Novo concurso de Taboão da Serra - SP abre 66 vagas de Guarda Civil

A Prefeitura de Taboão da Serra, Estado de São Paulo, está recebendo inscrições para novo concurso público, com oferta de 66 vagas, além de visar a formação de cadastro reserva, para a função de Guarda Civil Municipal, sendo 54 para homens e 12 para mulheres. O salário será de R$ 1.560,00, já incluso o adicional de periculosidade de 30%.

Os requisitos são Ensino Médio Completo, CNH categoria AB, idade mínima de 18 anos e no máximo 35 anos, até a data da posse, altura mínima de 1,70m homens e altura mínima de 1,65m para mulheres.


As inscrições poderão ser realizadas pela internet, através do endereço eletrônico do Instituto Zambini (www.zambini.org.br), até às 22h00 do dia 28 de março de 2014. A taxa custa R$ 48,90.

As provas objetivas serão aplicadas no município de Taboão da Serra, em datas, locais e horários a serem divulgados oportunamente.

Edital Concurso de Taboão da Serra 2014

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – O que vai cair nas provas

Área de Conhecimento

Matéria

 

Língua Portuguesa e Redação Oficial

Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Crase. Pontuação. Ortografia. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação. Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal. Significação das palavras: sinônimos, antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Emprego de tempos e modos verbais. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprimem às relações entre as orações). Redação Textual e elementos da narrativa. Técnicas da Narração: seus elementos básicos; GRANATIC, Branca: Técnicas Básicas de Redação. Editora Scipione, São Paulo, 1995.
 

 

Raciocínio Lógico/ Matemático

Operações com números reais. Grandezas (comprimento, massa, tempo, área e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e Proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples). Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte. Sistema Monetário Nacional – Real. Perímetro e área de quadrado e retângulo. Juros simples e compostos. Equação de 1º e 2º graus. Progressões aritméticas e geométricas. Resolução de situações-problema. Conceitos básicos de geometria. Análise combinatória.
 InformáticaConhecimentos de Informática: Utilização das ferramentas do Microsoft Office: Word e Excel, 2003 a 2007, XP.
 

Conhecimentos Específicos

Noções de Direitos Humanos e Cidadania. Noções de Direito Constitucional: Direitos e Garantias Fundamentais, Administração Pública e Segurança Pública. Noções de Direito Penal. Noções de Direito Processo Penal e Legislação de Trânsito; Lei Maria da Penha; ECA; Legislação sobre Drogas e Entorpecentes; Noções básicas de Direito Ambiental; Crimes Ambientais. Lei Complementar Municipal 018/94, Lei Complementar Municipal 223/2010 e Lei Complementar Municipal 224/2010.

Atualizado 10 anos atrás