Instituto Rio Branco (IRBr) abre concurso com 26 vagas

A remuneração inicial no Brasil será de R$ 18.059,83.

O Instituto Rio Branco (IRBr) publicou nesta quarta-feira (27) o edital de regulamentação do Concurso Público de Admissão à Carreira de Diplomata, para o provimento de 26 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário. O concurso será realizado pelo IRBr, com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Descrição sumária das atribuições do cargo: aos servidores da carreira de Diplomata incumbem, nos termos do art. 3º da Lei nº 11.440/2006, atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.


A inscrição será admitida exclusivamente por meio de formulário próprio, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/irbr_18_diplomacia, solicitada dentro do período compreendido entre as 10 horas de 2 de julho e as 18 horas de 16 de julho de 2018. A taxa custa R$ 230,00.

O concurso será composto de PROVA OBJETIVA, constituída de questões do tipo certo ou errado de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório, que habilitará os candidatos a se submeterem às fases seguintes; PROVA ESCRITA de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, de caráter eliminatório e classificatório; PROVAS ESCRITAS de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório

A prova objetiva da Primeira Fase será aplicada nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 26 de agosto de 2018, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de 3 horas; e o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas.