Simulado de concurso para Dentista

Simulado elaborado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para candidatos se prepararem para provas ao cargo de Dentista, que exige ensino superior.

Questão 1

Os Anti-inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) são os medicamentos mais utilizados na Odontologia. Estes agentes inibem as cicloxigenases, enzimas importantes no metabolismo do ácido araquidônico. Em odontopediatria, um desses AINES não deve ser utilizado em crianças menores de 12 anos, pois pode levar a alterações no desenvolvimento dos rins. Sobre este, assinale a alternativa correta.

Questão 2

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) surgiu pela necessidade de controlar a alta prevalência de cárie que levava muitas vezes à perda do elemento dental, em comunidades que não tinham recursos para o atendimento convencional. A partir dos resultados encontrados o mesmo foi difundido e hoje é usado principalmente na rede de saúde pública. Esse tratamento pode ser utilizado em dentes decíduos e permanentes. Em decíduos, temos como contraindicação:

Questão 3

Os princípios da promoção da saúde, definidos pela OMS na Carta de Ottawa, de 1986, têm servido de guia para as ações de promoção da saúde mundo afora, sendo considerados por muitos como a nova saúde pública, na qual as práticas de saúde são cada vez mais desenvolvidas em outras agências e setores, para além dos serviços sanitários, como por exemplo, a escola, o local de trabalho, o comércio, a indústria e a mídia (DEMARZO, 2008). Sobre as estratégias de promoção à saúde, segundo a Carta de Ottawa, assinale a alternativa incorreta.

Questão 4

O Conselho Regional de Odontologia é o órgão competente para apurar a infração ética dos seus profissionais, bem como das entidades e das operadoras de planos de saúde, com inscrição nos Conselhos de Odontologia, que praticam atos contrários às normas descritas no Código de Ética Odontológica; e o Código de Processo Ético Odontológico poderá instaurar pelo Presidente do Conselho competente, de ofício ou mediante representação ou denúncia, após Parecer inicial da Comissão de Ética, que deverá apontar o enquadramento da infração no Código de Ética Odontológica (Art. 10, cap. III). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A denúncia ou representação poderá ser indeferida pelo Presidente do Conselho: a) se não contiver os requisitos expressos no § 1°; b) se o fato narrado não constituir infração ética de competência do Conselho; c) se já estiver extinta a punibilidade
( ) Segundo o Código de Ética Odontológica, constitui infração ética: deixar de atestar atos executados no exercício profissional, quando solicitado pelo paciente ou por seu representante legal
( ) Ao responsável técnico cabe a fiscalização técnica e ética apenas da instituição privada pela qual é responsável, devendo orientá-la, por escrito, inclusive sobre as técnicas de propaganda utilizadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 5

Durante muito tempo os principais métodos utilizados na clínica para detecção e avaliação da extensão de lesões de cárie por cirurgiões dentistas foram exame clínico visual, tátil e radiográfico, classificados como métodos tradicionais ou convencionais de detecção. Outros métodos, chamados de complementares, são descritos na literatura. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

_____: é um sistema de detecção de cáries oclusais baseado na observação de uma alteração no comportamento de uma corrente elétrica ao atravessar a lesão cariosa (Fejerskov e Kidd1 , 2005, Kuhnisch et al.16, 2006). Com o processo de desmineralização do tecido dentário há uma mudança na condutância elétrica do dente, até mesmo quando a superfície permanece aparentemente intacta.
_____: torna mais fácil a detecção de cáries secundárias, através de suas imagens bidimensionais em "fatia", porém não mostra nenhuma melhoria significativa na detecção de cárie proximal (Kalathingal et al.20, 2007).
_____: é um método de detecção qualitativo de cáries que se baseia na transiluminação dos dentes, a partir da qual a observação de sombras na estrutura dental é indicativa de lesão cariosa (Fejerskov e Kidd1 , 2005). Esse método tem sido muito utilizado para a detecção de cáries interproximais, assim como para a avaliação da profundidade de lesões oclusais (Cortes et al.8 , 2003).

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 6

Os anestésicos locais constituem o grupo de medicamentos mais prescritos e administrados pelos cirurgiões-dentistas. A incidência de complicações associadas ao uso desses fármacos em odontologia é baixa em relação ao seu uso, o que pode levar à conclusão de que os mesmos são extremamente seguros. Uma das complicações é a fratura de agulha, que pode levar à retenção do fragmento no tecido humano do paciente que embora seja rara, pode, de fato, ocorrer. Diversas são as atitudes tomadas pelo profissional para minimizar esse risco, a esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

Questão 7

Atualmente com o avanço e aumento do número de produtos e diversas técnicas de aplicação, uma proteção eficiente do complexo dentinopulpar pode ser obtida com os selantes, forradores, capeadores e bases protetoras. Atualmente, os materiais utilizados como forradores cavitários podem ser divididos em três categorias: os materiais a base de hidróxido de cálcio, os cimentos de ionômero de vidro e os materiais predominantemente poliméricos. Devido às deficiências dos cimentos de hidróxido de cálcio auto ativados, foi desenvolvido cimento a base de hidróxido de cálcio ativado por luz visível. Esse cimento foto-ativado apresenta 2 vantagens em relação ao auto ativado. Sobre elas, assinale a alternativa correta.

Questão 8

Dentre as mudanças que ocorreram em relação às restaurações de amálgama, está o fato de ter sido proposto o uso de um agente adesivo que possua capacidade de unir o amálgama às estruturas dentais, sem que haja a necessidade da confecção de retenções adicionais. Foi criada então a técnica do amálgama aderido, utilizando-se ionômero de vidro autopolimerizável. Sobre as vantagens dessa técnica, assinale a alternativa incorreta.

Questão 9

No planejamento das próteses totais, possíveis limitações podem ser identificadas no exame clínico do paciente desdentado total, e que podem implicar no tratamento em si. Sobre as limitações citadas, assinale a alternativa incorreta.

Questão 10

O diagnóstico diferencial entre as formas mais leves de fluorose dentária e opacidades de esmalte não fluoróticas merece especial atenção. Fejerskov et al. (1994) propõem a utilização de alguns critérios que podem facilitar esse processo. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na Fluorose Dentária, a área afetada são todas as superfícies do esmalte ou perto das pontas das cúspides e bordas incisais, enquanto que nas opacidades do esmalte, são geralmente centralizadas em superfície lisa de extensão limitada.
( ) Na Fluorose Dentária, o formato da lesão assemelha-se à sombra de uma linha traçada com lápis, a qual segue as linhas incrementais do esmalte. No grau leve, as linhas se fundem e têm aparência nebulosa. Nas bordas das cúspides/incisais, há formação de coberturas brancas irregulares ("cobertura de neve) e nas opacidades do esmalte, são redondas ou ovais.
( ) Na Fluorose Dentária, a cor é branca opaca ou amarelo-creme até vermelho-escuro alaranjada na época da erupção, enquanto que nas opacidades do esmalte, são linhas brancas opacas ou nuvens, até aparência calcária. "Cobertura de neve" Nas margens das cúspides/incisais. Pode apresentar descoloração castanha na parte mesioincisal dos incisivos superiores centrais após a erupção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta