Prefeitura de Mandirituba - PR abre 23 vagas de agentes de saúde e endemias

A Prefeitura de Mandirituba, Estado do Paraná, lançou edital e abriu inscrições para o Processo Seletivo Público Nº 001/2016, o qual visa preencher 23 vagas de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, cargos que exigem o ensino fundamental completo. A seleção está sob execução técnico-administrativa da empresa OBJETIVA CONCURSOS LTDA.

As inscrições poderão ser realizadas a partir das 9h do dia 01 de fevereiro até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 25 de fevereiro de 2016, por meio da internet, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de participação custa R$ 40,00.


Já a Prova Objetiva, para todos os cargos, está prevista para o dia 03 de abril de 2016, em local e horário a serem divulgados por Edital de Convocação.

Edital Seletivo Mandirituba 2016Clique aqui

DAS ATRIBUIÇÕES DOS EMPREGOS:

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – Descrição Sintética: Executar projetos de orientação e educação em saúde comunitária, procedendo ao levantamento de dados, constatando o nível e condições de saneamento básico e vigilância sanitária, transmitindo conhecimentos básicos técnicos visando à prevenção de doenças, executar atividades de prioridade locais, em conformidade com a portaria nº 1886/97 do Ministério da Saúde. Descrição Analítica: Realizar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal; a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; a participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida; realizar mapeamento de sua área de atuação; cadastrar e atualizar as famílias de sua área; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de riscos; realizar, através de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; coletar dados para análise da situação das famílias acompanhadas; desenvolver ações básicas de saúde nas áreas de atenção à criança, à mulher ao adolescente, ao trabalhador e ao idoso, com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças; promover educação e saúde e mobilização comunitária, visando uma melhor qualidade de vida mediante ações de saneamento e melhorias do meio ambiente; orientar as famílias para a utilização adequada dos serviços de saúde; prestar informações para os demais membros da equipe de saúde acerca da dinâmica social da comunidade, sua disponibilidade e necessidades; participar em parceria com outros seguimentos que atuam no processo de atenção básica a saúde à população; estar integrado à unidade de saúde de referência a sua área de atuação; colaborar com os serviços da unidade de saúde quando solicitado, de acordo com suas atribuições.

AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS – Descrição Sintética: Executar atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas e infectocontagiosas e promoção da saúde. Descrição Analítica: Realizar atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas e infectocontagiosas e promoção da saúde, mediante ações de vigilância de endemias e seus vetores, inclusive, se for o caso, fazendo uso de substâncias químicas, abrangendo atividades de execução de programas de saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor da instância local realizando vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d´água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Recenseamento de animais. Trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria no objetivo de promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.