Simulado de concurso para Administrador Escolar

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Administrador Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE e outras.

Questão 1

No procedimento de dicotomização entre pedagógico e administrativo costuma-se às vezes afirmar que o administrativo atrapalha a realização do pedagógico, numa clara confusão do administrativo com o burocrático, no sentido negativo do termo, ou seja, de práticas que se tornam fins em si mesmas, desarticuladas dos objetivos para os quais foram concebidas. (Cf. Sánchez Vázquez, 1977in Vitor Paro). Considerando a atuação político-pedagógica da gestão escolar todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Questão 2

O documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - explicita que a Unesco instituiu a Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, que veio a produzir um relatório no qual a educação é concebida a partir de princípios que constituem os quatro pilares da educação. Considerando estes pilares e correto afirmar, exceto:

Questão 3

Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991), são atribuições do Administrador Escolar, exceto:

Questão 4

“Autonomia não se concede, se conquista!” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 5

“Deve-se considerar que mesmo que a escola proponha instituir o Conselho Escolar em moldes democráticos, usando de sua autonomia relativa e tendo em vista a participação de todos os usuários nas discussões e deliberações, como coletivo, ainda assim são necessárias precauções.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Questão 6

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta.

l- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
ll- Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.
lll- Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desenvolvida na escola e que nem por isso é menos importante.
lV- Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras instituições quando se fizer necessário.
V- Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

Questão 7

“A democracia deve ser afirmada como um valor e como um processo”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 8

O texto “Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública”, de Vitor Paro, diz que: “pode-se considerar a educação como intrinsecamente política numa dupla dimensão”.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- É por meio da educação, entendida como atualização histórico-cultural, que o homem se constrói em sua historicidade, historicidade esta que traz inclusa a dimensão política.
ll- A escola, por ser o local em que se dá a transmissão de conhecimentos e da cultura em geral, atendendo à generalidade da população, é um campo neutro onde não devem entrar interesses políticos particulares.
lll- O saber escolar, por seu conteúdo universal, estaria a serviço de todos, não devendo submeter-se a interesses de grupos ou pessoas.
lV- A educação, fundada na aceitação do outro como legítimo sujeito, apresenta-se como a realização da convivência pacífica e cooperativa que nega a dominação e labora em favor da democracia.

Questão 9

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:

Questão 10

“Que tipo de cidadãos queremos formar? Em que direção a nossa escola deve ir? Que atividades e disciplinas devem ser organizadas para que se chegue neste lugar? Como devem ser distribuídos o tempo e os espaços de ensino e de aprendizagem? Quais os critérios de aprovação ou reprovação dos alunos nas suas séries?” O documento que comporta estas definições é o/a:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta