Gabarito provas do Encceja 2017

Aconteceu neste domingo (19) a aplicação das provas objetivas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para os 1.573.862 estudantes inscritos, sendo que 301.583 candidatos do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio.

Foram quatro provas objetivas, nas seguintes áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares do Ensino Fundamental:


  • a) Prova I – Ciências Naturais;
  • b) Prova II – História e Geografia;
  • c) Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • d) Prova IV – Matemática.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Exame. Confira aqui!

O Inep manterá em sua base de dados os registros de todos os resultados individuais dos participantes e os disponibilizará as Secretarias Estaduais de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia que fizeram a adesão ao Encceja Nacional 2017 para possibilitar o processo de certificação. O Inep não emite o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, nem a declaração parcial de proficiência. Cabe ao Inep fornecer ao participante o Boletim Individual de Resultado do Encceja Nacional 2017, mediante informação do CPF e senha, na Página do Participante.

Os resultados do Encceja Nacional 2017 podem ser utilizados para certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou para emissão da declaração parcial de proficiência, a critério das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, que definem os procedimentos complementares desses processos. O participante deve indicar, na inscrição, em qual Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia vai buscar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Atualizado 6 anos atrás