Chapadão do Céu (GO) oferece 64 vagas em processo seletivo 02/2016

O Prefeito Municipal de Chapadão do Céu torna público para conhecimento dos interessados que realizará processo seletivo simplificado para contratação temporária na Secretaria de Educação por um período de aproximadamente 12 meses, ou até a realização do Concurso Público.

O vencimento base dos Professores será conforme o Piso Salarial Nacional de 2.135,64, sofrendo reajuste anual conforme a Lei do Piso Salarial Nacional n° 11.738, de 16/07/2008.


A contratação dos referidos profissionais é necessária ao atendimento precípuo da Administração Pública.

Das vagas existentes 5% serão destinadas aos Portadores de Necessidades Especiais.

As atribuições profissionais a serem desempenhadas serão as seguintes:

AGENTE DE SERVIÇOS DE HIGIENE E ALIMENTAÇÃO – Executar tarefas inerentes ao preparo e distribuição de merendas, selecionando alimentos, preparando refeições ligeiras e distribuindo-as aos comensais, para atender ao programa alimentar de estabelecimentos educacionais. Limpar e arrumar as dependências das áreas de trabalho em atendimento ás necessidades das unidades do Município, em especial as escolares. Efetuar o controle dos gêneros alimentícios necessários ao preparo da merenda, recebendo-os e armazenando-os de acordo com as normas e instruções estabelecidas para obter melhor aproveitamento e conservação dos mesmos; Selecionar ingredientes necessários ao preparo das refeições, separando-os, medindo-os de acordo com o cardápio do dia para facilitar a reutilização dos mesmos; Distribuir as refeições preparadas, entregando-as conforme rotina determinada para atender as comensais; Registrar números de refeições distribuídas, anotando-as em impressos próprios, para possibilitar cálculos estatísticos; Efetuar o controle do material existente no setor, discriminando-os, por peças e respectivas quantidades, para manter o estoque e outros extravios; Receber e recolher louças e talheres após as refeições colocando-os no setor de lavagem, para determinar a limpeza dos mesmos; Manter a ordem, higiene e segurança do ambiente de trabalho, observando as normas e instruções, para prevenir acidentes; Varrer, lavar e encerar pisos, limpar paredes, janelas, portas, máquinas, móveis e equipamentos; Manter as instalações sanitárias limpas; Limpar carpetes, lustres, lâmpadas e fechaduras, desempenhar outras tarefas semelhantes.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS – Executar atividades e serviços gerais, de nível primário, envolvendo orientações e execução de serviços operacionais semiqualificados de infra-estrutura, conservação de limpeza, jardinagem e outros serviços afins.

NA ÁREA DE SERVIÇOS AUXILIARES – Coletar e entregar correspondências internas e externas; Executar serviços externos; Controlar a entrada e saída de pessoas da repartição; Operar máquinas copiadoras, encadernar documentos e grampear apostilas; Operar equipamentos áudio-visuais; Desempenhar outras tarefas semelhantes.

NA ÁREA DE JARDINAGEM, HORTICULTURA E AVICULTURA – Plantar, zelar, regar, podar, cortar árvores, gramas, flores e hortaliças; Colher e transportar flores, plantas, verduras e legumes; Desempenhar outras tarefas semelhantes.

NA ÁREA DE SEGURANÇA E PORTARIA – Exercer vigilância diurna e noturna nas diversas dependências; Observar e fiscalizar a entrada e saída de pessoas e viaturas das dependências do órgão; Fazer comunicação sobre qualquer ameaça ao patrimônio do Município; Desempenhar outras tarefas semelhantes.

NA ÁREA DE LIMPEZA URBANA – Varrer as vias públicas e providenciar o acondicionamento do lixo urbano em recipientes próprios a sua coletação; Coletar o lixo urbano e suburbano da cidade, inclusive de estabelecimentos comerciais e hospitalares e conduzi-lo aos respectivos depósitos.

NA ÁREA DE SERVIÇOS GERAIS – Transportar e carregar material de um local para outro; Marcar campos, colocar e retirar redes e bandeirolas; Auxiliar e executar tarefas nas áreas de alvenaria, marcenaria, carpintaria, armações, hidráulicas, sanitárias em geral, na construção civil; Desempenhar atividades de carpina, remoção de entulhos de vias públicas, e outras tarefas semelhantes; Executar atividades e serviços de borracharia e outros serviços afins.

MONITOR DE CRECHE – Exercer atividades operacionais de atendimento as necessidades da criança sob a sua responsabilidade, sob a coordenação de seu superior imediato. Participar opinando com ideias e sugestões para uma melhor eficiência na execução dos trabalhos tanto de forma individual como coletiva. Selecionar métodos, técnicas, materiais pedagógicos e de estimulação; Distribuir o material pedagógico segundo a faixa etária; Acompanhar a sua utilização e zelar pela sua guarda, com a participação da criança, estimular o desenvolvimento da criança, observando e registrando os fatores ocorridos durante a atividade; Acompanhar e assessorar o processo de alimentação da criança, procurando respeitar seus valores e outros aspectos de sua individualidade e faixa etária; Cuidar da higiene das crianças; Auxiliar as crianças nas refeições; Orientar as crianças nas atividades recreativas; Controlar o repouso das crianças; Participar da manutenção das condições ambientais, tomando providencias cabíveis a cada situação, acolher a chegada da criança na creche e acompanhar o seu retorno aos pais; Participar das reuniões de estudo na busca de uma melhor qualidade no atendimento; Executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade associado a sua especialidade ou ambiente.

MOTORISTA II – Dirigir veículos pesados, tais como caminhões, carretas e ônibus, acionando os comandos de marcha e direção e conduzindo-o em trajeto determinado, segundo as regras de transito, para transportar passageiros ou cargas. Vistoriar o veículo, verificando o estado dos pneus, o nível de combustível, a água e óleo do Carter e testando freios e parte elétrica, certificando as suas condições de funcionamento; Examinar as ordens de serviços, verificando o itinerário a ser seguido para programar sua tarefa; Dirigir caminhão, carreta ou ônibus, manipulando os comandos e observando o fluxo de transito e a sinalização, para transportar passageiros; Zelar pelo bom andamento da viagem, adotando as medidas cabíveis na prevenção ou solução de qualquer anomalia, para garantir a segurança dos passageiros; Zelar pela documentação da carga e do veículo, verificando sua legalidade e correspondência aos volumes, para apresenta-las as autoridades competentes, quando solicitadas nos postos de fiscalização; Recolher o veículo após a jornada de trabalho, conduzindo-o a garagem, para permitir sua manutenção e abastecimento; Desempenhar outras tarefas semelhantes.

PROFESSOR NÍVEL I – ARTES, PROFESSOR NÍVEL I – CIÊNCIAS, PROFESSOR NÍVEL I – EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR NÍVEL I – LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS), PROFESSOR NÍVEL I – HISTÓRIA e PROFESSOR NÍVEL I – PEDAGOGIA (SÉRIES INICIAIS) – Elaborar, executar e avaliar planos de aula na área de sua competência com vistas ao fornecimento de dados subsidiários à reprogramação do Plano curricular; Ministrar aulas em suas turmas, utilizando métodos e técnicas de ensino adequados a sua Clientela; Avaliar o rendimento dos alunos; Elaborar e executar sistemática de recuperação do rendimento escolar; Manter atualizado os diários de classe com instrumento de informações acerca do desenvolvimento das atividades de ensino, da frequência e aproveitamento dos alunos; Elaborar e divulgar documentos de orientação técnico-pedagógica a nível de correção de distorções, estabelecendo critérios que garantam o seu cumprimento; Orientar a aplicação da legislação e verificar o seu cumprimento, como também proceder à verificação previa e assessorar o processo de autorização e reconhecimento de estabelecimento de ensino; Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos que visem treinar, aperfeiçoar e qualificar recursos humanos; Emitir parecer sobre matéria na área de sua habilitação; Participar das atividades pedagógicas e administrativas promovidas pela Pasta; Participar de eventos com objetivos educacionais promovidos pela Pasta e por outros órgãos; Elaborar e divulgar relatório anual das atividades desenvolvidas; Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos propondo medidas de soluções de problemas educacionais detectados; Executar outras tarefas semelhantes.

A prova de cada cargo constará de 40 questões de múltipla escolha, e o valor de cada questão é de 0,25 pontos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

AGENTE DE SERVIÇO DE HIGIENE E ALIMENTAÇÃO

CONHECIMENTOS BÁSICOS: (10 questões)

Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos; Conhecimento da língua: ortografia oficial, acentuação gráfica, pontuação, masculino e feminino, antônimo e sinônimo, diminutivo, aumentativo e divisão silábica.

Matemática: Sistema de numeração decimal; Adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros; Razões e proporções; Porcentagem; Regras de três simples; Grandezas e medidas; Raciocínio lógico e resolução de situações-problemas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

A classificação dos alimentos; Importância da alimentação para a saúde; Noções de higiene, proteção e armazenamento dos alimentos e bebidas; Técnicas de preparo de alimentos e bebidas; Técnicas adequadas para congelamento e descongelamento de alimentos; Elaboração dos pratos; Aproveitamento de alimentos; Conservação e validade dos alimentos; Controle de estoque; Utilização e manuseio dos eletrodomésticos e gás de cozinha; Procedimentos para recolhimento de lixo; Higiene pessoal; Importância do uso de uniforme e manutenção do mesmo; Regras de comportamento no ambiente de trabalho e trato diário com o público interno e externo.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

CONHECIMENTOS BÁSICOS: (10 questões)

Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos; Conhecimento da língua: ortografia oficial, acentuação gráfica, pontuação, masculino e feminino, antônimo e sinônimo, diminutivo, aumentativo e divisão silábica.

Matemática: Sistema de numeração decimal; Adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros; Razões e proporções; Porcentagem; Regras de três simples; Grandezas e medidas; Raciocínio lógico e resolução de situações-problemas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

Noções sobre higienização e limpeza nas dependências das escolas e das creches; Arrumação e organização de ambientes; Conservação do mobiliário e equipamentos; Identificação e utilização de máquinas, equipamentos e ferramentas em geral relacionadas à atividade do cargo; Utilização e armazenamento de materiais de limpeza; Conhecimentos de separação, coleta, armazenamento e reciclagem de lixo; Prevenção de acidentes; Regras de comportamento no ambiente de trabalho e trato diário com o público interno e externo.

MONITOR DE CRECHE

CONHECIMENTOS BÁSICOS: (10 questões)

Língua Portuguesa: Interpretação de texto; Fonologia: conceito, encontros vocálicos, dígrafos, divisão silábica, prosódia, acentuação e ortografia oficial; Morfologia: estrutura e formação das palavras, classes de palavras; Sintaxe: termos da oração, período composto, conceito e classificação das orações, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase e pontuação; Semântica.

Matemática: Operações fundamentais; Frações e Operações com frações; Expressões algébricas – Fatoração; Produtos notáveis; Regra de três simples e composta; Juros simples e composto; Razão e proporção; Porcentagem; Teoria dos conjuntos; Sistema métrico decimal; Análise de gráficos; Raciocínio lógico e resolução de situações problema.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

Prática e atividades pedagógicas; Problemas de Aprendizagem: Fatores Físicos, Psíquicos e Sociais; Higiene e saúde de crianças em creches; Prevenção de acidentes; Segurança alimentar e noções de valor nutricional na alimentação de crianças; Recreação; Importância da arte e brincadeiras na Educação Infantil; Conservação do material pedagógico; Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

MOTORISTA II

CONHECIMENTOS BÁSICOS: (10 questões)

Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos; Conhecimento da língua: ortografia oficial, acentuação gráfica, pontuação, masculino e feminino, antônimo e sinônimo, diminutivo, aumentativo e divisão silábica.

Matemática: Sistema de numeração decimal; Adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros; Razões e proporções; Porcentagem; Regras de três simples; Grandezas e medidas; Raciocínio lógico e resolução de situações-problemas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

Lei nº 9.503/97 e atualizações até outubro de 2016 (CTB – Código de Trânsito Brasileiro): Das normas gerais de circulação e conduta, Da sinalização de Trânsito, Do registro de veículos, Do licenciamento, Da condução de escolares, Da habilitação, Das Infrações, Das penalidades, Das medidas administrativas, Do processo administrativo, Dos crimes de trânsito; Direção defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Conhecimentos básicos em mecânica, manutenção e limpeza de veículos.

PROFESSOR NÍVEL I – ARTES

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

A História da Arte Geral; A História da Arte no Brasil; A Educação Musical na Escola; O Teatro; O Jogo dramático teatral na escola; Harmonia de cores; Geometria; Projeções Geométricas; Elementos básicos das composições artísticas (coreografias, teatrais, musicais, visuais, audiovisuais) e suas gramáticas articuladoras; O Ensino da Educação Artística no Ensino Fundamental: a metodologia do ensino da arte; o desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e sócio cultural do ser humano; as diferentes linguagens artísticas e a educação.

QUESTÃO DISCURSIVA (valor 2,5 pontos): A avaliação discursiva constará na elaboração de um plano de aula, com o tema que será apresentado no momento da prova. O tema estará relacionado aos conhecimentos específicos do cargo apresentado neste edital. Será distribuída uma folha, conforme o modelo em anexo, para o candidato desenvolver o seu plano.

PROFESSOR NÍVEL I – CIÊNCIAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

Biologia Molecular: compostos químicos celulares: água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas; Vírus e Bactérias; Célula eucariótica animal e vegetal: estrutura e funcionamento: Membrana plasmática, Citoplasma , organelas e núcleo; Divisão Celular: Mitose e Meiose; Reprodução Humana; Métodos Contraceptivos e DSTs; Conceitos Fundamentais da Ecologia: espécie, população, comunidade, ecossistema, habitat, nicho ecológico, biomas, biosfera; Teia e Cadeia Alimentar; Relações Ecológicas; Evolução Biológica; Estrutura e funcionamento do corpo humano: os sistemas e órgãos; Reino Protista: algas e protozoários; Reino Fungi; Reino Animalia; Reino Vegetal; Histologia Vegetal; Organologia Vegetal – Os Órgãos Vegetais; Fotossíntese; Histologia Humana: Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo; Tecido Muscular e Tecido Nervoso; Substâncias químicas e suas propriedades; Luz e cor; Ondas mecânicas e eletromagnéticas.

QUESTÃO DISCURSIVA (valor 2,5 pontos): A avaliação discursiva constará na elaboração de um plano de aula, com o tema que será apresentado no momento da prova. O tema estará relacionado aos conhecimentos específicos do cargo apresentado neste edital. Será distribuída uma folha, conforme o modelo em anexo, para o candidato desenvolver o seu plano.

PROFESSOR NÍVEL I – EDUCAÇÃO INFANTIL

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei n° 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente; O Desenvolvimento da Criança; Teorias Educacionais; Concepções Pedagógicas; Mediação da Aprendizagem; Avaliação; A Prática Educativa; Mídia e Educação; Disciplina e Limites; Cidadania; Educação Inclusiva; Relacionamento Pais-Escola; Ambiente Educacional e Familiar; Práticas promotoras de igualdade racial; Princípios de aprendizagem; Desenvolvimento infantil; Organização do trabalho pedagógico na educação infantil; Avaliação na educação infantil; O lúdico como instrumento de aprendizagem; O jogo e o brincar.

QUESTÃO DISCURSIVA (valor 2,5 pontos): A avaliação discursiva constará na elaboração de um plano de aula, com o tema que será apresentado no momento da prova. O tema estará relacionado aos conhecimentos específicos do cargo apresentado neste edital. Será distribuída uma folha, conforme o modelo em anexo, para o candidato desenvolver o seu plano.

PROFESSOR NÍVEL I – HISTÓRIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

A Pré-História; As sociedades da antiguidade; A sociedade medieval; As transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas com o desenvolvimento do comércio e da vida urbana; A expansão marítima e o processo de colonização da América; Reforma protestante; Renascimento cultural; O iluminismo; Revolução industrial; Revolução Francesa, conflitos mundiais do século XX; A escravidão e a resistência negra no Brasil; Economia e sociedade do Brasil Colônia; Processo de independência do Brasil; As lutas internas do Primeiro Império; As questões internas e as lutas externas no Segundo Império; A República Velha; A República Nova; Os governos militares e a redemocratização; O mundo contemporâneo: a globalização, o conflito no Oriente Médio, o terrorismo, os problemas do meio-ambiente.

QUESTÃO DISCURSIVA (valor 2,5 pontos): A avaliação discursiva constará na elaboração de um plano de aula, com o tema que será apresentado no momento da prova. O tema estará relacionado aos conhecimentos específicos do cargo apresentado neste edital. Será distribuída uma folha, conforme o modelo em anexo, para o candidato desenvolver o seu plano.

PROFESSOR NÍVEL I – LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

PORTUGUÊS

Compreensão e interpretação de textos; Níveis de Linguagem na modalidade oral e escrita; Fenômenos Semânticos: Sinonímia, Antonímia, Polissemia, Ambigüidade, Homônimos e Parônimos; Ortografia Oficial; Coerência Textual; Coesão Textual; Concordância Nominal e Verbal; Regência Nominal e Verbal; Colocação pronominal; Pontuação; Figuras de Linguagem: Metáfora, Metonímia, Ironia, Prosopopéia e Antítese; Acentuação gráfica.

INGLÊS

Compreensão e analise de textos modernos; Artigos; substantivos (gênero, número, caso genitivo, composto “countable” e “uncountable”); Pronomes (pessoais retos e oblíquos, reflexivos, relativos); Adjetivos e pronomes possessivos, interrogativos, indefinidos, demonstrativos; Adjetivos e advérbio (ênfase nas formas comparativas e superlativas); preposições; Verbos (tempos, formas e modos: regulares, irregulares, “nonfinites”, modais; formas: afirmativa, negativa, interrogativa e imperativa; forma causativa de “have”, “questiontags”) “Phrasalverbs” (mais usados); Numerais; Grupos nominais.

QUESTÃO DISCURSIVA (valor 2,5 pontos): A avaliação discursiva constará na elaboração de um plano de aula, com o tema que será apresentado no momento da prova. O tema estará relacionado aos conhecimentos específicos do cargo apresentado neste edital. Será distribuída uma folha, conforme o modelo em anexo, para o candidato desenvolver o seu plano.

PROFESSOR NÍVEL I – PEDAGOGIA (SÉRIES INICIAIS)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: (30 questões)

Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei n° 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente; Fundamentos históricos, filosóficos, políticos e sociais da educação; Organização do sistema educacional brasileiro; Estrutura legal da educação no Brasil; Planos e políticas públicas da educação brasileira; Gestão educacional e organização do trabalho pedagógico; O projeto político pedagógico como instrumento de gestão democrática; Relação família – escola; Currículo escolar; Planejamento: conceitos, características, modalidades e níveis de planejamento educacional; Avaliação: objetivos, princípios, características e procedimentos de avaliação no contexto geral da ação educativa; Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; Educação inclusiva.

QUESTÃO DISCURSIVA (valor 2,5 pontos): A avaliação discursiva constará na elaboração de um plano de aula, com o tema que será apresentado no momento da prova. O tema estará relacionado aos conhecimentos específicos do cargo apresentado neste edital. Será distribuída uma folha, conforme o modelo em anexo, para o candidato desenvolver o seu plano.

CRITÉRIOS A SEREM AVALIADOS NO PLANO DE AULA

CritériosPontuação Máxima
1. O plano de aula foi corretamente elaborado0,25
2. O professor colocou com clareza os objetivos de aula0,25
3. O conteúdo é apresentado de modo claro, sugestivo e interessante0,25
4. O conteúdo é apresentado de forma organizada e seqüencial0,25
5. O conteúdo apresentado está atendendo aos objetivos propostos0,25
6. Os recursos de estimulação utilizados pelo professor facilitam a compreensão do conteúdo0,25
7. Os meios de ensino apresentados aos alunos ajustam-se ao conteúdo de aula0,25
8. O professor demonstra segurança em relação aos conteúdos da aula, revelando conhecer-los0,25
9. Para ilustrar e esclarecer ideias são utilizados exemplos relevantes0,25
10. O professor utilizou analogias corretas e adequadas para enriquecer os conteúdos0,25
Total de pontos2,5

No ato da contratação deverá comprovar os seguintes requisitos: ter nacionalidade brasileira; estar em gozo dos direitos políticos; estar quite com as obrigações militares e eleitorais; possuir boa saúde física e mental, comprovada por profissional habilitado; apresentar declaração de bens que constituam seu patrimônio; estar em situação regular junto à Fazenda Municipal; e demais documentos exigidos pela administração municipal.

As inscrições serão feitas no período de 28/11 a 02/12, das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 horas, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, situado na Avenida Ema, quadra 51, s/n, Centro. No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar cópia do CPF, RG, Título de Eleitor, Comprovante de Endereço e Comprovante Escolaridade. Para o cargo de Motorista apresentar a CNH com os demais documentos.

Os candidatos a Motorista devem apresentar no ato da contratação os cursos de Condutores de Veículos de Transporte Escolar e Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiro, averbados na CNH.

Não haverá taxa de inscrição.

A jornada de trabalho para os cargos de professores será de 40 horas aulas semanais, em turno diurno, noturno ou misto, conforme determinação da Administração.

A jornada de trabalho para os demais cargos será de 40 horas semanais, em turno diurno, noturno ou misto, conforme determinação da Administração.

A prova escrita será realizada no dia 08/12/2016 às 18:00 até as 21:00 horas, na Escola Municipal Flores do Cerrado.

O resultado na prova será divulgado no dia 22/12/2016, no placard da Prefeitura Municipal.

Em caso de empate o critério adotado será: o que tiver maior idade.

O regime jurídico do contrato é o administrativo estatutário, regulamentado pela Lei Complementar Municipal nº 032/00.

Após o transcurso do prazo o contrato será automaticamente rescindido, sem necessidade de comunicação prévia. Poderá haver rescisão do contrato caso haja concurso.

Por ocasião da rescisão, será feito o pagamento das verbas trabalhistas devidas previstas no Estatuto dos Servidores.

Chapadão do Céu, 23 de novembro de 2016.

ROGÉRIO PIANEZZOLA

Prefeito Municipal.

MODELO DE PLANO DE AULA

1. Identificação

1.1- Nome do candidato:

1.2- Tema:

1.3- Duração:

2. Objetivos

2.1- Objetivo Geral:

2.2- Objetivos Específicos:

3. Conteúdos:

4. Ação didático-pedagógica:

5. Avaliação:

6. Referências Bibliográficas: (opcional – não será pontuada)

Atualizado 5 anos atrás