Simulado de concurso para Agente de Combate a Endemias

Simulado com questões especificas aplicadas em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Agente de Combate a Endemias (ACE), que exige Ensino Fundamental. Organizadoras: Big Advice, AMEOSC, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).

Questão 1

O Agente de Combate às Endemias, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado, tem como atribuição o exercício de atividades de

1- Vigilância de doenças;
2- Prevenção e Controle de doenças;
3- Promoção da saúde;
4- Participação em ações que fortaleçam o setor saúde.

Das atividades relacionadas nos itens de 1 a 4, qual não é atribuição do Agente de Combate às Endemias?

Questão 2

Gestante, 6º mês de gestação, hipertensão arterial, compareceu ao setor de urgência de uma Unidade Básica de Saúde com suspeita de dengue, apresentando febre, cefaleia e sangramento de pele espontâneo (petéquias), e ausência de sinais de alarme. Com relação ao tratamento da dengue e levando em consideração o estadiamento da doença – grupo B, essa gestante deve ter acompanhamento em

Questão 3

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda a questões.

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens a seguir e marque a alternativa correta. As funções da Secretaria de Vigilância em Saúde incluem, entre outras ações:

( ) coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional;
( ) investigação de surtos de doenças;
( ) coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública;
( ) gestão de sistemas de informação de mortalidade.

Questão 4

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Qual alternativa não é correta?

Questão 5

A vigilância epidemiológica requer ações que permitam conhecer o comportamento de doenças, como o sarampo, rubéola, meningite, dentre outras, de forma a evitar surtos.
Sobre o sarampo, não é correto o que se afirma na alternativa:

Questão 6

Qual é o modo de transmissão mais comum da leptospirose?

Questão 7

A Vigilância entomológica, preconizada pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, apresenta como objetivo principal o monitoramento dos índices de infestação por Aedes aegypti. com o intuito de auxiliar na execução das ações apropriadas de eliminação dos criadouros de mosquitos. São ações desse subcomponente

Questão 8

A dengue é uma doença viral, que se espalhou rapidamente em todas as regiões da OMS nos últimos anos. O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito fêmea, da espécie Aedes aegypti. Pode-se afirmar que este mosquito também transmite:

Questão 9

Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, do Ministério da Saúde, é considerada idosa a pessoa

Questão 10

A Leishmaniose é uma doença provocada pelo protozoário parasita Leishmania infantum, que pode ser transmitida tanto para animais quanto para pessoas. Considerada, portanto uma zoonose, por meio da picada da fêmea infectada do mosquito Lutzomyia longipalpis (mosquito-palha). Há dois tipos de leishmaniose: Leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar.
Analise as proposições abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Leishmaniose visceral, ou Calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui, que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania Chagasi.
( ) A doença não é contagiosa nem transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.
( ) Na maioria dos casos, o período de incubação é de 6 a 10 meses, mas pode variar de 30 dias a 2 anos.
( ) A leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, transmitida por diversas espécies de protozoários do gênero Leishmania, que acometem o homem e provocam úlceras na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores.
( ) O vetor, ou seja, o agente transmissor do protozoário, é o macho infectado do mosquito Lutzomyia, conhecido popularmente por mosquito-palha, birigui, tatuquira ou cangalha, um inseto bem pequeno que permanece com as asas levantadas durante o pouso.

A alternativa que representa a sequência CORRETA de respostas é:

Questão 11

A leptospirose é uma doença infectocontagiosa de ocorrência mundial, causada por uma bactéria chamada Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. Esse microorganismo pode sobreviver nos rins dos animais infectados sem provocar nenhum sintoma e, no meio ambiente, depois de ter sido excretado pela urina.
Assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 12

O Controle Integrado da Malária, que envolve ações de controle dessa endemia em todos os níveis de atenção à saúde, precisa contar com profissionais de saúde bem capacitados. As Unidades Básicas de Saúde, as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias, cada um dentro das suas competências, precisam estar qualificados para:

l - identificar casos suspeitos de malária;
lI - realizar ou providenciar a realização do diagnóstico precoce;
lII - instituir o tratamento adequado e imediato e/ou acompanhá-lo;
lV - desenvolver ações educativas e de mobilização social que possam garantir as medidas de controle individuais e coletivas, com impacto na melhoria das situações identificadas.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Ações de controle de endemias: malária: manual para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002).

Lendo o texto, podemos concluir que é correto o que se afirma nos itens

Questão 13

Paulo, 22 anos, cozinheiro em um pequeno restaurante da cidade, era especialista em preparar pratos de comidas caseiras. Certo domingo, logo cedo, Paulo ligou para a dona do restaurante para informar que não poderia ir trabalhar por estar com diarreia. Ela o orientou a tomar um chá de hortelã e, tão logo o seu estado de saúde melhorasse, deveria comparecer ao trabalho, justificando que não havia funcionário para substituí-lo naquele dia. Levando em consideração a situação em questão e as normas de segurança dos alimentos, é correto afirmar que Paulo

Questão 14

Analise as proposições abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) A doença do Zika vírus é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
( ) Os sintomas mais comuns do Zica vírus são febre baixa, dores leves nas articulações, coceira e vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas costumam ter duração de 2 a 7 dias.
( ) O Zica vírus pode ser transmito através de relação sexual de uma pessoa com Zica para os seus parceiros ou parceiras, mesmo que a pessoa infectada não apresente os sintomas da doença.
( ) Uma gestante não pode transmitir o ZKV para o feto durante a gravidez e essa forma de transmissão não está relacionada à ocorrência de microcefalia e outros defeitos cerebrais graves do feto.
( ) O Zica vírus tem uma evolução benigna e demora cerca de quatro dias entre a infecção e a manifestação dos primeiros sintomas.

Questão 15

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda à questão.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional,

I por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis,
II pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis;
III pela saúde ambiental e do trabalhador;
IV pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Dos itens relacionados quais são verdadeiros?

Questão 16

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Leia as assertivas e marque a incorreta.

Questão 17

As atribuições do profissional Agente de Combate a Endemias estão regulamentadas pela *LEI 11.350, de 05 de Outubro de 2006:
Art. 4° “O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado”.
Considerando, supracitado, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 18

As possíveis vias de transmissão das hepatites virais B e C, EXCETO:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

3 comentários

  1. INALDO
    #QT-2239 Excelente, mas não estou conseguindo novas questões.
  2. Marcos willer DE OLIVEIRA
    #QT-1418 frango cru em prateleira de baixo? Alimentos como presunto e queijo minas devem ser armazenados em potes plásticos, papel alumínio ou vegetal. Carne vermelha, frango, peixe e porco precisam ser retirados de suas embalagens, colocados em um recipiente e guardados no congelador. Para não perder suas características de sabor e textura, as carnes nunca devem ser recongeladas. Temperar a carne ajuda em sua conservação. fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/noticias/501755/nutricionista-da-dicas-para-a-conservacao-de-alimentos

Deixe uma resposta