Simulado de concurso para Arquiteto

Faça um simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Arquiteto, de nível superior. Organizadoras: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

A Topografia é a base para diversos projetos de arquitetura, onde o conhecimento das formas e dimensões do terreno se torna necessária. Sobre o levantamento topográfico planialtimétrico afirma-se que:

Questão 2

Considere uma sala de aula equipada com 6 luminárias, com 2 lâmpadas fluorescentes tubulares T8 de 40 W cada, mantidas ligadas por 8 horas diárias de segunda à sexta-feira. Quanto seria, aproximadamente, a economia, em kWh, após 4 semanas, caso essas lâmpadas fossem substituídas por lâmpadas tubulares de Led de 18 W?

Considere que lâmpadas fluorescentes tubulares utilizam reator que possui um consumo equivalente de 12 W por lâmpada.

Questão 3

A iluminação artificial inadequada pode causar desconforto, fadiga visual, ofuscamento, redução da eficiência visual. Portanto, garantir uma iluminação adequada é uma das principais responsabilidades não só dos projetistas, mas também de administradores e autoridades locais. Com base na iluminação artificial é correto afirmar que:

Questão 4

Segundo a NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos uma sequência de 3 (três) degraus ou mais é considerado uma escada e as dimensões de pisos e espelhos devem ser constantes em toda sua extensão. Diante disto, alguns parâmetros devem ser utilizados no projeto. Analise as afirmativas abaixo.

I. 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m.
II. Pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m.
III.Espelhos (e): 0,16 m ≤ 0,18 m.
IV. Espelhos (e): 0,14 m ≤ 0,18 m.

Assinale a alternativa correta.

Questão 5

No desenvolvimento de um projeto usando o software AUTOCAD, o comando FILLET é utilizado para:

Questão 6

De acordo com a NBR 15575/2013: Edificações Habitacionais ± Desempenho e quais são os requisitos dos usuários, analise as afirmativas abaixo.

I. Segurança estrutural, segurança contra fogo, segurança no uso e na operação.
II. Requisitos de habitabilidade como: estanqueidade, desempenho térmico, desempenho lumínico, saúde, higiene, qualidade do ar, funcionabilidade, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico.
III. Requisitos de sustentabilidade como: durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental.

Assinale a alternativa correta.

Questão 7

Segundo a NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos a largura da calçada pode ser dividida em três faixas de uso: as faixas de serviço, onde são instalados canteiros, árvores, postes, iluminação, sinalização e mobiliários as faixas livres destinada exclusivamente à circulação de pedestres e a faixa de acesso que consiste na passagem da área pública para o lote, sendo esta última viável apenas em calçadas com largura superior a 2,00 m (metros). Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta qual a largura mínima recomendada para as duas primeiras faixas.

Questão 8

A Lei Federal nº 6.766 dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências. Sobre o conteúdo dessa lei, analise as afirmativas a seguir.

I - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto nessa Lei às peculiaridades regionais e locais.
II - Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.
III - Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
IV - Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, mesmo que tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.
V - A infraestrutura básica dos parcelamentos é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação.

Está correto o que se afirma em

Questão 9

Uma das principais estratégias de conforto térmico adotada na grande maioria das capitais brasileiras é a ventilação natural. Sobre a ventilação natural é possível afirmar que.

Questão 10

Assinale a alternativa que apresenta qual a abertura mínima das portas dos elevadores de maca destinados a transportar pacientes no próprio leito, de acordo com a NBR 14712/2013: Elevadores elétricos e hidráulicos ± Elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca ± Requisitos de segurança para construção e instalação.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta