Simulado de concurso para Analista de Administração

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Analista de Administração, que exige ensino superior. Organizadoras: FUNDEP e outras.

Questão 1

A Conta Única do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, é utilizada para:




Questão 2

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal e é mantido pelos órgãos e pelas entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais (SISG). O cadastramento do SICAF é realizado, sem ônus, em qualquer Unidade Cadastradora (UASG) localizada nas diversas Unidades da Federação e compreende os seguintes níveis:




Questão 3

A Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, tem como uma de suas competências coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, instituído pelo Decreto nº 5.378/05. Entre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública, encontra-se a Gestão de Processos, considerada por muitos autores e profissionais um excelente instrumento de gestão. Em relação à abordagem por processos, está incorreto afirmar que:




Questão 4

Na Gestão de Projetos é recorrente se subdividir o projeto em etapas. São comumente aceitas e adotadas, por profissionais e autores, as seguintes:




Questão 5

O regime de adiantamento, suprimento de fundos, é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que pela excepcionalidade, a critério do Ordenador de Despesa e sob sua inteira responsabilidade, não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. A proposta de concessão de suprimento de fundos deverá conter alguns itens, entre os quais não se aplica apenas:




Questão 6

No tocante ao Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (CADIN), assinale a única afirmativa correta.




Questão 7

Segundo Gitman (2010), os efeitos das variações no nível dos ativos circulantes sobre o tradeoff risco-lucratividade das empresas podem ser ilustrados mediante o uso da relação ativos circulantes / ativos totais, que indica a porcentagem dos ativos totais constituída por ativos circulantes (capital de giro).
No contexto dos efeitos de variações dessa relação ou índice sobre o risco e a lucratividade, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Conforme previsto na Lei nº 9.784/99, é dever do administrado perante a Administração, entre outros:




Questão 9

Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.

COLUNA I
1. Administração de cúpula de produção e administração setorial
2. Administração estratégica
3. Administração funcional
4. Administração de supervisão

COLUNA II
( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.
( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.
( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.
( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 10

Analise as afirmativas a seguir sobre controle da ação empresarial, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A homeostase é um dos conceitos da teoria do controle, significando a tendência que todos os organismos e organizações têm para se autorregular, isto é, para retornarem a um estado de equilíbrio estável toda vez que forem submetidos a alguma perturbação por força de algum estímulo externo.
( ) No nível operacional, é mais fácil notar como o processo de controle se aproxima do processo cibernético, no qual existe um sensor (coleta de dados sobre determinado desempenho), um discriminador (comparação de dados com algum padrão) e um tomador de decisão (que é a ação corretiva).
( ) São considerados controles estratégicos: o controle orçamentário, o orçamento-programa e a contabilidade de custos.
( ) Os tipos de controles táticos mais importantes são os relatórios contábeis, o controle de lucros e perdas e o controle da qualidade.

Assinale a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta