Gabarito e resultado Encceja - Provas 2018

As provas da edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram aplicadas neste domingo, 05 de agosto, em todas as Unidades da Federação. Pela manhã, das 9h às 13h, as provas foram de Ciências Naturais e Matemática, para o Ensino Fundamental; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, para o Ensino Médio.

Já no turno vespertino, que começou às 15h30, os participantes responderam questões de História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, para o Ensino Fundamental; e de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. Durante a tarde os participantes também fizeram as redações com os temas: “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”, no Fundamental, e “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador”, no Médio.


Gabarito e resultados – Até 17 de agosto o Inep divulgará o gabarito das provas do Encceja, na página enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O resultado individual será divulgado a partir de outubro, na Página do Participante. Para obter o certificado é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, o participante deve ainda ter nota igual ou superior a cinco pontos na Redação.

Após a divulgação dos resultados, o participante que obtiver a nota mínima em alguma das áreas de conhecimento deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia indicado na inscrição para solicitar sua declaração parcial de proficiência ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, caso comprove proficiência nas quatro áreas. O Encceja possibilita a emissão desses dois tipos de documentos certificadores

Atualizado 5 anos atrás