Simulado de concurso para Analista de Administração

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Analista de Administração, que exige ensino superior. Organizadoras: FUNDEP e outras.

Questão 1

As perspectivas habitualmente adotadas para o Balanced Scorecard (BSC) são:




Questão 2

Com base no Volume II: Programas e Ações por Setor de Governo, do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, do Governo Mineiro, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três Ações do Programa 013 – Fomento à Indústria de Alta Tecnologia, de responsabilidade da Codemig.




Questão 3

Existem vários tipos de leis orçamentárias. A primeira delas é o Plano Plurianual (PPA), que faz um planejamento para o período de quatro anos. Com base no PPA aprovado, o governo federal envia anualmente ao Congresso o projeto de outra lei: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse projeto, que também precisa ser aprovado pelos parlamentares, define as prioridades que irão nortear a Lei Orçamentária da União (LOA). Entre as afirmativas a seguir, é incorreto afirmar que:




Questão 4

Na Gestão de Projetos é recorrente se subdividir o projeto em etapas. São comumente aceitas e adotadas, por profissionais e autores, as seguintes:




Questão 5

A Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, tem como uma de suas competências coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, instituído pelo Decreto nº 5.378/05. Entre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública, encontra-se a Gestão de Processos, considerada por muitos autores e profissionais um excelente instrumento de gestão. Em relação à abordagem por processos, está incorreto afirmar que:




Questão 6

Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.

COLUNA I
1. Administração de cúpula de produção e administração setorial
2. Administração estratégica
3. Administração funcional
4. Administração de supervisão

COLUNA II
( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.
( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.
( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.
( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 7

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal e é mantido pelos órgãos e pelas entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais (SISG). O cadastramento do SICAF é realizado, sem ônus, em qualquer Unidade Cadastradora (UASG) localizada nas diversas Unidades da Federação e compreende os seguintes níveis:




Questão 8

De acordo com o estabelecido pela Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará uma série de regras. Qual é a única regra incorreta, entre as listadas abaixo?




Questão 9

O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Entre as opções a seguir, não está contemplada entre alguns dos principais objetivos do SIAFI:




Questão 10

No que se relaciona às estratégias de aquisição de recursos materiais e patrimoniais, a redução de custos, maior flexibilidade e eficiência, a incorporação de novas tecnologias e o foco no negócio principal da empresa são vantagens associadas à(ao):




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta