Política Nacional de Assistência Social, é um instrumento de planejamento estratégico, que ________, _______ e ______ a execução da PNAS na perspectiva do Sistema Único da Assistência. Sua elaboração é de responsabilidade do órgão gestor da política, que o submete à aprovação do Conselho de Assistência Social, reafirmando o princípio _______________ e _________. A estrutura do plano comporta, em especial, os objetivos gerais e específicos; as diretrizes e prioridades deliberadas; as ações e estratégias correspondentes para sua implementação; as metas estabelecidas; os resultados e impactos esperados; os recursos materiais humanos e financeiros disponíveis e necessários; os mecanismos e fontes de financiamento; a cobertura da rede prestadora de serviços; os indicadores de monitoramento e avaliação e o espaço temporal de execução.

Questão 7

A prática socioeducativa de privação de liberdade, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é definida pela autoridade judiciária (Juiz da Infância e Juventude), e sua decisão é fundamentada em três princípios básicos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses três princípios.

Questão 8

Ao pensarmos a educação sob a ótica dos pensadores que discutem a pedagogia do diálogo, é correto afirmar que esta pressupõe

Questão 9

De acordo com as regras mínimas das Nações Unidas para a proteção dos Jovens Privados de Liberdade, é INCORRETO afirmar que:

Questão 10

De acordo com as Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade, o sistema de justiça de menores deve respeitar os direitos e a segurança dos menores e promover o seu bem-estar físico e mental e a prisão deverá constituir:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

2 comentários

  1. Caroline
    #QT-2021 Eu respondi B e o sistema declarou como errada.

Deixe uma resposta