Simulado de concurso para Assistente Social

Faça esse simulado com questões de Provas Objetivas e se prepare para concursos públicos para a função de Assistente Social, de nível superior. Organizadoras: UPENET/IAUPE, COMPERVE, Gerência de Exames e Concursos da UFMT e FAUEL.

Questão 1

O controle social se configura como direito conquistado no processo de redemocratização brasileiro, visando a ampliação da democracia participativa. Nas políticas sociais, a participação é prevista através dos conselhos e conferências. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta.

Questão 2

O Brasil atingiu a marca de mais de 200 milhões de habitantes e, com o aumento da expectativa de vida e a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade, a nossa pirâmide demográfica vem adquirindo diferentes contornos. No entanto, ainda somos um país predominantemente jovem, onde, segundo o IBGE (2017), 22.22% da população têm entre 10 a 14 anos. Como forma de proteção e garantia de direitos dessas crianças e adolescentes, foi promulgada, em 13 de julho de 1990, a Lei nº 8.069. Sobre a referida legislação, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 3

A Lei nº 11.340/2006 considera como violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual e psicológico e dano moral ou patrimonial. Considerando o disposto na legislação, assinale a alternativa correta.

Questão 4

No que concerne aos desafios atuais do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro, analise os itens abaixo:

I. Em consonância com os projetos societários, o projeto ético-político do serviço social se concretiza na conservação da ordem social.
II. Um dos elementos constitutivos do projeto ético-político é a matriz teórica-metodológica em que se ancora.
III. O projeto ético-político se concretiza, visto que há uma relação de identidade entre o que projetamos e o que realizamos efetivamente.
IV. A sociedade capitalista impõe limites, mas não inviabiliza a consecução plena dos princípios que norteiam o projeto ético-político.

Está(ão) CORRETO(S)

Questão 5

A questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas.
Analisando a questão social no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 6

As tendências analíticas e interpretativas sobre a profissão Serviço Social e a realidade sobre a qual atua não se configuram como homogêneas, mas são permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos.
Isso porque:

Questão 7

O princípio/diretriz da matricialidade sócio-familiar, presente na PNAS, sustenta-se na concepção de família como

Questão 8

Analise a seguinte situação hipotética: Uma mulher gestante informa aos profissionais de um Hospital Maternidade que deseja entregar a criança para adoção, após o nascimento. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que corresponde corretamente à conduta neste caso.

Questão 9

Contrapõem-se à focalização das políticas sociais os princípios da

Questão 10

São expressões da reforma trabalhista e previdenciária em curso no Brasil:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

2 comentários

  1. Geovana
    #QT-444 nao entendi...marquei a opção A e a correção me diz que errei porque a resposta certa é a letra A, OU SEJA, como posso ter errado

Deixe uma resposta