Simulado de concurso para Administrador Escolar

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Administrador Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE e outras.

Questão 1

“Autonomia não se concede, se conquista!” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:




Questão 2

O Conselho Escolar somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que, exceto:




Questão 3

Vitor Paro, ao escrever sobre educação e democracia, diz que: “A importância de considerar a dimensão política da educação e as potencialidades de sua realização como prática democrática na escola está associada, assim, à própria importância da relação pedagógica na convivência social.”
Nesse sentido, analise as afirmações seguir e assinale a alternativa correta.

l- A promoção de processos eleitorais no ambiente escolar, por si só, garantem o essencial da democracia, ou seja, o exercício da aceitação mútua, presente na relação pedagógica.
ll- A colaboração entre grupos e pessoas é essencial à convivência pacífica e ao desenvolvimento histórico da sociedade. Não é a luta o modo fundamental de relação humana, mas a colaboração.
lll- Pela educação como prática democrática se constrói o político e se concorre para uma sociedade mais cooperativa, mais compartilhada e mais digna de ser compartilhada.




Questão 4

Na Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991) há uma crítica à concepção da administração escolar na sua origem. Assim, assinale a alternativa correta.




Questão 5

No procedimento de dicotomização entre pedagógico e administrativo costuma-se às vezes afirmar que o administrativo atrapalha a realização do pedagógico, numa clara confusão do administrativo com o burocrático, no sentido negativo do termo, ou seja, de práticas que se tornam fins em si mesmas, desarticuladas dos objetivos para os quais foram concebidas. (Cf. Sánchez Vázquez, 1977in Vitor Paro). Considerando a atuação político-pedagógica da gestão escolar todas as alternativas estão corretas, exceto a:




Questão 6

“Deve-se considerar que mesmo que a escola proponha instituir o Conselho Escolar em moldes democráticos, usando de sua autonomia relativa e tendo em vista a participação de todos os usuários nas discussões e deliberações, como coletivo, ainda assim são necessárias precauções.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a:




Questão 7

“Que tipo de cidadãos queremos formar? Em que direção a nossa escola deve ir? Que atividades e disciplinas devem ser organizadas para que se chegue neste lugar? Como devem ser distribuídos o tempo e os espaços de ensino e de aprendizagem? Quais os critérios de aprovação ou reprovação dos alunos nas suas séries?” O documento que comporta estas definições é o/a:




Questão 8

“É claro que todo processo que necessita da participação coletiva leva a uma carga de trabalho a mais, pois é necessário prever o tempo para a preparação das atividades.” Identifique as atividades nas quais o administrador escolar deve estar envolvido e assinale a alternativa correta.

l- Levantamento de dados ou preparo de relatórios.
ll- Diagnósticos para a utilização na atividade coletiva.
lll- Leitura de textos diversos.
lV- Planejamento da atividade (participativa) e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos.




Questão 9

“Estudiosos da era da informação, como Manuel Castells, têm observado que a globalização marginaliza povos e países que têm sido excluídos das redes de informação”. Na perspectiva de uma escola democratizadora novas ações são exigidas. Dentre elas cita-se, exceto:




Questão 10

No documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - há uma preocupação com a participação e qualificação desse processo. São pontos de tensão que o administrador escolar deve ter presente, exceto:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta