Exército abre concurso para 74 vagas de Engenheiro Militar

O Comando do Exército, através do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), por intermédio do Instituto Militar de Engenharia (IME), torna pública a abertura de Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares, de 2017/2018.

O concurso destina-se a preencher 74 (setenta e quatro) vagas do CACFG/Ativa, fixadas em portaria pelo Estado Maior do Exército (EME) – Portaria nº 074 – EME, de 14 de março de 2017.


As inscrições estarão abertas no período de 26 de junho a 4 de agosto de 2017. Para efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deve preencher o formulário de inscrição de forma eletrônica, no endereço www.ime.eb.br, e realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 impreterivelmente até o dia 07 de agosto de 2017.

O processo seletivo se constituirá de Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF), a serem realizados nas datas estabelecidas no Calendário Complementar às IRCAM/IME.

O Exame Intelectual será eliminatório e classificatório e será composto de duas fases:

I – A 1ª Fase constará de 1 prova objetiva de matemática, física e química, de caráter eliminatório, e que compreenderá 40 questões (15 de matemática, 15 de física e 10 de química), ocorrerá no dia 12 de outubro de 2017.

II A 2ª Fase constará de 3 provas discursivas das matérias específicas (Matemática, Física e Química), e 2 provas mistas (com questões objetivas e/ou discursivas) de Português e de Inglês, eliminatórias e classificatórias com os respectivos pesos especificados nas IRCAM/IME. A redação terá caráter apenas eliminatório.

A 2ª Fase ocorrerá nos dias: Prova discursiva de Matemática – 23 OUT 17; Prova discursiva de Física – 24 OUT 17; Prova discursiva de Química – 25 OUT 17 e Prova mista de Português / Inglês – 26 OUT 17.