Simulado de concurso para Administrador Escolar Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Administrador Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE e outras. Questão 1“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta. l- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola. ll- Acolher, respeitar e valorizar a diversidade. lll- Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desenvolvida na escola e que nem por isso é menos importante. lV- Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras instituições quando se fizer necessário. V- Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola. A ⇒ Somente as afirmações II e III são corretas. B ⇒ Somente a afirmação III é incorreta. C ⇒ Todas as afirmações são corretas. D ⇒ Somente a afirmação V é incorreta. Questão 2O documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - explicita que a Unesco instituiu a Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, que veio a produzir um relatório no qual a educação é concebida a partir de princípios que constituem os quatro pilares da educação. Considerando estes pilares e correto afirmar, exceto: A ⇒ Aprender a ser significa contribuir para o desenvolvimento total da pessoa: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, capacidade para se comunicar, espiritualidade. Significa também a pessoa aprender a elaborar pensamentos autônomos e críticos e formular seus próprios juízos de valor, não negligenciando nenhuma de suas potencialidades individuais B ⇒ Aprender a fazer exprime a aquisição não somente de uma qualificação profissional, mas de competências que tornem a pessoa apta a enfrentar variadas situações e trabalhar em equipe. Aprender a fazer envolve, assim, o âmbito das diferentes experiências sociais e de trabalho. C ⇒ Aprender a conviver diz respeito a direção da descoberta progressiva do outro e da interdependência, além da participação em projetos comuns. D ⇒ Aprender a conhecer significa a aquisição de um vasto repertório de saberes, o aumento de conteúdos na escola implica no aumento das capacidades cognitivas: atenção, memória e o pensamento mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação, críticA). Questão 3“Autonomia não se concede, se conquista!” Nesse sentido é correto afirmar, exceto: A ⇒ A autonomia permite decidir se a escola quer seguir as legislações e orientações emanadas da mantenedora, neste caso a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina. B ⇒ A autonomia verdadeira não é a concedida por alguém ou por uma instituição. C ⇒ Institui-se no jogo de embates pelo poder e é, por essa razão, produto de uma construção histórica. D ⇒ A autonomia requer a vontade política de lutar por ela. Implica, portanto, disposição para tal, muito trabalho e, provavelmente, muitos conflitos. Questão 4“Transformar as reuniões do Conselho Escolar no sentido de torná-las efetivamente um espaço democrático de decisões exige, claro, a disposição da direção da escola, assim como de seu corpo técnico e dos professores, de tomar medidas nessa direção.” Neste sentido é correto afirmar, exceto: A ⇒ Transformar o desenrolar das próprias reuniões num espaço de aprendizagem de como decidir coletivamente. B ⇒ Garantir que seus membros sejam eleitos pelos pares C ⇒ Necessidade de que os membros do Conselho tenham conhecimento claro de seus direitos e deveres. D ⇒ Entendimento por parte de professores, pais, alunos e funcionários de que aos seus representantes no Conselho cabe expressar os seus próprios pontos de vista. Questão 5“A democracia deve ser afirmada como um valor e como um processo”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: A ⇒ Do ponto de vista do aluno, ela reside no direito de ir à escola e só começa a fazer sentido quando ele aprende. B ⇒ Conhecer a legislação, pois as leis representam um espaço privilegiado da afirmação da democracia. C ⇒ Do ponto de vista do educador, a cidadania passa por boas relações com os colegas, com a direção, com os funcionários – pelo direito de ensinar, ou seja, formar cidadãos. D ⇒ Todos podem ouvir e ser ouvidos no espaço escolar, no entanto, o que dizem os pais deve ter um peso maior sobre a decisão. Questão 6Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto: A ⇒ é Projeto porque indica uma direção. B ⇒ é Político porque resulta das relações de força existentes na escola, mas não toma partido sobre o que fazer e não fazer. C ⇒ é Pedagógico porque pressupõe uma definição do tipo de ser humano que se quer formar. D ⇒ deve ser entendido como uma tomada de posição e um consenso possível da comunidade da escola sobre o que se deve fazer para se formar os indivíduos que esta comunidade crê que devam ser formados na escola. Questão 7“É claro que todo processo que necessita da participação coletiva leva a uma carga de trabalho a mais, pois é necessário prever o tempo para a preparação das atividades.” Identifique as atividades nas quais o administrador escolar deve estar envolvido e assinale a alternativa correta. l- Levantamento de dados ou preparo de relatórios. ll- Diagnósticos para a utilização na atividade coletiva. lll- Leitura de textos diversos. lV- Planejamento da atividade (participativa) e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos. A ⇒ Apenas a atividade e III é incorreta. B ⇒ Todas as atividades são corretas. C ⇒ Apenas as atividades II e IV são corretas. D ⇒ Apenas a atividade I é incorreta. Questão 8Espera-se que o administrador escolar seja capaz de organizar dados que permitam de forma coletiva melhorar a gestão escolar. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. l- Reunir os professores, analisar os resultados dos alunos e, à luz da análise, tomar algumas medidas coletivas de redirecionamento do processo ensino aprendizagem. ll- Afixar no pátio da escola as notas dos estudantes com baixo rendimento e organizar atividades de ensino que recuperem suas notas baixas. lll- Fazer gráficos do rendimento dos alunos e expor na sala dos professores, nomeando os profissionais que ensinam mal. lV- Incentivar os esforços dos professores, chamando os pais para dividir as preocupações e orientar a melhor forma para eles acompanharem as tarefas de casa de seus filhos. A ⇒ Todas as afirmações são corretas. B ⇒ Somente as afirmações II e III são incorretas. C ⇒ Somente a afirmação IV está incorreta. D ⇒ Todas as afirmações são incorretas. Questão 9O texto “Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública”, de Vitor Paro, diz que: “pode-se considerar a educação como intrinsecamente política numa dupla dimensão”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. l- É por meio da educação, entendida como atualização histórico-cultural, que o homem se constrói em sua historicidade, historicidade esta que traz inclusa a dimensão política. ll- A escola, por ser o local em que se dá a transmissão de conhecimentos e da cultura em geral, atendendo à generalidade da população, é um campo neutro onde não devem entrar interesses políticos particulares. lll- O saber escolar, por seu conteúdo universal, estaria a serviço de todos, não devendo submeter-se a interesses de grupos ou pessoas. lV- A educação, fundada na aceitação do outro como legítimo sujeito, apresenta-se como a realização da convivência pacífica e cooperativa que nega a dominação e labora em favor da democracia. A ⇒ Apenas a afirmação IV está correta. B ⇒ Apenas as afirmações I e IV são incorretas. C ⇒ Todas as afirmações são corretas. D ⇒ Apenas as afirmações II e III são incorretas. Questão 10Na Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991) há uma crítica à concepção da administração escolar na sua origem. Assim, assinale a alternativa correta. A ⇒ Visava o controle burocrático administrativo, desenvolvia seu trabalho priorizando a administração escolar de forma mais científica, tendo como meta o controle, a racionalização e a divisão do trabalho. B ⇒ Visava interação entre administrativo e pedagógico, desenvolvia seu trabalho priorizando o currículo escolar e o trabalho coletivo. C ⇒ Voltava-se para a coleta de dados quantitativos e qualitativos para possibilitar avaliação diagnóstica do processo pedagógico. D ⇒ Voltava-se para prática articulada da gestão escolar junto aos demais especialistas com vistas a produzir, desenvolver e avaliar o projeto político pedagógico. Tempo de simulado: Compartilhe! Facebook Twitter Google + Whatsapp