Simulado de concurso para Dentista

Simulado elaborado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para candidatos se prepararem para provas ao cargo de Dentista, que exige ensino superior.

Questão 1

A anestesia local é definida como um bloqueio reversível da condução nervosa, determinando perda das sensações sem alteração do nível de consciência (Ferreira, 1999). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Um bom agente anestésico deve apresentar baixa toxicidade sistêmica; não ser irritante aos tecidos e também não causar lesão permanente às estruturas nervosas.
( ) Os anestésicos locais além de realizarem o bloqueio da condução nervosa exercem ação sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), gânglios autonômicos, função neuromuscular e em todos os tipos de fibras musculares.
( ) No SNC, o estímulo é seguido de depressão idêntica à causada pelos anestésicos gerais, nos quais doses extremamente altas prejudicam a função respiratória, podendo levar a óbito por asfixia.
( ) O primeiro anestésico utilizado, em 1860, foi a cocaína. Os benefícios da cocaína foram bastante apreciados e logo passou a ser administrada com eficácia em vários procedimentos médicos e odontológicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 2

A lavagem dos instrumentais é a etapa mais importante nos processos de esterilização e desinfecção, já que resíduos de matéria orgânica, visíveis ou não, podem esconder microrganismos causadores de infecção no instrumento clínico e cirúrgico. Antes da lavagem, é realizada a pré-lavagem, que é realizada passando todos os instrumentos em água corrente e imergindo-os em detergente enzimático, que deve ter no mínimo 3 enzimas. Sobre essas enzimas, assinale a alternativa correta.




Questão 3

O Conselho Regional de Odontologia é o órgão competente para apurar a infração ética dos seus profissionais, bem como das entidades e das operadoras de planos de saúde, com inscrição nos Conselhos de Odontologia, que praticam atos contrários às normas descritas no Código de Ética Odontológica; e o Código de Processo Ético Odontológico poderá instaurar pelo Presidente do Conselho competente, de ofício ou mediante representação ou denúncia, após Parecer inicial da Comissão de Ética, que deverá apontar o enquadramento da infração no Código de Ética Odontológica (Art. 10, cap. III). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A denúncia ou representação poderá ser indeferida pelo Presidente do Conselho: a) se não contiver os requisitos expressos no § 1°; b) se o fato narrado não constituir infração ética de competência do Conselho; c) se já estiver extinta a punibilidade
( ) Segundo o Código de Ética Odontológica, constitui infração ética: deixar de atestar atos executados no exercício profissional, quando solicitado pelo paciente ou por seu representante legal
( ) Ao responsável técnico cabe a fiscalização técnica e ética apenas da instituição privada pela qual é responsável, devendo orientá-la, por escrito, inclusive sobre as técnicas de propaganda utilizadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 4

A ocorrência de fluorose é relatada como sendo fortemente associada com a ingestão crônica de fluoretos durante o desenvolvimento dental, mas sua gravidade depende principalmente da dose (FEJESKOV et al.,1994). O parâmetro mais aceito atualmente sobre a dose limite de ingestão de fluoretos (em miligrama de flúor por dia por peso corpóreo) capaz de produzir uma fluorose clinicamente aceitável do ponto de vista estético foi sugerido por Burt (1992), e está corretamente representada na alternativa:




Questão 5

A exodontia é na maioria dos casos uma intervenção simples que, quando efetuada de forma competente e cuidadosa causa apenas um mal-estar leve e passageiro, com uma cicatrização rápida e sem sequelas. Apesar disso é inevitável que ocorram, em alguns casos, complicações associadas a este ato clínico e que podem ser imediatas quando ocorrem no momento da intervenção, ou mediatas, quando ocorrem tardiamente. Assinale a alternativa correta, no que diz respeito à complicação e sua manifestação: imediata ou mediata.




Questão 6

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) surgiu pela necessidade de controlar a alta prevalência de cárie que levava muitas vezes à perda do elemento dental, em comunidades que não tinham recursos para o atendimento convencional. A partir dos resultados encontrados o mesmo foi difundido e hoje é usado principalmente na rede de saúde pública. Esse tratamento pode ser utilizado em dentes decíduos e permanentes. Em decíduos, temos como contraindicação:




Questão 7

As urgências e emergências odontológicas normalmente envolvem quadros severos de dor que geram desconforto físico e emocional nos pacientes. O diagnóstico executado de maneira criteriosa é de fundamental importância para escolha da conduta clínica e resolução do quadro até que o tratamento definitivo seja realizado. Diversas são as queixas dos pacientes com relação à dor. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

_____: é a degeneração do coágulo alveolar que tem como consequência o retardo da cicatrização. O quadro normalmente se inicia entre o 3º e o 5º dia após a exodontia. Algumas causas prováveis são a proliferação bacteriana, exposição ao fumo, irrigação inadequada do alvéolo, excesso de anestésico local no alvéolo e higiene pós-operatória precária.
_____: é o extravasamento abundante e anormal de sangue que pode ocorrer tanto no período transoperatório (acidente) quanto após o término da cirurgia (complicação).
_____: é caracterizada por episódios espontâneos (não provocados), intermitentes ou contínuos de dor. Os medicamentos analgésicos e antiinflamatórios não são capazes de cessar o quadro doloroso quando a dor se manifesta continuamente. Normalmente as radiografias não mostram alteração neste tipo de situação, contudo, podem ser úteis para identificar dentes suspeitos, ou seja, dentes com lesões de cárie, restaurações extensas ou traumatismos.




Questão 8

Uma enfermidade, que pode acometer o paciente quando do uso dos anestésicos locais e que os cirurgiões-dentistas não estão habituados a lidar em sua rotina, é a metemoglobinemia. Trata-se de uma cianose que ocorre na ausência de anormalidades cardíacas e/ou respiratórias, podendo ser congênita ou adquirida. Sobre os anestésicos que mais causam a metemoglobinemia, assinale a alternativa correta.




Questão 9

A cárie dentária é uma doença infecciosa que progride de forma muito lenta na maioria dos indivíduos, raramente é auto limitante e, na ausência de tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária (FEJERSKOV; KIDD, 2005). De acordo com a etiologia da cárie, existem os fatores determinantes e modificadores da doença cárie. Diante da assertiva, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Microrganismos: a cavidade bucal possui inúmeras espécies de microrganismos. Apesar da diversidade microbiana, poucas espécies estão relacionadas à doença cárie, como Streptococcus mutans, Streptococcus aureus e Lactobacillus
( ) Dieta: a dieta exerce, principalmente, um efeito tópico na etiologia da doença, ou seja, sem a sua presença, não há desenvolvimento da doença, pois os microrganismos cariogênicos necessitam da energia proveniente da sua fermentação para sobreviver. A frequência (constante ingestão) interfere no desenvolvimento da doença, ao contrário da consistência dos carboidratos
( ) Fatores modificadores: além dos fatores determinantes para a doença (interação entre hospedeiro, dieta, biofilme e tempo), é sabido que fatores sociais, econômicos e comportamentais podem influenciar no desenvolvimento da doença cárie.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 10

A Prótese Fixa é a prótese que cumpre a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos, em virtude de cáries ou traumatismos, e são fixas na boca. São conjuntos de coroas dentais, presas sobre dentes ou implantes. É necessário um preparo dental para que a prótese encaixe, e para que os dentes naturais que receberão este revestimento não aumentem muito de volume. Existem tipos de preparo e de linhas de término. Correlacione os dois.
sdas
Assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta