Simulado de concurso para Analista de Administração

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Analista de Administração, que exige ensino superior. Organizadoras: FUNDEP e outras.

Questão 1

De conformidade com a Lei N° 6.404, de 15 de dezembro de 1976, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados discriminará os seguintes componentes, EXCETO:




Questão 2

Considere que uma empresa hipotética apresentou, em 31 de dezembro de 2016, as seguintes demonstrações financeiras:

Balanço Patrimonial

Ativo Circulante $ 420.000 Passivo Circulante $ 280.000
Ativo Não Circulante $ 580.000 Exigível a Longo Prazo $ 120.000
Patrimônio Líquido $ 600.000
Ativo Total $ 1.000.000 Passivo Total $ 1.000.000

Demonstração de Resultados

Vendas $ 1.200.000
(-) Custos e Despesas $ 1.110.000
Lucro Líquido $ 90.000

Com base nessas demonstrações, é correto afirmar que os índices de endividamento e de liquidez corrente foram, no período considerado, respectivamente, iguais a:




Questão 3

Em relação ao Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR), está incorreto afirmar que:




Questão 4

A Conta Única do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, é utilizada para:




Questão 5

Com base no Volume II: Programas e Ações por Setor de Governo, do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, do Governo Mineiro, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três Ações do Programa 013 – Fomento à Indústria de Alta Tecnologia, de responsabilidade da Codemig.




Questão 6

Como uma das regras para a fase preparatória do pregão, a Lei nº 10.520/02 estabelece que a autoridade competente deverá justificar a necessidade de contratação e definir alguns itens. Entre eles, só não está correto afirmar que a autoridade deverá definir:




Questão 7

A Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, tem como uma de suas competências coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, instituído pelo Decreto nº 5.378/05. Entre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública, encontra-se a Gestão de Processos, considerada por muitos autores e profissionais um excelente instrumento de gestão. Em relação à abordagem por processos, está incorreto afirmar que:




Questão 8

Robert S. Kaplan e David P. Norton, criadores do Balanced Scorecard (BSC), sustentam a necessidade de se seguirem quatro passos para o uso do BSC, a longo prazo, num processo integrado de planejamento e orçamento operacional. São eles:




Questão 9

A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e das entidades da administração indireta, consoante dispositivos da Constituição de Minas Gerais de 1989, é exercida pela Assembleia Legislativa, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder e entidade.
Analise as afirmativas a seguir relativas a essa fiscalização e controle.

I. Abrangem a fidelidade funcional do agente responsável por bem ou valor públicos.
II. Abrangem a moralidade, publicidade, eficiência e razoabilidade dos atos de arrecadação da receita e realização das despesas e daqueles de que decorra nascimento ou extinção de direito ou obrigação.
III. Abrangem o cumprimento de programa de trabalho expresso em termos monetários, a realização de obra, a prestação de serviço e a execução orçamentária de propostas priorizadas em audiências públicas regionais.

Considerando essa temática, estão corretas as afirmativas:




Questão 10

Conforme previsto na Lei nº 9.784/99, é dever do administrado perante a Administração, entre outros:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta