Simulado de concurso para Administrador Escolar

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Administrador Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE e outras.

Questão 1

“Conseguir que os usuários internos e externos da escola assumam responsavelmente as decisões implica criar condições para que o façam”. Quanto às situações limitantes apresentadas pelo autor para participação dos pais na escola é correto afirmar, exceto:




Questão 2

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta.

l- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
ll- Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.
lll- Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desenvolvida na escola e que nem por isso é menos importante.
lV- Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras instituições quando se fizer necessário.
V- Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.




Questão 3

O Conselho Escolar somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que, exceto:




Questão 4

“Que tipo de cidadãos queremos formar? Em que direção a nossa escola deve ir? Que atividades e disciplinas devem ser organizadas para que se chegue neste lugar? Como devem ser distribuídos o tempo e os espaços de ensino e de aprendizagem? Quais os critérios de aprovação ou reprovação dos alunos nas suas séries?” O documento que comporta estas definições é o/a:




Questão 5

O documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - explicita que a Unesco instituiu a Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, que veio a produzir um relatório no qual a educação é concebida a partir de princípios que constituem os quatro pilares da educação. Considerando estes pilares e correto afirmar, exceto:




Questão 6

“A democracia deve ser afirmada como um valor e como um processo”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:




Questão 7

Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.
ll- Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.
lll- Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.
lV- Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.




Questão 8

“Transformar as reuniões do Conselho Escolar no sentido de torná-las efetivamente um espaço democrático de decisões exige, claro, a disposição da direção da escola, assim como de seu corpo técnico e dos professores, de tomar medidas nessa direção.” Neste sentido é correto afirmar, exceto:




Questão 9

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:




Questão 10

“Estudiosos da era da informação, como Manuel Castells, têm observado que a globalização marginaliza povos e países que têm sido excluídos das redes de informação”. Na perspectiva de uma escola democratizadora novas ações são exigidas. Dentre elas cita-se, exceto:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta