Simulado de concurso para Educador Social

Confira simulado especifico com questões de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Educador Social, que exige ensino superior. Organizadoras: Crescer Consultorias, Alternative Concursos e FUNDEP (Gestão de Concursos).

Questão 1

Analise a afirmativa a seguir considerando a articulação dos serviços socioassistenciais do território com o PAIF, na garantia do desenvolvimento do trabalho social com as famílias dos usuários desses serviços.

“O referenciamento dos serviços socioassistenciais da __________ ao CRAS possibilita a organização e __________ da rede socioassistencial no território, cumprindo a diretriz de __________ da política de assistência social.”

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas anteriores.




Questão 2

Na obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, quando discute, a concepção bancária de educação como instrumento da opressão, pretende-se mostrar as formas mais comuns de se conduzir e manter inertes uma sociedade. A educação bancária é, EXCETO:




Questão 3

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando os órgãos públicos e entidades públicas às suas principais competências estabelecidas na implementação da Política Nacional do Idoso.

COLUNA I

1. Instituto Nacional do Seguro Social – INSS
2. Ministério da Saúde
3. Ministério do Trabalho

COLUNA II

( ) Elaborar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares.
( ) Garantir mecanismos que impeçam a discriminação do idoso quanto à sua participação no mercado de trabalho.
( ) Esclarecer o idoso sobre os seus direitos previdenciários e os meios de exercê-los.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 4

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de __________ , ____________ e _______ à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.




Questão 5

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90, art. 69, o adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos:

I. Respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
II. Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.
III. Remuneração do adolescente em relação ao trabalho prestado.




Questão 6

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 23, a participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos _____________________ nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.




Questão 7

De acordo com as Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade, o sistema de justiça de menores deve respeitar os direitos e a segurança dos menores e promover o seu bem-estar físico e mental e a prisão deverá constituir:




Questão 8

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente assinale a alternativa CORRETA em relação ao Conselho Tutelar.




Questão 9

Analise as afirmativas a seguir concernentes aos aspectos da Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Gradualmente, busca-se que o SUAS seja capaz de ofertar, com qualidade, um volume de serviços incompatível com as necessidades da população brasileira e, em especial, das famílias que atualmente já são beneficiadas pelas ações de transferência de renda.
( ) É no âmbito dos serviços que se pode trabalhar efetivamente os aspectos objetivos e subjetivos relacionados aos direitos de convivência familiar e comunitária e à segurança de acolhida, conforme determina a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
( ) As condicionalidades do PBF e do PETI visam atenuar o direito de acesso às políticas de saúde, educação e assistência social e impossibilitam por um lado, promover a melhoria das condições de vida da família beneficiária e, por outro, reforçar a responsabilização do poder público na garantia de oferta desses serviços.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 10

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 28, o Poder Público criará e estimulará programas de:

I. Profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas.
II. Preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 5 (cinco) anos, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania.
III. Estímulo às empresas públicas para admissão de idosos ao trabalho.




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Caroline
    #QT-2021 Eu respondi B e o sistema declarou como errada.

Deixe uma resposta