Simulado de concurso para Assistente de Laboratório

Simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos, para você se preparar para a carreira de Assistente de Laboratório, de nível médio. Organizadoras: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

Questão 1

O método de Winkler (modificado pela azida sódica) ainda é o método mais empregado para a determinação do oxigênio dissolvido. Após realizado o procedimento de coleta e preservação, a amostra deverá ser titulada com a solução de tiossulfato de sódio 0,0125N. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

“O ponto fnal da titulação é dado pelo primeiro
desaparecimento da cor __________ e os resultados
serão expressos em ____________.




Questão 2

A Resolução CONAMA Nº 396, de 3 de abril de 2008, dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providencias. Para atendimento dessa resolução, as amostragens, as análises e o controle de qualidade para caracterização e monitoramento das águas subterrâneas deverão adotar alguns procedimentos.
Assinale a alternativa que não atende a esta resolução.




Questão 3

A água potável deve estar em conformidade com o padrão microbiológico de acordo com a Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao padrão de potabilidade da água segundo essa portaria.
I. Quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.
II. O resultado negativo para coliformes totais das recoletas anula o resultado originalmente positivo no cálculo dos percentuais de amostras com resultado positivo.
III. Quando for identificada média geométrica anual maior ou igual a 1.000 Escherichia coli / 100mL (mililitros), deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água.
IV. Quando houver interpretação duvidosa nas reações típicas dos ensaios analíticos na determinação de coliformes totais e Escherichia coli, deve-se fazer a recoleta.




Questão 4

Em relação aos equipamentos utilizados para a coleta de amostragem, assinale a alternativa que corresponde ao pegador considerado o melhor para a coleta qualitativa e quantitativa do bentos em substrato grosso e mais frequentemente usado devido à redução na formação de ondas de choque.




Questão 5

Em alguns locais, a água obtida é de baixa qualidade quando o sistema chegou ao limite da sua capacidade de potabilização, significando que, além do tratamento, é preciso desenvolver novas técnicas de captura da água bruta e fazer um intenso programa social de conscientização ambiental. Uma das causas de poluição das águas se dá pelo acúmulo de substâncias minerais como areia e argila ou orgânicas como o lodo, que reduzem a profundidade da água e seu volume útil.
Assinale a alternativa que corresponde ao processo poluidor descrito




Questão 6

Complete a lacuna da frase abaixo de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, que especifica os requisitos gerais para a competência em realizar ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem, sendo aplicável a todas as organizações que realizam ensaios e/ou calibrações. “Os laboratórios devem demonstrar a sua competência para realizar os ensaios e calibrações para os quais buscam a acreditação por meio de __________________________.”




Questão 7

Os recipientes destinados à coleta de amostras para os ensaios microbiológicos, devem ser lavados interna e externamente com uma solução, enxaguados cerca de 10 vezes com água corrente e uma vez final com água destilada ou deionizada. Assinale a alternativa que corresponde à solução indicada para a lavagem desses recipientes.




Questão 8

O potencial hidrogeniônico (pH) é o cologaritimo da concentração de íons hidrogênio em uma amostra, expresso em mol/L. Em relação ao pH, assinale a alternativa incorreta.




Questão 9

Procedimentos de controle de temperatura devem ser realizados para garantir que o sistema adotado para o transporte de amostras seja eficiente. Assinale a alternativa que não corresponde a esses procedimentos.




Questão 10

Assinale a alternativa que não corresponde aos critérios de potabilidade da água segundo a Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta