Simulado de concurso para Analista de Administração

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Analista de Administração, que exige ensino superior. Organizadoras: FUNDEP e outras.

Questão 1

No que se relaciona às estratégias de aquisição de recursos materiais e patrimoniais, a redução de custos, maior flexibilidade e eficiência, a incorporação de novas tecnologias e o foco no negócio principal da empresa são vantagens associadas à(ao):




Questão 2

Robert S. Kaplan e David P. Norton, criadores do Balanced Scorecard (BSC), sustentam a necessidade de se seguirem quatro passos para o uso do BSC, a longo prazo, num processo integrado de planejamento e orçamento operacional. São eles:




Questão 3

Existem vários tipos de leis orçamentárias. A primeira delas é o Plano Plurianual (PPA), que faz um planejamento para o período de quatro anos. Com base no PPA aprovado, o governo federal envia anualmente ao Congresso o projeto de outra lei: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse projeto, que também precisa ser aprovado pelos parlamentares, define as prioridades que irão nortear a Lei Orçamentária da União (LOA). Entre as afirmativas a seguir, é incorreto afirmar que:




Questão 4

Analise as afirmativas a seguir sobre controle da ação empresarial, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A homeostase é um dos conceitos da teoria do controle, significando a tendência que todos os organismos e organizações têm para se autorregular, isto é, para retornarem a um estado de equilíbrio estável toda vez que forem submetidos a alguma perturbação por força de algum estímulo externo.
( ) No nível operacional, é mais fácil notar como o processo de controle se aproxima do processo cibernético, no qual existe um sensor (coleta de dados sobre determinado desempenho), um discriminador (comparação de dados com algum padrão) e um tomador de decisão (que é a ação corretiva).
( ) São considerados controles estratégicos: o controle orçamentário, o orçamento-programa e a contabilidade de custos.
( ) Os tipos de controles táticos mais importantes são os relatórios contábeis, o controle de lucros e perdas e o controle da qualidade.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 5

Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.

COLUNA I
1. Administração de cúpula de produção e administração setorial
2. Administração estratégica
3. Administração funcional
4. Administração de supervisão

COLUNA II
( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.
( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.
( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.
( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 6

No tocante ao Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (CADIN), assinale a única afirmativa correta.




Questão 7

Há concordância entre muitos autores e profissionais de que as principais atividades para fins de Capacitação de Pessoas, tradicionalmente e ainda hoje denominada por muitos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, podem ser subdividas em:




Questão 8

Considere que uma empresa hipotética apresentou, em 31 de dezembro de 2016, as seguintes demonstrações financeiras:

Balanço Patrimonial

Ativo Circulante $ 420.000 Passivo Circulante $ 280.000
Ativo Não Circulante $ 580.000 Exigível a Longo Prazo $ 120.000
Patrimônio Líquido $ 600.000
Ativo Total $ 1.000.000 Passivo Total $ 1.000.000

Demonstração de Resultados

Vendas $ 1.200.000
(-) Custos e Despesas $ 1.110.000
Lucro Líquido $ 90.000

Com base nessas demonstrações, é correto afirmar que os índices de endividamento e de liquidez corrente foram, no período considerado, respectivamente, iguais a:




Questão 9

Em relação ao Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR), está incorreto afirmar que:




Questão 10

A Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, tem como uma de suas competências coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, instituído pelo Decreto nº 5.378/05. Entre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública, encontra-se a Gestão de Processos, considerada por muitos autores e profissionais um excelente instrumento de gestão. Em relação à abordagem por processos, está incorreto afirmar que:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta