Diretoria de Portos e Costas - DPC abre seletiva para cursos ASOM e ASON

dpcA Diretoria de Portos e Costas (DPC), na qualidade de Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, torna público que, em breve, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão aos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante (ASON).

Coma organização do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), o processo seletivo destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento das 80 vagas, nas cidades de Rio de Janeiro (FEMAR) e Belém (CIABA).


As inscrições estarão abertas no período de 30 de março a 29 de abril de 2015, no site www.ciaga.mar.mil.br. A taxa de inscrição será no valor de R$50,00.

Para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas – ASOM, os requisitos são: Bacharelado em Engenharia: Naval, Mecânica, de Petróleo, Industrial Mecânica, Produção, Mecatrônica, Metalúrgica, de Energia, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Automação ou Automação e Controle. – Bacharelado: Ciências Náuticas – Tecnologia: Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval, Manutenção de Sistemas de Má- quinas e Equipamentos, Manutenção Industrial, Mecânica, Mecânica Industrial, Fabricação Mecânica, Processos de Produção, Metalurgia e Materiais, Automação Industrial ou Mecatrônica.

Já para o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica- ASON, são: Bacharelado: qualquer Engenharia, Ciências Náuticas, Astronomia, Oceanografia, Meteorologia, Matemática, Física, Química, Química Industrial, Química do Petróleo, Estatística, Economia, Administração, Administração Industrial ou Informática (*); – Tecnologia: Sistemas de Navegação, Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Sistemas de Telecomunicações, Construção Naval ou Naval. – Licenciatura: Matemática, Física ou Química. (*) São denominações usuais dos cursos de bacharelado da área de Informática: Ciência da Computação, Ciências e Tecnologia com ênfase em Tecnologia da Computação, Engenharia de Computação, Sistema de Informação, Processamento de Dados, Computação, Análise de Sistemas, Informática com ênfase em Engenharia de Processamento de Dados, Informática com ênfase em Engenharia de Software e outros cursos de bacharelado em Informática, desde que realizados em instituições credenciadas pelo MEC. Não serão aceitos os cursos de tecnologia da área de Informática.