Simulado de concurso para Assistente de Laboratório

Simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos, para você se preparar para a carreira de Assistente de Laboratório, de nível médio. Organizadoras: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

Questão 1

Alguns procedimentos básicos de ordem geral devem ser implantados pelos responsáveis do laboratório e seguidos pelos usuários. Assinale a alternativa incorreta em relação a esses procedimentos.

Questão 2

Em relação aos equipamentos utilizados para a coleta de amostragem, assinale a alternativa que corresponde ao pegador considerado o melhor para a coleta qualitativa e quantitativa do bentos em substrato grosso e mais frequentemente usado devido à redução na formação de ondas de choque.

Questão 3

A Resolução CONAMA Nº 396, de 3 de abril de 2008, dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providencias. Para atendimento dessa resolução, as amostragens, as análises e o controle de qualidade para caracterização e monitoramento das águas subterrâneas deverão adotar alguns procedimentos.
Assinale a alternativa que não atende a esta resolução.

Questão 4

A resolução CONAMA Nº 357/2005 dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Assinale a alternativa incorreta quanto as definições de classificação descritas nessa resolução.

Questão 5

O método de Winkler (modificado pela azida sódica) ainda é o método mais empregado para a determinação do oxigênio dissolvido. Após realizado o procedimento de coleta e preservação, a amostra deverá ser titulada com a solução de tiossulfato de sódio 0,0125N. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

“O ponto fnal da titulação é dado pelo primeiro
desaparecimento da cor __________ e os resultados
serão expressos em ____________.

Questão 6

O potencial hidrogeniônico (pH) é o cologaritimo da concentração de íons hidrogênio em uma amostra, expresso em mol/L. Em relação ao pH, assinale a alternativa incorreta.

Questão 7

Procedimentos de controle de temperatura devem ser realizados para garantir que o sistema adotado para o transporte de amostras seja eficiente. Assinale a alternativa que não corresponde a esses procedimentos.

Questão 8

Com relação aos conceitos de ética, assinale a alternativa incorreta.

Questão 9

A coleta de amostras é, provavelmente, o passo mais importante para a avaliação da área de estudo. De uma maneira geral, a amostragem em rios, riachos e pequenos cursos d’água é feita a montante e a jusante das fontes poluidoras, quando essas existem. Em relação a amostragem de água bruta e sedimentos assinale a alternativa incorreta.

Questão 10

De acordo com resolução CONAMA Nº 430/2011, que dispõe sobre as condições e os padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários, algumas condições e padrões deverão ser seguidos, sendo um desses, a medida do pH. Assinale a alternativa que corresponde a medida de pH adequado para emissão direta de efluentes de acordo com essa resolução.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta