Simulado de concurso para Bibliotecário

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Bibliotecário, de nível superior. Organizadora: FUNDEP – Gestão de Concursos.

Questão 1

Análise de assunto é a etapa que constitui o trabalho intelectual do indexador. Analise a afirmativa a seguir.

A _________________ se tornou a estratégia clássica de leitura para análise de assunto. Consiste em uma leitura direcionada para certas partes do documento vai ao encontro de elementos especificamente importantes para identificação do assunto ou assuntos do documento.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Questão 2

No que tange às normas, aos formatos e aos modelos conceituais para a catalogação descritiva de um item, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I considerando as principais características e objetivos das normas, dos formatos e dos modelos.

COLUNA I

1. RDA
2. MARC 21
3. FRBR
4. AACR2

COLUNA II

( ) Construída com base na AACR2, oferece os princípios e as instruções para registro de dados sobre recursos hoje conhecidos e os que ainda venham a ser desenvolvidos.
( ) Faz uma abordagem centrada no usuário, analisa quais requisitos de dados o usuário utiliza para realizar a busca e o que ele espera encontrar de informação no registro bibliográfico.
( ) Foi originalmente elaborada num ambiente de materiais majoritariamente impressos e de catálogos em fichas; seu uso ativo durante décadas se deve ao seu efetivo processo de revisão.
( ) Forma-se por conceitos relevantes presentes neste modelo conceitual: as entidades obra e expressão.
( ) A forma como foi projetada proporciona uma estrutura coerente, flexível e extensível tanto para a descrição técnica quanto de conteúdo de todos os tipos de recursos e conteúdos.
( ) Instrumento indispensável ao catalogador que busca automação, este formato possibilita às bibliotecas compartilharem recursos bibliográficos com, a garantia de que seus dados serão compatíveis, mesmo que substituam seus sistemas

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 3

Considerando que as enciclopédias evoluíram não apenas no que diz respeito à sua função e ao seu arranjo, mas que há certa preocupação dos editores em facilitar sua utilização pelos usuários e em aperfeiçoar as formas de acesso à informação nelas contidas, levando os editores a introduzir inúmeros recursos com a finalidade de aumentar seu potencial informativo, são recursos comumente encontrados nas enciclopédias , EXCETO:

Questão 4

A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.

No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:

Questão 5

“A expressão ‘Serviço de Referência Presencial’ designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância” (ACCART, 2000).
Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.
( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.
( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.
( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 6

Segundo Costa (2008), citada por Silva (2012), a preservação é o processo de tomada de consciência do valor de um bem cultural. Implica em observação, sensibilização, critérios de escolha, análise e decisão.

Em relação à preservação de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

Considerando os elementos de organização da informação citados por Ailton Feitosa, em sua obra Organização da informação na web: das TAGs à web semântica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As características intelectuais de um documento permitem definir seu interesse, público-alvo e valor.
( ) As principais atividades do ciclo documentário envolvem a coleta, o registro, o tratamento intelectual e excluem a pesquisa e a difusão.
( ) O tratamento intelectual da informação compreende operações como a catalogação e a análise temática da informação.
( ) Em uma unidade de informação, cada documento que entra recebe um tratamento visando facilitar a recuperação das informações nele contidas.
( ) A análise temática da informação ocorre no momento do processamento técnico da informação, exclusivamente na disseminação.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 8

“Como toda organização social, a biblioteca tem material organizacional e características intelectuais que servem como significado para expressar suas funções em uma estrutura social” (OLIVEIRA, 2005). Na visão da autora, é possível identificar, nas funções da biblioteca, três propriedades que pressupõem suas bases.
São propriedades das funções da biblioteca, EXCETO:

Questão 9

As instituições de informação constituem organismos dinâmicos, em crescimento. A aplicação da gestão da qualidade no ambiente da informação não acontece de forma aleatória, há que se considerar as características específicas do ambiente de informação.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 10

Partindo do princípio de que nos FRBR as necessidades dos usuários são definidas em termos de tarefas de usuários e de que os FRBR não fazem diferença entre usuário final e o profissional da informação que presta assistência a esse usuário, são consideradas tarefas de usuário relativas a dados bibliográficos definidas pelo grupo de estudos das FRBR, EXCETO:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Um comentário

Deixe uma resposta