Simulado de concurso para Engenheiro Eletricista

Simulado para você se preparar para concursos públicos. Responda questões de Provas Objetivas realizadas em concursos públicos para a função de Engenheiro Eletricista, de nível superior. Organizadora: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

As concessionárias de energia preferem que as cargas absorvam potência com um fator de potência unitário, de modo que a corrente para dada potência absorvida seja mínima, resultando menor quantidade de perdas nas resistências associadas às linhas de transmissão e distribuição e outros equipamentos. Essa correção do fator de potência pode ser realizada pela compensação ou pela anulação da potência reativa absorvida pela carga por meio da conexão de uma reatância em paralelo que absorve a mesma potência reativa em magnitude, mas oposta em sinal. No circuito da figura acima, a potência complexa absorvida pela impedância da carga foi calculada como P + jQ = (1350 + j500) VA. Assinale a alternativa que apresenta a reatância em paralelo que resultará em um fator de potência unitário, visto da fonte de tensão.
imagem
imagem

Questão 2

A seguir são apresentados 4 tipos de sensores utilizados em automação de sistemas elétricos.
I - Sensores ultrassônicos
II - Sensores de propulsão
III - Sensores termopares
IV - Sensores piezoelétricos
Qual alternativa apresenta as grandezas medidas por esses sensores, na ordem em que são apresentados (I, II, III e IV)?

Questão 3

Três lâmpadas são conectadas a uma fonte de 120V, conforme mostrado na figura.
imagem
A corrente total fornecida pela fonte e a corrente que passa pela lâmpada de 80W são respectivamente:

Questão 4

Acerca dos serviços de Comunicação Móvel 4G e do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 5

Corrente e a tensão são duas variáveis básicas, todavia, são muito importantes para o bom funcionamento dos Circuitos Elétricos. Além disso, é necessário que saibamos quanta potência um dispositivo é capaz de manipular. Sendo assim, pensando nas definições de corrente, tensão e potência, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A tensão também recebe o nome de diferença de potencial sendo a energia necessária para deslocar uma carga unitária através de um elemento.
( ) Se a corrente se mantiver constante, ou seja, não muda com o tempo, podemos chama-la de corrente alternada (CA);
( ) Potência é a velocidade com que a energia é consumida e sua unidade de medida é o wattshora (Wh);
( ) A potência fornecida ou absorvida por um equipamento é o produto de sua tensão pela corrente que o percorre.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 6

Através das propriedades eletromagnéticas, os motores elétricos são dispositivos que convertem energia elétrica em energia mecânica. Portanto, as máquinas de indução estão inclusas neste grupo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Uma máquina que possui apenas um conjunto contínuo de enrolamentos amortecedores podem ser denominadas como máquina de indução.
( ) Não existe a necessidade de uma corrente de campo CC para fazer a máquina de indução funcionar.
( ) A tensão do rotor de uma máquina de indução é induzida nos enrolamentos através de uma conexão física de fios.
( ) As máquinas de indução se destacam principalmente quando utilizadas como geradores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

Dentre as máquinas elétricas, a de indução é uma das mais utilizadas no meio industrial. Sendo assim, aponte a alternativa que não é característica desse tipo de equipamento.

Questão 8

Em um circuito trifásico a quatro fios, cuja tensão de fase é 400 V, conecta-se uma carga que demanda 4000 VA. Considerando a potência trifásica da máquina e a tensão de linha do circuito como valores de base, e sabendo que a reatância indutiva da carga informada pelo fabricante p 6 Ÿ, assinale a alternativa correta.

Questão 9

A ocorrência de descargas atmosféricas pode causar sérios danos às instalações elétricas e vitimar pessoas e animais que se encontrem dentro da área atingida pela descarga. A fim de evitar esses danos, deve-se instalar um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) cujos requisitos básicos dependem do tipo de estrutura que se deseja realizar a proteção. Alguns dos principais elementos que compõem o SPDA são listados a seguir. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Captor: principal elemento do para-raios, formado normalmente por três ou quatro pontas composto por material condutor.
( ) Mastro: elemento constituído de um tubo condutor, composto por material metálico, que serve como suporte do captor.
( ) Eletrodo de terra: condutor metálico que interliga o mastro ou o captor ao eletrodo de terra, podendo ser dos tipos natural ou não natural.
( ) Condutor de descida: elemento responsável pela dispersão da corrente elétrica proveniente da descarga no solo, composto de material metálico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 10

Analise o trecho de programa abaixo escrito para um microcontrolador PIC.

01: int x, y;
02: x=input_a();
03: y=input_b();
04: for ( i=x; i>0; i--) {
05: y=y >>1;
06: output_c(y);
07: delay_ms(100) }
08: y = y + 03d;

Considerando inicialmente portA = 03d e portB = A0h, qual é o resultado assumido pela portC e pela variável y após a execução da linha 08 do código?

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta