Simulado de concurso para Arquiteto

Faça um simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Arquiteto, de nível superior. Organizadoras: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

Planejar é prever as ações e os recursos que serão necessários para realizar uma atividade em um determinado período de tempo. Sobre o planejamento de obras é correto afirmar que:

Questão 2

De acordo com a NBR 15575/2013: Edificações Habitacionais ± Desempenho e quais são os requisitos dos usuários, analise as afirmativas abaixo.

I. Segurança estrutural, segurança contra fogo, segurança no uso e na operação.
II. Requisitos de habitabilidade como: estanqueidade, desempenho térmico, desempenho lumínico, saúde, higiene, qualidade do ar, funcionabilidade, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico.
III. Requisitos de sustentabilidade como: durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental.

Assinale a alternativa correta.

Questão 3

Os corrimãos devem ser instalados em ambos os lados de escadas e rampas, prolongando-se pelo menos 30cm (centímetro) nas extremidades. Sobre o tipo e a altura de sua instalação, assinale a alternativa correta.

Questão 4

A representação gráfica de projetos de arquitetura visa a boa compreensão do desenho e é regulamentada pela NBR6492/1994 Representação de Projetos de Arquitetura. De acordo com a referida Norma equais os tipos de traços utilizados para cada caso, analise as afirmativas abaixo.

I. Linhas internas ± contínuas.
II. Linhas situadas além do plano do desenho ± tracejadas.
III.Linha de eixo ± traço e ponto.
IV. Linha de projeção importante ± traço e dois pontos.

Assinale a alternativa correta.

Questão 5

A NBR 6492 – Representação de projetos de arquitetura conceitua escalas como a relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais. Considerando um objeto com dimensão real de 24m e escala utilizada de 1:50, qual a dimensão do objeto no desenho?

Questão 6

O poder público através de um conjunto de ações pode intervir nos processos urbanos e especialmente na produção do espaço, regulamentando-o, controlando-o e/ ou direcionando-o. Tais medidas são considerados instrumentos urbanísticos, como é o caso dos planos diretores que:

Questão 7

De acordo com a RDC 50 (Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária) assinale a alternativa que apresenta qual a dimensão mínima de sala cirúrgica grande (ortopedia, neurologia, cardiologia, etc.).

Questão 8

As fundações são as estruturas na porção mais baixa de uma edificação que transmitem e ancoram as cargas da superestrutura diretamente ao solo ou à rocha. Sobre as fundações pode-se afirmar que:

Questão 9

A Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Com base no conceito de cidades sustentáveis e suas aplicações, pode-se afirmar que:

Questão 10

A Topografia é a base para diversos projetos de arquitetura, onde o conhecimento das formas e dimensões do terreno se torna necessária. Sobre o levantamento topográfico planialtimétrico afirma-se que:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta