Simulado de concurso para Analista de Administração

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Analista de Administração, que exige ensino superior. Organizadoras: FUNDEP e outras.

Questão 1

No que se relaciona às estratégias de aquisição de recursos materiais e patrimoniais, a redução de custos, maior flexibilidade e eficiência, a incorporação de novas tecnologias e o foco no negócio principal da empresa são vantagens associadas à(ao):




Questão 2

No tocante ao Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (CADIN), assinale a única afirmativa correta.




Questão 3

Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 7ª edição, Parceria Público-Privada (PPP) é uma modalidade especial de contrato administrativo de concessão de serviço público, com eventual execução de obras ou fornecimento de bens.
A esse respeito, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A PPP se diferencia da concessão comum por envolver contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado e repartição de riscos entre as partes, sendo adequada à implantação e gestão de serviços de grande vulto, que seriam economicamente inviáveis sem a participação do Governo.
( ) A remuneração do parceiro público ao parceiro privado poderá também ocorrer mediante aporte de recursos após o início da efetiva prestação dos serviços, vedando-se tal aporte na fase de investimentos.
( ) Na modalidade Concessão Administrativa, os contratos de PPP terão por objeto a prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.
( ) O dispêndio, total ou parcial, com a execução da obra ou prestação do serviço incumbe ao parceiro privado, sendo ressarcido no curso do contrato mediante tarifa dos usuários e / ou contraprestação do parceiro público.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 4

Existem vários tipos de leis orçamentárias. A primeira delas é o Plano Plurianual (PPA), que faz um planejamento para o período de quatro anos. Com base no PPA aprovado, o governo federal envia anualmente ao Congresso o projeto de outra lei: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse projeto, que também precisa ser aprovado pelos parlamentares, define as prioridades que irão nortear a Lei Orçamentária da União (LOA). Entre as afirmativas a seguir, é incorreto afirmar que:




Questão 5

A Lei nº 8.666/93 estabelece que as licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão à seguinte sequência:




Questão 6

Considere que uma empresa hipotética apresentou, em 31 de dezembro de 2016, as seguintes demonstrações financeiras:

Balanço Patrimonial

Ativo Circulante $ 420.000 Passivo Circulante $ 280.000
Ativo Não Circulante $ 580.000 Exigível a Longo Prazo $ 120.000
Patrimônio Líquido $ 600.000
Ativo Total $ 1.000.000 Passivo Total $ 1.000.000

Demonstração de Resultados

Vendas $ 1.200.000
(-) Custos e Despesas $ 1.110.000
Lucro Líquido $ 90.000

Com base nessas demonstrações, é correto afirmar que os índices de endividamento e de liquidez corrente foram, no período considerado, respectivamente, iguais a:




Questão 7

De acordo com o estabelecido pela Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará uma série de regras. Qual é a única regra incorreta, entre as listadas abaixo?




Questão 8

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo adotada comumente como base para o planejamento estratégico de muitas Organizações. O termo SWOT é um acrônimo oriundo do idioma inglês, para se referir a:




Questão 9

Há concordância entre muitos autores e profissionais de que as principais atividades para fins de Capacitação de Pessoas, tradicionalmente e ainda hoje denominada por muitos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, podem ser subdividas em:




Questão 10

Como uma das regras para a fase preparatória do pregão, a Lei nº 10.520/02 estabelece que a autoridade competente deverá justificar a necessidade de contratação e definir alguns itens. Entre eles, só não está correto afirmar que a autoridade deverá definir:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta