Simulado de concurso para Agente Administrativo

Prepare-se! Faça esse simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Agente Administrativo, de nível médio. Organizadoras: IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, FAUEL – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina e Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Gestão de Concursos).

Questão 1

Considere os seguintes atos e condutas relativas à atividade estatal:

I. Avocação de uma competência do subordinado pelo superior hierárquico.
II. Distribuição interna de competências no interior de uma pessoa jurídica.
III. Distribuição de competências de uma pessoa jurídica para outra pessoa física ou jurídica.

Ocorre a denominada descentralização administrativa no(s) ato(s) ou conduta(s) descrita(s) no(s) item(ns):




Questão 2

A liderança orientada para pessoas compreende os comportamentos classificados dentro do modelo democrático de uso da autoridade. Sendo assim, assinale a alternativa que indica o que o líder orientado para pessoas tende a não apresentar.




Questão 3

Para se promover a construção de um bom ambiente de trabalho, no qual as informações sejam passadas de maneira eficiente e clara, e no qual seja sempre realizado um bom atendimento ao contribuinte, é importante que o servidor público apresente:




Questão 4

Para montar um sistema de controle é preciso definir os procedimentos e as ferramentas para produção, processamento e apresentação de informações. Há várias características de um sistema de controle eficaz.
Aquela que tem um custo menor que os benefícios é:




Questão 5

Assinale a alternativa que não indica arquivos classificados quanto ao gênero.




Questão 6

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A divisão vertical do trabalho, das funções até os cargos, tem como resultado a distribuição da autoridade em níveis.
II. Hoje em dia, a hierarquia foi substituída pela autoadministração em muitas empresas.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 7

Analise os termos a seguir, em relação a correspondências e documentos, e correlacione a COLUNA I com a
COLUNA II.
COLUNA I

1. Correspondência interna
2. Correspondência externa
3. Documentação jurídica
4. Documentação contábil

COLUNA II

( ) Cartas de pessoas e empresas
( ) Orçamentos, notas fiscais, folhas de pagamento, duplicatas, faturas.
( ) Comunicados, memorandos, instruções, comunicações de rotina.
( ) Contratos, pendências, escrituras, legislação, atas.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 8

As cartas comerciais são de grande utilidade e possuem intenso fluxo nas rotinas empresariais.

Com relação às cartas comerciais, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as
falsas.

( ) Carta de advertência ou simplesmente advertência – De uso interno e busca chamar a atenção ou advertir as pessoas quanto a
comportamentos ou ocorrências indesejadas na empresa.

( ) Carta cobrança – Meio textual que tem por objetivo solicitar um pagamento ou regularização de débito e pode ser feita por envio automático, por e-mail, pelos correios e outros meios.

( ) Resposta a consulta – Destaca informações que podem ser referentes a cadastro pessoal, registro profissional, imóveis, informações de estabelecimentos e outras por solicitação e interesse de um solicitante.

( ) Carta serial – Identificada por código de barras, sobre a qual os destinatários e remetentes já têm conhecimento do assunto; normalmente traz apenas números, localizadores ou codificadores alfanuméricos.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 9

Motivos internos para realização do trabalho são aqueles que surgem das próprias pessoas. Assinale a alternativa que não contém um motivo interno.




Questão 10

Analise a situação hipotética a seguir.

Luiz Antônio está iniciando seus trabalhos de rotina de escritório na sua empresa. Aparentemente simples, os protocolos ou procedimentos para a prática das correspondências utilizando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) exigem alguns cuidados, pois:

I. todo tipo de objeto pode ser expedido por via postal, inclusive substâncias deterioráveis, corrosivas, material contaminante e outros, desde que devidamente identificados.
II. a correspondência deve ser fechada com cola e a ECT não irá aceitar correspondência grampeada, lacrada com fita adesiva ou semelhante ou com fecho sujo ou com excesso de cola.
III. certos impressos, como folhetos promocionais, podem ter tarifas reduzidas. Para isso, os envelopes devem estar abertos e ter na frente a palavra “impresso” carimbada ou anotada. A ECT verificará se o conteúdo se enquadra nas normas prescritas para esse tipo de serviço.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):




Tempo de simulado:

4 comentários

  1. Fernandes
    #QT-605 marquei a alternativa E na ultima questão porém tinha duas alternativas E
  2. Rafa
    #QT-558 não seria Alternativa D, estabelecer laços emocionais? Coloquei B porque ja tinha feito marquei a D e falou que estava errado

Deixe uma resposta