Simulado de concurso para Analista de Administração

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Analista de Administração, que exige ensino superior. Organizadoras: FUNDEP e outras.

Questão 1

Há concordância entre muitos autores e profissionais de que as principais atividades para fins de Capacitação de Pessoas, tradicionalmente e ainda hoje denominada por muitos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, podem ser subdividas em:




Questão 2

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo adotada comumente como base para o planejamento estratégico de muitas Organizações. O termo SWOT é um acrônimo oriundo do idioma inglês, para se referir a:




Questão 3

Assinale, entre as seguintes afirmativas que fazem referência a algumas das principais abordagens da Administração, a única que está incorreta.




Questão 4

Robert S. Kaplan e David P. Norton, criadores do Balanced Scorecard (BSC), sustentam a necessidade de se seguirem quatro passos para o uso do BSC, a longo prazo, num processo integrado de planejamento e orçamento operacional. São eles:




Questão 5

Segundo Gitman (2010), os efeitos das variações no nível dos ativos circulantes sobre o tradeoff risco-lucratividade das empresas podem ser ilustrados mediante o uso da relação ativos circulantes / ativos totais, que indica a porcentagem dos ativos totais constituída por ativos circulantes (capital de giro).
No contexto dos efeitos de variações dessa relação ou índice sobre o risco e a lucratividade, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Entre as opções a seguir, não está contemplada entre alguns dos principais objetivos do SIAFI:




Questão 7

Considere que uma empresa hipotética apresentou, em 31 de dezembro de 2016, as seguintes demonstrações financeiras:

Balanço Patrimonial

Ativo Circulante $ 420.000 Passivo Circulante $ 280.000
Ativo Não Circulante $ 580.000 Exigível a Longo Prazo $ 120.000
Patrimônio Líquido $ 600.000
Ativo Total $ 1.000.000 Passivo Total $ 1.000.000

Demonstração de Resultados

Vendas $ 1.200.000
(-) Custos e Despesas $ 1.110.000
Lucro Líquido $ 90.000

Com base nessas demonstrações, é correto afirmar que os índices de endividamento e de liquidez corrente foram, no período considerado, respectivamente, iguais a:




Questão 8

Como uma das regras para a fase preparatória do pregão, a Lei nº 10.520/02 estabelece que a autoridade competente deverá justificar a necessidade de contratação e definir alguns itens. Entre eles, só não está correto afirmar que a autoridade deverá definir:




Questão 9

A Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, tem como uma de suas competências coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, instituído pelo Decreto nº 5.378/05. Entre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública, encontra-se a Gestão de Processos, considerada por muitos autores e profissionais um excelente instrumento de gestão. Em relação à abordagem por processos, está incorreto afirmar que:




Questão 10

Em relação ao Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR), está incorreto afirmar que:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta