Ministério Público (SP) lança concurso para Auxiliar de Promotoria

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) está realiza concurso público para o preenchimento de 37 vagas na carreira de Auxiliar de Promotoria I, que exige Ensino Fundamental. A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – VUNESP está elaborando e executando o concurso público.

O cargo, área de atuação, número de vagas (ampla concorrência e vagas para pessoas com deficiência), remuneração e requisitos exigidos são estabelecidos no quadro a seguir:
 


CargoÁrea de AtuaçãoVagas(ampla concorrência)Vagas (pessoas com deficiência) *Total de vagasRemuneração (valor Bruto R$)Requisitos
Auxiliar de Promotoria I(Administrativo)3304372.131,52Fundamental Completo

 
As atribuições para o cargo de Auxiliar de Promotoria I (Administrativo) a serem exercidas pelo candidato dentro da respectiva área encontram-se descritas adiante: Recepcionar, informar e encaminhar pessoas, observando as normas e regras estabelecidas, visando à manutenção da ordem e da segurança; receber, transportar, encaminhar e arquivar documentos, processos em geral e correspondências, inserindo, conferindo e verificando dados em sistemas aplicativos próprios para tanto, sob supervisão hierárquica e de acordo com rotinas pré-definidas; executar lavagem, lubrificação, abastecimento e tarefas inerentes à conservação e manutenção de veículos motorizados pertencentes à frota da Instituição; executar serviços de telefonia, operação de mesa PABX em ligações telefônicas e informações de rotina ao público; manejar elevadores de passageiros ou cargas, responsabilizando-se pela sua limpeza e conservação; executar trabalhos rotineiros de limpeza geral, tais como: lavar, encerar, varrer, remover pó e lustrar locais de trabalho (refeitórios, copas, cozinha, banheiros, janelas e portas), instalações, utensílios e equipamentos, zelando pela sua conservação; transportar, arrumar e remover móveis e utensílios; preparar e distribuir cafés e lanches; executar serviços afins que lhe forem atribuídos por determinação superior.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, na página da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), no período das 10 horas de 24 de março às16 horas de 25 abril de 2014. A taxa custa R$ 40,00.

O concurso será constituído de fase única, composta de Prova Objetiva, com duração de 4 horas. A prova objetiva será realizada na cidade de São Paulo-SP, em 25 de maio de 2014, no período da tarde. A confirmação da data e as informações sobre local e horário da prova serão divulgados com antecedência mínima de 10 dias, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado e no sítio eletrônico da Fundação VUNESP.

Edital Completo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA

No que se refere à legislação indicada, informa-se que deve ser considerada a legislação atualizada, desde que vigente, tendo como base até a data da publicação oficial do Edital.

Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática

Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação do 1.º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.

Conhecimentos Gerais

História do Brasil

Da Revolução de 1930 ao Brasil contemporâneo: A Era Vargas; o Brasil na II Guerra. Regime Militar – 1964-1985: o Golpe de 1964 e o Regime Militar; a repressão política e o “milagre econômico”; fim do Regime Militar; Campanha Diretas Já! (1984); Eleições de Tancredo Neves e José Sarney (1985). Presidentes posteriores.

Geografia

O Brasil no mundo: localização; extensão. A natureza brasileira: os grandes domínios morfoclimáticos. Hidrografia e aproveitamento dos principais rios. A vegetação original. Os recursos naturais. Os problemas ambientais. A população brasileira: crescimento e distribuição. Estrutura da população. Mobilidade. A organização do espaço brasileiro: As atividades industriais. O espaço agropecuário. Comércio, transportes e comunicações. O espaço urbano. As relações do Brasil com o mundo: o Brasil no Mercosul.

Atualidades

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos nos últimos 06 (seis) meses, a contar, retroativamente, da data da publicação do Edital, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Legislação

Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011(Lei de acesso à informação).

Atualizado 10 anos atrás