Procuradoria Geral do Trabalho - PGT (DF) abre processo seletivo 02/201

A Diretora do Departamento de Recursos Humanos, com fundamento no Regulamento do Programa de Estágio aprovado pela Portaria PGR/MPU nº 378, de 9 de agosto de 2010 e suas alterações; na Resolução CNMP nº 42, de 16 de junho de 2009 e suas alterações; na Portaria PGT nº 214, de 25 de abril de 2011; na Portaria PGT nº 542, de 10 de julho de 2013; na Portaria PGT nº 691, de 10 de setembro de 2013; na Resolução CSMPT nº 93, de 27 de maio de 2010, resolve abrir o 2º Processo Seletivo de 2014 para estágio de nível superior na Procuradoria Geral do Trabalho, observadas as disposições constantes neste Edital.

I . INSTRUÇÕES GERAIS


1. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas existentes e à formação do cadastro de reserva de estagiários para atender às demandas da Procuradoria Geral do Trabalho, conforme planilha do Anexo I.

2. Nos cursos onde houver cadastro de reserva, os aprovados neste processo somente serão convocados após o esgotamento da lista de aprovados do processo anterior, ou após transcorrido o seu prazo de validade.

3. Os alunos das instituições em que o convênio esteja em andamento, somente poderão assumir a vaga de estágio, caso seja aprovado, quando o convênio for efetivamente firmado.

4. Os pré-requisitos para inscrição neste processo seletivo são:

4.1. Estar matriculado em uma das instituições de ensino superior conveniadas. Atualmente são as seguintes:

* Centro Universitário de Brasília – UniCEUB

* Centro Universitário do Distrito Federal – UDF

* Faculdade ESPAM – Projeção – Unidade Sobradinho

* Faculdade FORTIUM

* Faculdade Processus

* Faculdades JK – Asa Norte

* Faculdade JK – Gama, Santa Maria, Taguatinga (convênios em andamento)

* Faculdade Projeção – Taguatinga

* Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia

* Instituto Superior de Educação de Brasília – IESB

* Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP

* União Educacional de Brasília – UNEB

* União Educacional do Planalto Central – UNIPLAC

* Universidade Católica de Brasília – UCB

* Universidade de Brasília – UnB

* Universidade Paulista – UNIP

* UPIS – Faculdades Integradas

4.2. Ter concluído, pelo menos, 40% (quarenta por cento) da carga horária ou dos créditos necessários para conclusão do curso superior.

5. As atribuições básicas dos candidatos aprovados neste processo seletivo serão relacionadas com a sua pretensa formação profissional.

6. Fica reservado o percentual de 10% (dez por cento) das vagas existentes e das que surgirem durante a validade deste processo seletivo para as pessoas com deficiência que, no momento da inscrição, declararem tal condição e cujas atribuições sejam compatíveis com suas deficiências.

6.1. O interessado deverá anexar à documentação de inscrição, laudo médico detalhado expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, do qual conste expressamente que a deficiência se enquadra na previsão do art. 4º e incisos do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

6.2. Na falta do relatório médico, ou não contendo este as informações acima indicadas, o requerimento de inscrição preliminar será processado como de candidato não portador de deficiência, mesmo que declarada tal condição.

7. Fica reservado o percentual de 10% (dez por cento) das vagas que surgirem durante a validade deste processo seletivo às pessoas que se declararem participantes do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais.

7.1. Para concorrer ao Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais, o candidato deverá:

7.1.1. Efetuar pré-inscrição optando pela participação do sistema de cotas, nos prazos estabelecidos no item II deste Edital;

7.1.2. Assinar declaração específica de opção para participar da seleção pelo sistema de cotas (Anexo II) e apresentá-lo no ato da validação da inscrição. No caso de optar por anexar o documento, o arquivo deverá ser anexado juntamente com o histórico, tendo em vista que o sistema de pré-inscrição só aceita um arquivo.

7.1.3. Comparecer, se convocado à entrevista pessoal, munido de carteira de identidade original e comprovante de renda familiar;

7.1.4. O candidato que, convocado não comparecer à entrevista pessoal ou comparecer sem portar documento original de identidade passará a compor automaticamente a lista geral de inscritos.

8. Ficam destinadas as vagas 10ª, 20ª, 30ª e assim sucessivamente aos candidatos com deficiência e/ou aos participantes do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais. Havendo as duas situações no mesmo processo seletivo, prioritariamente, convoca-se o candidato com deficiência e, na vaga seguinte 11ª, 21ª, 31ª e assim sucessivamente, convoca-se o candidato participante do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais.

II . DA PRÉ-INSCRIÇÃO E DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

1. Os estudantes interessados em se inscrever neste processo seletivo deverão, inicialmente, realizar a pré-inscrição no site da Procuradoria Geral do Trabalho (www.mpt.gov.br) de 30/8 a 12/9/2014, considerando-se como extemporânea e sem validade qualquer pré-inscrição feita fora desse período.

1.1 Durante o processo de pré-inscrição o candidato deverá anexar cópia digitalizada do Histórico Escolar (detalhado e atualizado) expedido pela instituição de ensino, atestando o total da carga horária do curso e a carga horária cursada pelo aluno ou a quantidade de créditos exigidos para conclusão do curso e o total de créditos cursados.

2. Caso o candidato não tenha possibilidade de anexar o Histórico Escolar no momento da pré-inscrição, poderá entregá-lo no período de 12 a 14/9/2014, no edifício sede II da Procuradoria Geral do Trabalho, situado no Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bloco “L” – Sala 805, das 12 às 19h.

3. A Procuradoria Geral do Trabalho não se responsabilizará por solicitação de pré-inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Por isso é importante que o candidato tenha em mão o comprovante impresso da pré-inscrição.

4. As informações prestadas pelo candidato serão de sua inteira responsabilidade, dispondo o Ministério Público do Trabalho do direito de excluir do processo seletivo aquele que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

5. O prazo das inscrições poderá ser prorrogado por ato da Diretoria do Departamento de Recursos Humanos do Ministério Público do Trabalho.

6. As inscrições homologadas serão divulgadas no site do MPT (www.mpt.gov.br) na data provável de 17 de setembro de 2014.

III . DAS PROVAS

1. Este processo seletivo consistirá na aplicação de provas escritas, objetivas e/ou discursivas de caráter eliminatório e classificatório.

2. As provas contarão com questões de conhecimentos específicos de cada curso e de Língua Portuguesa, em número não superior a 30, elaboradas em consonância com os programas constantes no Anexo III deste Edital.

3. A prova de Direito poderá ter número de questões diferente do divulgado no item anterior.

4. A data provável de aplicação da prova é dia 28 de setembro de 2014 (domingo).

5. A prova terá duração de 4 (quatro) horas, com previsão de aplicação no horário das 9 às 13h. O acesso do candidato ao local de provas não será permitido após as 9h.

6. O local da prova será divulgado no site do MPT após a homologação das inscrições.

7. Recomenda-se que o candidato apresente-se com 30 (trinta) minutos de antecedência do horário da prova, munido de caneta esferográfica azul ou preta, comprovante de inscrição e carteira de identidade, com o objetivo de não atrasar o início previsto para a aplicação da prova.

7.1 Caso o candidato seja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, quando será aceito outro documento com foto.

8. Não será permitido ao candidato utilizar qualquer meio de consulta durante a realização das provas, bem como o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos, sob pena de desclassificação.

9. O candidato, devido à norma própria da instituição onde serão aplicadas as provas, não poderá comparecer ao local de provas usando bermudas ou shorts

IV . DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RESULTADO

1. Nas provas em que houver somente questões objetivas (exceto para Direito) a pontuação será a seguinte:

TipoÁrea de conhecimentosNº de questõesCaráterValor
ObjetivaLíngua Portuguesa10 (dez) (4 pontos por questão)Eliminatório e Classificatório40 pontos
ObjetivaConhecimentos Específicos20 (vinte) (3 pontos por questão)Eliminatório e Classificatório60 pontos

2. Nas provas em que houver questões discursivas (exceto para Direito) a pontuação será a seguinte:

TipoÁrea de conhecimentosNº de questõesCaráterValor
ObjetivaLíngua Portuguesa10 (dez) (4 pontos por questão)Eliminatório e Classificatório40 pontos
ObjetivaConhecimentos Específicos18 (dezoito) (2,5 pontos por questão)*Eliminatório e Classificatório45 pontos
DiscursivaConhecimentos Específicos2 (duas) (7,5 pontos por questão)Eliminatório e Classificatório15 pontos

3. Caso o número de questões seja diferente do acima disposto, a pontuação de cada questão virá expressa na capa da prova.

4. A pontuação da prova de Direito será expressa na capa da prova.

5. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem no mínimo 50% do total de pontos da prova.

6. Só serão corrigidas as questões discursivas dos candidatos que obtiverem no mínimo 50% de acertos na prova objetiva.

7. O percentual de acertos para a aprovação, em cada curso, poderá ser reduzido, a critério exclusivo da Administração, observados os princípios que regem a Administração Pública.

8. A classificação será efetuada por ordem decrescente do total de pontos obtidos pelos candidatos nas provas.

9. Caso haja empate no somatório de pontos, será considerado melhor classificado o candidato que:

9.1 Obtiver maior número de pontos no somatório das questões de Conhecimentos Específicos;

9.2 Obtiver maior nota no somatório das questões subjetivas de Conhecimentos Específicos;

9.3 Obtiver maior número de pontos no somatório das questões da prova de Língua Portuguesa;

9.4 Tiver maior idade.

10. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 30 de setembro de 2014, no site do MPT: (www.mpt.gov.br).

V . DOS RECURSOS

1. Caberá recurso dirigido à Coordenação Geral do Processo Seletivo, nas seguintes hipóteses: – em face das inscrições homologadas, no dia 17/09/2014;

– em face do gabarito preliminar da prova objetiva no dia 30/9/2014;

– em face do resultado provisório no dia 10/10/2014

O recurso deverá ser entregue na Seção de Estágio, sala 805, da sede II da Procuradoria Geral do Trabalho, no SAS Quadra 4 Bloco “L”, Brasília – DF, no período acima informado, das 12h às 19h.

2. Os prováveis recursos referentes a este processo seletivo serão analisados e decididos pelo examinador responsável pela elaboração da questão ou pelo Coordenador Geral do Processo Seletivo nos demais casos.

3. Se do exame de recurso resultar anulação de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

VI . DA CONVOCAÇÃO E CONTRATAÇÃO

1. O candidato aprovado será convocado para contratação por meio de mensagem de correio eletrônico, obedecendo-se a ordem de classificação, ao longo da validade da presente seleção e de acordo com as necessidades da Procuradoria Geral do Trabalho.

1.1 O candidato convocado poderá desistir da vaga, tácita ou expressamente.

1.2 A desistência tácita ocorrerá caso o candidato não atenda aos contatos da Procuradoria Geral do Trabalho.

1.3 Na desistência expressa, o candidato, uma vez contatado, manifestará expressamente o desinteresse no preenchimento da vaga.

1.4 É permitida a desistência temporária da convocação, sempre expressa, hipótese em que o candidato será deslocado para o final da lista de aprovados.

2. É responsabilidade do candidato manter seu endereço eletrônico e telefones atualizados para viabilizar os contatos necessários, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos advindos da não atualização desses dados.

3. A contratação, sem vínculo empregatício, dar-se-á com a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, firmado entre a Procuradoria Geral do Trabalho, a instituição de ensino e o estagiário.

4. É incompatível com o estágio no Ministério Público do Trabalho o exercício de atividades concomitantes em outro ramo do Ministério Público, bem assim, da advocacia, pública ou privada, ou de estágio nessas áreas, bem como o desempenho de função ou estágio no Judiciário ou na Polícia Civil ou Federal.

VII . DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

1. A validade do processo seletivo será de 6 (seis) meses, a contar da publicação do resultado final no site do MPT, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período, a critério da Diretora do Departamento de Recursos Humanos do Ministério Público do Trabalho.

VIII . DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. No dia da realização do processo seletivo, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

2. É responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes a este processo seletivo que sejam publicados no site da Procuradoria Geral do Trabalho.

3. A carga horária do estágio será de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas, preferencialmente, em 4 (quatro) horas diárias. Essa carga horária poderá ser estendida até o máximo de 6 (seis) horas diárias, conforme previsto na Portaria PGR/MPU nº 378/2010.

4. Fica assegurado ao estudante, integrante do Programa de Estágio do Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Geral:

4.1 a realização do estágio em áreas cujas atividades sejam correlatas ao seu curso de formação;

4.2 o recebimento da bolsa estágio no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais), quando tiver frequência integral;

4.3 a concessão de seguro contra acidentes pessoais;

4.4 a concessão de auxílio-transporte no valor de R$ 7,00 (sete reais) por dia estagiado; e 4.5 a obtenção de Termo de Realização de Estágio, ao final do estágio.

5. O servidor ou empregado público aprovado neste processo poderá fazer estágio obrigatório e não fará jus à bolsa de estágio e ao auxílio-transporte, devendo cumprir carga horária mínima de 4 (quatro) horas semanais.

6. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretora do Departamento de Recursos Humanos do Ministério Público do Trabalho.

Brasília, 28 de agosto de 2014.

ISABEL CRISTINA MENDONÇA DE OLIVEIRA
Diretora do Departamento de Recursos Humanos

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS – NÍVEL SUPERIOR

PROCURADORIA GERAL DO TRABALHO – BRASÍLIA/DF
CURSOSNÚMERO DE VAGASPERÍODO
ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO PÚBLICA5 + CRVESPERTINO
ARQUIVOLOGIA2 + CRMATUTINO/VESPERTINO
BIBLIOTECONOMIA4 + CRMATUTINO/VESPERTINO
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO1 + CRVESPERTINO
DIREITO5 + CRVESPERTINO
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL1 + CRVESPERTINO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA1+ CRMATUTINO
RELAÇÕES PÚBLICAS1 + CRMATUTINO
SECRETARIADO EXECUTIVO1 + CRVESPERTINO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO5 + CRVESPERTINO

ANEXO III

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

LÍNGUA PORTUGUESA (para todos os cursos)

1. Ortografia oficial (incluindo o novo acordo ortográfico). 2. Acentuação gráfica. 2. Flexão nominal e verbal. 4. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 5. Emprego de tempos e modos verbais. 6. Vozes do verbo. 7. Concordância verbal e nominal. 8. Regência nominal e verbal. 9. Crase. 10. Pontuação. 11. Compreensão e interpretação de texto.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO PÚBLICA

1. Análise e Gestão Organizacional. 1.1. Equipes de trabalho e grupos nas organizações. 1.2. Liderança. 1.3. Motivação e Desempenho. 1.4. Noções de Gestão por Competências. 1.5. Treinamento Desenvolvimento e Educação. 1.6. Educação a Distância. 2. Noções gerais de logística. 3. Noções gerais de Administração Financeira e Orçamentária. 4. Noções de planejamento organizacional. 4.1. Planejamento estratégico, tático e operacional. 5. O mundo do trabalho e a Gestão Contemporânea. 6. A Inovação e Tecnologia nas organizações. 8. Metodologias e Ferramentas de Trabalho para Inovação. 9. Estratégias de desenvolvimento e modernização: uso de instrumentos gerenciais.

ARQUIVOLOGIA

1. Fundamentos de arquivologia. 1.1 Princípios. 1.2 Terminologia arquivística. 1.3 Ciclo vital dos documentos. 1.4 Funções arquivísticas. 1.5 Tipologia documental. 2. Legislação arquivística federal. Lei Federal nº 8.159/1991, Decreto nº 4.073/2002 e respectivas alterações/atualizações posteriores. 3. Gestão de documentos. 3.1 Diagnóstico. 3.2 Protocolos. 3.3 Códigos e planos de Classificação. 3.4 Tabelas de temporalidade e destinação. 3.5 Sistemas e métodos de arquivamento. 3.6 Automação e microfilmagem. 3.7 Preservação.

BIBLIOTECONOMIA

1. Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. 2. Fontes de informação. 3. Indexação e Resumos. 4. Linguagens documentárias. 5. Representação descritiva: AACR2. 6. Representação temática. 7. Normalização: NBR 6023. 8. Serviços de Informação.

COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO

1. Fundamentos teóricos da comunicação. 2. Ética profissional. 3. Redes digitais, novas tecnologias da comunicação, convergências das mídias, mídias sociais. 4. Comunicação nas organizações. 5. Assessoria de imprensa no setor público. 6. Qualidade do texto jornalístico e suas principais características. 7. Redação jornalística para meio impresso, rádio, TV, internet e mídias sociais. 8. Domínio da Língua Portuguesa atualizada pelo novo acordo ortográfico.

DIREITO

1. DIREITO CONSTITUCIONAL: 1.1 Constituição: conceito e classificação. 1.2 Princípios constitucionais. 1.3 Poder Constituinte originário e Poder Constituinte derivado. 1.4 Limitações ao poder de emenda. 1.5 Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988: 1.6 Preâmbulo; 1.7 Dos Princípios Fundamentais; 1.8 Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Dos Direitos Sociais). 1.9 Da Organização dos Poderes; 1.10 Do Processo Legislativo; 1.11 Do Poder Judiciário; 1.12 Do Ministério Público; 1.13 Controle da constitucionalidade das leis e atos normativos. 1.14 Administração Pública. Princípios e disposições constitucionais. 1.15 Servidores Públicos. 2. DIREITO DO TRABALHO: 2.1 Princípios e fontes do Direito do Trabalho. 2.2 Indisponibilidade e flexibilização dos direitos trabalhistas. 2.3 Contrato de trabalho (relação de trabalho e de emprego; subordinação jurídica; nulidade; prova; obrigações decorrentes; duração do trabalho, jornada, descanso, férias e tempo de serviço, poderes do empregador, modalidades de contratos de trabalho). 2.4 Sujeitos do contrato de trabalho (empregado, empregador, grupo econômico e a sucessão de empregadores). 2.5 Remuneração e salário: conceito e distinção. 2.6 Classificação e composição do salário. 2.7 Formas e meios de pagamento do salário. 2.8 Proteção jurídica ao salário. 2.9 Modalidades de salário. 2.10 Gorjeta. 2.11 Isonomia e equiparação salarial. 2.12 Suspensão e interrupção do contrato de trabalho (definição, distinção, hipóteses e efeitos). 2.13 Alteração das condições de trabalho (unilateral, bilateral, lícita e ilícita; jus variandi e direito de resistência). 2.14 Greve. 2.15 Extinção do contrato (espécies e obrigações delas decorrentes). 2.16 Estágio. 2.17 Trabalho do menor. 2.18 Contrato temporário. 3. DIREITO PROCESSUAL CIVIL: 3.1 Princípios Gerais do Direito Processual. 3.2 Eficácia da Lei Processual no espaço e no tempo. 3.3 Jurisdição: conceito e princípios fundamentais. 3.4 Espécies de jurisdição. 3.5 Competência: conceito, espécies, critérios determinativos. 3.6 Competência absoluta e relativa. 3.7 Condições da ação. 3.8 Pressupostos processuais. 3.9 Sujeitos do processo. 3.10 Ministério Público. 3.11 Atos processuais: conceito e classificação. 3.12 Prazos. 3.13 Comunicações dos atos. 3.14 Vícios do ato processual. 3.15 Petição inicial e resposta do réu. 3.16 Revelia. 3.17 Formação, suspensão e extinção do processo. 3.18 Julgamento antecipado da lide. 3.19 Prova: conceito, espécies, ônus e valoração. 3.20 Sentença e coisa julgada. 3.21 Processo cautelar: disposições gerais. 4.

DIREITO

PROCESSUAL DO TRABALHO: 4.1 Direito Processual do Trabalho. 4.2 Princípios. 4.3 Organização da Justiça do Trabalho. 4.4 Competência da Justiça do Trabalho: em razão da matéria, da pessoa, da função e do lugar. 4.5 Modificação de competência. 4.6 Conflitos de competência. 4.7 Inovações introduzidas pela Emenda Constitucional nº 45/2004. 4.8 Funcionamento da Justiça do Trabalho. 4.9 Partes, procuradores, representação, assistência, substituição processual e litisconsórcio. 4.10 Mandato tácito. 4.11 Assistência judiciária. 4.12 Atos, termos e prazos processuais. 4.13 Preclusão. 4.14 Nulidades. 4.15 Dissídio individual: Procedimento Comum: Sumário, Sumaríssimo e Ordinário. 4.16 Petição inicial: requisitos, emenda, aditamento, indeferimento. 4.17 Audiência. Comparecimento das partes e “arquivamento”. 4.18 Conciliação. 4.19 Revelia. 4.20 Resposta do reclamado. 4.21 Defesa direta e indireta. 4.22 Exceções. 4.23 Contestação. 4.24 Compensação. 4.25 Reconvenção. 4.26 Provas. 4.27 Sentença nos dissídios individuais. 4.28 Tutela antecipada de mérito e tutela cautelar no processo trabalhista. 4.29 Termo de conciliação e seus efeitos: perante as partes, terceiros e INSS. 4.30 Honorários periciais e advocatícios. 4.31 Sistema recursal trabalhista: princípios e procedimentos. 4.32 Espécies de recursos. 4.33 Pressupostos. 4.34 Efeitos. 4.35 Juízos de admissibilidade. 4.36 Ministério Público do Trabalho. Organização. Competência. Atribuições. Lei Complementar nº 75/93.

PSICOLOGIA

1. Gestão Estratégica de Pessoas. 1.1. Conceituação; 1.2. Gestão por competências nas organizações. 2. Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas Organizações. 2.1. Conceituação; 2ª Etapas do treinamento; 2.3. Educação corporativa; 2.4. Educação a distância. 3. Educação a Distância. 3.1. Gestão e Desenvolvimento de cursos a Distância. 3.2. Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA 4. Avaliação e Gestão do Desempenho. 4.1. Conceitos básicos de Avaliação de Desempenho. 4.2. Técnicas de Avaliação de Desempenho.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

1. Planejamento de campanha para públicos externo e interno com apresentação de solução de problemas. 2. Criação e produção de campanhas publicitárias. 3. Conceito de criatividade. 4. Arte e publicidade. 5. Estética. 6. Uso das mídias sociais. 7. Ética profissional. 8. Fundamentos da linguagem publicitária, visual e de marketing. 9. Mídia. 10. Redação publicitária. 11. Conhecimento de design gráfico: conceito e uso dos principais programas (In Design, Corel Draw, Ilustrator e Photoshop).

RELAÇÕES PÚBLICAS

1. Planejamento de comunicação nas organizações. 2. Comunicação interna. 3. Planejamento de eventos em relações públicas. 4. Noções de cerimonial.

SECRETARIADO EXECUTIVO

1. Técnicas de Secretariado. 2. Código de Ética do Profissional de Secretariado (publicado no DOU de 7 de julho de 1989). 3. Lei de Regulamentação da Profissão de Secretário Executivo (Lei Nº 7.377/1985). 4.Manual de Redação Oficial da Presidência da República.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1. Informática. 1.1. Conceitos básicos. 1.2. Conceitos fundamentais sobre processamento de dados. 1.3. Organização, arquitetura e componentes funcionais (hardware e software) de computadores. 1.4. Características físicas dos principais periféricos e dispositivos de armazenamento de massa. 1.5. Representação e armazenamento da informação. 1.6. Organização lógica e física de arquivos. 1.7. Métodos de acesso. 1.8. Sistemas de entrada, saída e armazenamento. 1.9. Características dos principais processadores do mercado. 1.10. Arquitetura de microcomputadores: arquitetura interna de microprocessador genérico, barramentos externos (endereço, dados e controle). 1.11. Arquitetura básica de workstations. 1.12. Conceitos e funções dos principais softwares básicos e aplicativos. 1.13. Internet: modelo hipermídia de páginas e elos, World Wide Web, padrões da tecnologia Web, intranets. 2. Sistemas operacionais. 2.1. Características dos sistemas operacionais modernos. 2.2. Sistemas operacionais de redes. 2.3. Interoperação de sistemas operacionais. 2.4. Funções e tipos de sistemas operacionais. 2.5. Sistemas distribuídos: clusters e redes. 2.6. Sistemas multiprogramados. 2.7. Escalonamento de processos. 2.8. Gerência de memória. 2.9. Gerência de recursos. 2.10. Sistema de arquivos. 2.11. Sistemas da família Windows e da família LINUX. 3. Desenvolvimento de Sistemas 3.1. Princípios de engenharia de software. 3.2. Modelos de desenvolvimento. 3.3. Análise e técnicas de levantamento de requisitos. 3.4. Análise e projeto estruturados. 3.5. Análise e projeto orientados a objetos. 3.6. Noções de bancos de dados relacionais. 3.7. Modelo Entidade/Relacionamento. 3.8. Linguagem SQL. 3.9. Arquitetura Cliente-Servidor. 3.10. Conceitos de linguagens visuais e orientação a eventos. 3.11. Linguagem Delphi. 3.12. UML (Unified Modeling Language). 3.13. Conceitos de programação orientada a objetos: encapsulamento, herança e polimorfismo. 3.14. Linguagem Java. 3.15. Arquitetura Web. 3.16. Servidores Apache e Tomcat. 3.17. Linguagem PHP. 3.18. JavaServer Pages e JavaServer Faces. 3.19. WebServices. 3.20.Teste de software: elaboração de plano de testes, testes de unidade e de integração. 4. Redes de comunicação de dados/teleprocessamento. 4.1. Sistema de comunicação de dados. 4.2. Técnicas básicas de comunicação. 4.3. Tipos e meios de transmissão. 4.4. Modos de operação. 4.5. Modulação. 4.6. Técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células. 4.7. Topologias de redes de computadores. 4.8. Tipos de serviços e QoS. 4.9. Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores). 4.10. Arquitetura e protocolos de redes de comunicação. 4.11. Modelo de referência OSI. 4.12. Arquitetura TCP/IP, protocolo e serviços de Internet. 4.13. Arquiteturas ponto-a-ponto e cliente-servidor, módulo cliente, módulo servidor. 4.14. Tecnologias de redes locais e de longa distância. 4.15. Redes de alta velocidade. 4.16. Aplicações de redes, inclusive de telefonia, vídeo e Internet. 4.17. Serviços de mensagem eletrônica e de colaboração. 5. Segurança de informação. 5.1. Segurança de redes de computadores. 5.2. Segurança em sistemas operacionais, em especial nas plataformas LINUX e WINDOWS NT/2000/2003. 5.3. Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais. 5.4. Processos de definição e implantação de políticas de segurança. 5.5. Criptografia, assinatura digital e autenticação. 5.6. Ataques e proteções relativos a hardware, software, sistemas operacionais, aplicações, bancos de dado, redes, inclusive Firewalls e Proxies, pessoas e ambiente físico. 6. Língua estrangeira: noções básicas de inglês técnico.