Simulado de concurso para Engenheiro Eletricista

Simulado para você se preparar para concursos públicos. Responda questões de Provas Objetivas realizadas em concursos públicos para a função de Engenheiro Eletricista, de nível superior. Organizadora: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

Em 2016, o governo brasileiro assinou um decreto que permitiu a migração das rádios difusoras AM para a faixa de FM. A respeito dessa migração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As emissoras que operam na faixa de FM possuem melhor qualidade de áudio, porém com uma ocupação maior de banda que o sinal AM.
( ) Os sinais de rádio AM sofrem menos com interferências provenientes de aparelhos elétricos, raios solares, tempestades, pois trabalham numa faixa inferior do espectro eletromagnético.
( ) Para uma mesma potência transmitida, os sinais de rádio AM possuem maior cobertura que os sinais de rádio FM.

Assinale a sequência correta.

Questão 2

Analisando o circuito de amplificadores transistorizados apresentados na figura abaixo, assinale a alternativa incorreta.
sadsad

Questão 3

Corrente e a tensão são duas variáveis básicas, todavia, são muito importantes para o bom funcionamento dos Circuitos Elétricos. Além disso, é necessário que saibamos quanta potência um dispositivo é capaz de manipular. Sendo assim, pensando nas definições de corrente, tensão e potência, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A tensão também recebe o nome de diferença de potencial sendo a energia necessária para deslocar uma carga unitária através de um elemento.
( ) Se a corrente se mantiver constante, ou seja, não muda com o tempo, podemos chama-la de corrente alternada (CA);
( ) Potência é a velocidade com que a energia é consumida e sua unidade de medida é o wattshora (Wh);
( ) A potência fornecida ou absorvida por um equipamento é o produto de sua tensão pela corrente que o percorre.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 4

Considerando o circuito sequencial síncrono apresentado na figura abaixo e assumindo que o estado atual é Q0 = 0 e Q1 = 1, assinale a alternativa correta.
dssfdss

Questão 5

Acerca dos serviços de Comunicação Móvel 4G e do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 6

Apesar de não ser propriamente um dispositivo de conversão eletromecânica de energia, o transformador é um equipamento de extrema importância na análise global e na operação dos sistemas elétricos de potência. Sendo assim, é importante que esses equipamentos sempre estejam em perfeito estado de operação. Para este fim, os ensaios a vazio e de curto-circuito são utilizados. Nesse contexto, assinale a alternativa que não apresenta uma finalidade do ensaio a vazio de transformadores.

Questão 7

Através das propriedades eletromagnéticas, os motores elétricos são dispositivos que convertem energia elétrica em energia mecânica. Portanto, as máquinas de indução estão inclusas neste grupo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Uma máquina que possui apenas um conjunto contínuo de enrolamentos amortecedores podem ser denominadas como máquina de indução.
( ) Não existe a necessidade de uma corrente de campo CC para fazer a máquina de indução funcionar.
( ) A tensão do rotor de uma máquina de indução é induzida nos enrolamentos através de uma conexão física de fios.
( ) As máquinas de indução se destacam principalmente quando utilizadas como geradores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 8

Consumidores de grande porte comumente possuem demanda contratada. Assim como apontado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), após o consumidor possuir demanda contratada de potência ativa passa a ser obrigação da distribuidora fornecer continuamente a quantidade contratada, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados em contrato. Se o contratante ultrapassar o valor contratado, terá custos adicionais relacionados a multas e encargos, e se usar menos, terá que arcar com os custos como se houvesse utilizado toda a demanda. Ambos os fatos apontam que a equipe de planejamento dimensionou de maneira errada a demanda que deveria ser contratada. Sendo assim, uma empresa possui demanda contratada igual a 80 kW. Essa empresa apresenta demanda instantânea de 30 kW, a que se mantém constante por três minutos, ou seja, durante esses três minutos a demanda é a mesma, ao fim dos quais passa para 50 kW, se mantém constante por mais 3 minutos, aumenta para 60 kW, por mais três minutos fica constante e aumenta novamente para 70 kW, fica estável por mais três minutos e por fim atinge 80 kW, permanecendo nesse nível de demanda por 3 minutos. Ao fim desse tempo o ciclo se repete. Sabendo disso, encontre a demanda média nos primeiros 13 minutos e assinale a alternativa correta.

Questão 9

Três lâmpadas são conectadas a uma fonte de 120V, conforme mostrado na figura.
imagem
A corrente total fornecida pela fonte e a corrente que passa pela lâmpada de 80W são respectivamente:

Questão 10

Um fio de material condutor possui condutividade de 5,8x107 S/m. Assinale a alternativa que apresenta o valor da densidade de corrente de condução quando um campo elétrico de 20x10-3 V/m é aplicado.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta