Simulado de concurso para Agente Censitário Administrativo

Prepare-se com esse simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Agente Censitário Administrativo, de nível médio. Organizadoras: Fundação Getulio Vargas – FGV.

Questão 1

Em uma equipe de trabalho, o funcionário A é quem examina os detalhes e faz cumprir as regras; o funcionário B tem boas habilidades analíticas e sempre oferece análises aprofundadas das situações e opções que a equipe enfrenta.
A e B desempenham na equipe, respectivamente, os seguintes
papéis:

Questão 2

O arquivamento de documentos tem que seguir uma ordenação, como a disposição dos documentos dentro das pastas, e destas, dentro do arquivo. A escolha da forma de ordenação depende da natureza dos documentos. Algumas organizações produzem documentos referentes a diferentes regiões do país, outras, conforme a data ou, simplesmente, por assunto. De acordo com as normas técnicas, são três importantes ordenações de arquivos de documentos:

Questão 3

Ao assumir uma função de gerência, um funcionário deve saber as razões que justificam a delegação de poderes dentro de uma organização, que se traduzem em vantagens produtivas. Uma vantagem no ato de delegar é a

Questão 4

A receptividade da população em relação a trabalhos de pesquisa que visam a obter informações socioeconômicas é bastante variável. Por isso, é fundamental para qualquer agente de pesquisa um preparo prévio para lidar com o público. Qual das estratégias abaixo constitui um recurso que amplia efetivamente a confiança do público na organização e no projeto de pesquisa?

Questão 5

Um órgão da administração pública teve grande redução em seu quadro de funcionários, ao mesmo tempo em que teve parte de suas atribuições transferida para outro órgão. Em vista da nova situação, a alta direção acredita que seja um bom momento para rever a estrutura de cargos do órgão. O diretor de recursos humanos recebeu a incumbência de apresentar uma proposta para a nova estrutura dos cargos.
Ao realizar essa incumbência, o diretor está exercendo a seguinte função administrativa:

Questão 6

“A implantação de um serviço orientado ao cliente necessita de um absoluto comprometimento da empresa inteira, a começar por aqueles que determinam os rumos e as estratégias maiores, ou seja, seus diretores e gerentes. (...) incluindo todos aqueles que têm um contato com o público para que seja entregue ao mesmo o produto/serviço que lhe foi prometido. Em outras palavras, tem que se estabelecer uma parceria não só com o público, mas também com seu funcionário, já que sem sua cooperação qualquer plano está fadado ao insucesso.”

SEBRAE-SP. (Adaptado)

Analisando o trecho acima conclui-se que
I - a importância do compromisso da equipe para obtenção de qualidade do produto ou do serviço é fundamental;
II - a qualidade dos produtos e serviços de uma organização dependem também de suas lideranças;
III - a qualidade está diretamente ligada ao bom desempenho de todos os funcionários.

Está(ão) correta(s) a(s) conclusão(ões)

Questão 7

Uma empresa do ramo de alimentos lançou recentemente uma linha de pratos congelados em porções individuais. Segundo o
diretor de marketing da empresa, a nova linha de produtos é resultado do interesse da empresa em “desenvolver produtos
específicos para as pessoas que moram sós, refletindo as novas tendências da sociedade brasileira”.
A iniciativa revela que a empresa está sendo influenciada, na definição de sua estratégia de mercado, por um fator do ambiente:

Questão 8

Uma gerente enviou uma mensagem pelo e-mail da empresa informando os membros de sua equipe sobre a data e o horário de uma reunião para discussão das novas metas da equipe.
Esse tipo de comunicação pode ser caracterizada como:

Questão 9

Um gerente responsável por uma equipe de dez pessoas é constantemente consultado por seus subordinados sobre os procedimentos para reembolso de pequenas despesas de deslocamento e lanches. Ele gostaria de comunicar aos seus subordinados, de uma maneira eficiente, as regras de reembolso.
Nessa situação, o canal de comunicação mais adequado seria:

Questão 10

As teorias de liderança que buscam identificar qualidades e características pessoais que diferenciam líderes de não líderes são conhecidas, no campo da Administração, como teorias:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta