Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (MT) abrem concurso para 1.200 vagas

O Governo do Estado do Mato Grosso acaba de lançar o edital de concurso público Nº 002/2013, para 1.500 vagas na área da segurança, sendo 1.200 oportunidades na Polícia Militar e as outras 300 restantes no Corpo de Bombeiros. A organizadora contratada para executar o certame foi a Funcab.

Os interessados poderão se inscrever a partir de 26 de novembro até 29 de dezembro do ano corrente, através da internet, por meio do site www.funcab.org.


As vagas são para polos de lotação das seguintes cidades: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da SerraVárzea Grande. A remuneração será de R$ 2.366, 79.

A prova objetiva será realizada no dia 19 de janeiro de 2014, em locais que serão informados na data provável de 13/01/2014. A partir das 16 horas do dia seguinte ao da realização da prova, será divulgado o gabarito.

ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

GRUPO I – CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipos e gêneros textuais: descrição, narração, dissertação, propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, bula, charge, tirinha, ofício, carta. 3. Estrutura Textual: Progressão temática, parágrafo, período, oração, enunciado, pontuação, tipos de discurso, coesão e coerência. 4. Nível de linguagem: variedade linguística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. 5. Língua padrão: ortografia, crase, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal. 6. Morfossintaxe: estrutura, formação, classe, função e emprego de palavras. 7. Semântica: estudo da significação das palavras.

GRUPO II – CONHECIMENTOS GERAIS

HISTÓRIA DE MATO GROSSO

1. Período Colonial. 1.1 Os bandeirantes: escravidão indígena e exploração do ouro. 1.2 A fundação de Cuiabá: Tensões políticas entre os fundadores e a administração colonial. 1.3 A escravidão negra em Mato Grosso. 1.4 Os Tratados de Fronteira entre Portugal e Espanha. 2. Período Imperial. 2.1 A crise da mineração e as alternativas econômicas da Província. 2.2 A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e a participação de Mato Grosso. 2.3 A economia mato-grossense após a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. 3. Período Republicano. 3.1 O coronelismo em Mato Grosso. 3.2. Economia de Mato Grosso na Primeira República: usinas de açúcar e criação de gado. 3.3. Política fundiária e as tensões sociais no campo. 3.4. Desmembramento do Estado em MT e MS, ocorrido em 1977. 3.5. Criação e desmembramentos de municípios de Mato Grosso.

GEOGRAFIA DE MATO GROSSO

1. Mato Grosso: localização, fronteiras e limites do estado e dos municípios. 2. Aspectos geomorfológicos: relevos do estado. 3. Aspectos climáticos e ecossistemas do Mato Grosso. 4. Hidrografia do Mato Grosso. 5. Aspectos político-administrativos. 6. Atividades agrícolas. 7. Processos migratórios e dinâmica da população em Mato Grosso. 8. Programas governamentais e fronteira agrícola matogrossense. 9. A economia do Estado e da capital. 10. Indicadores oficiais de saúde e educação do estado. 11. Aspectos contemporâneos da urbanização do Estado e da capital. 12. Principais eixos rodoviários: federais e estaduais. 13. Políticas ambientais nas diferentes escalas do poder: as unidades de conservação da natureza. 14. Reservas Indígenas.

FÍSICA

1. Mecânica. 1.1. Movimento em duas e três dimensões: conceitos, deslocamento, velocidade e aceleração (escalar e vetorial), queda livre, composição de movimentos, lançamento oblíquo e lançamento horizontal. 1.2 Movimentos circulares (uniforme e variado). 1.3 Princípios fundamentais da Dinâmica (Leis de Newton) Inércia e sua relação com Sistemas de Referência. 1.4. Força peso, força de atrito, força centrípeta, força elástica. 1.5 Colisões: Impulso e quantidade de movimento, Impulso de uma força, Quantidade de movimento, Teorema do Impulso, Teorema da Conservação da quantidade de Movimento, Choques Elástico e Inelástico. 1.6. Energia. 1.7. Trabalho: Trabalho da força-peso e Trabalho da força elástica, Trabalho de um força variável, potência e rendimento. 1.8. Energia Cinética: trabalho e variação de energia cinética. 1.9 Sistemas conservativos: energia potencial gravitacional, energia mecânica, conservação de energia mecânica. 2. Hidrostática: fundamentos, massa, peso, densidade, pressão, teorema fundamental da hidrostática, vasos comunicantes, Teorema de pascal, prensa hidráulica, Teorema de Arquimedes, corpos imersos e flutuantes. 3. Termometria: escalas termométricas em geral e variação de temperatura. 4. Calorimetria: 4.1. Conceito de calor, 4.2. Capacidade térmica, 4.3. Equação fundamental da calorimetria, 4.4. Calorímetro, 4.5. Princípio geral das trocas de calor, 4.6. Fluxo de calor, 4.7 Lei de Fourier. 5. Dilatação térmica: 5.1. Dilatação térmica de sólidos e líquidos, 5.2. Comportamento térmico da água. 6. Termodinâmica: introdução, 6.1. Teoria cinética dos gases, 6.2. Lei de Joule, 6.3. Trabalho nas transformações gasosas, 6.4. 1ª e 2ª Lei da Termodinâmica, 6.5. Máquinas térmicas e rendimento, 6.6. Ciclo de Carnot, 6.7. Conservação da energia e entropia. 7. Óptica geométrica: 7.1. Introdução, reflexão da luz, 7.2. Espelhos planos e esféricos, 7.3. Equações de Gauss para os espelhos esféricos, 7.4. Refração da luz, 7.5. Lei de Snell- descartes, 7.6. Lentes e instrumentos ópticos. 8. Ondas: 8.1. Fenômenos ondulatórios; 8.2. Ondas sonoras. 9. Eletrostática, 9.1. Cargas e campos eletrostáticos. 9.2. Quantização e conservação da carga elétrica. 9.3. Campo e potencial elétrico. 10. Eletrodinâmica, 10.1. Corrente elétrica. 10.2. Propriedades elétricas dos materiais: condutividade e resistividade; condutores e isolantes. 10.3. Lei de Ohm (materiais ôhmicos e não ôhmicos). 10.4. Circuitos simples e de malhas múltiplas. Lei de Kirchhoff 11. Magnetostática 11.1. Força magnética, Força de Lorentz. 11.2. Força magnética em fios. 11.2. Torque em espiras. 11.3. Movimento de cargas no cíclotron. 11.4. Lei de Biot-Savart.

MATEMÁTICA

1. Números inteiros: algoritmos de quatro operações fundamentais no sistema decimal de numeração, divisibilidade e decomposição em fatores primos. 2. Razões e proporções, números racionais, operações e a relação de ordem entre números racionais, representação decimal dos números racionais. 3. Conceito de número irracional e a representação decimal dos números reais. 4. Regra de três simples e composta. 5. Geometria plana: cálculo de áreas, semelhança, relações métricas no triângulo retângulo e no círculo. 6. Funções do 1º e 2º grau e suas aplicações. 7. Função exponencial e suas aplicações. 8. Logarítmos: 8.1 Propriedades dos logaritmos. 8.2 Função logarítmica. 8.3 Aplicações dos logaritmos. 9. Análise Combinatória: arranjo, permutações, combinações. 10. Probabilidades. 11. Geometria espacial: áreas e volumes de prismas, cilindros, cones e pirâmides. 12. Trigonometria: arcos e ângulos, valores das funções trigonométricas de arcos notáveis, fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos; resolução de triângulos. 13. Estatística (médias aritméticas, mediana, moda, variância e desvio-padrão).

QUÍMICA

1. Estrutura do átomo 1.1. Massa e carga elétrica das partículas fundamentais – Modelos atômicos de Rutherford, Bohr e modelo atômico segundo a Teoria Quântica elemento químico número atômico e número de massa isótopos – Princípio da exclusão de Pauli – configuração eletrônica – Regra de Hund.

2. Classificação periódica dos elementos químicos: 2.1. Tabela periódica atual e sua estrutura – Lei de Moseley período, grupo e subgrupo elemento representativo, de transição e gás nobre, propriedade periódica (raios atômico e iônico, energia de ionização e eletronegatividade) 3. Ligação quimica: 3.1. Teoria Eletrônica de valência ligação iônica – ligação covalente tipos de fórmula polaridade das ligações e das moléculas – número de oxidação. 4. Função inorgânica 4.1. Conceito classificação notação nomenclatura, conceitos de Arrhenius, Bronsted e Lowry e de lewis para ácidos e bases. 5. Reação química: 5.1. Reação química equação química – tipos de reação química balanceamento de equação química. 6. Cálculo químico.

GRUPO III – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

1. Empatia e confiança. 2. As relações e o ambiente de trabalho. 3. Motivação. Conflitos nas relações interpessoais. 4. Ética. 5. Funcionamento de equipes de trabalho. 6. Assertividade. 7. Vínculos afetivos e interação social. 8. Assédio Moral no trabalho. 9. Comunicação. 10. Funcionamento de equipes de trabalho. 11. Liderança. 12. Diplomacia interpessoal. 13. Negociação. 14. Estresse.

PRINCÍPIOS DA ÉTICA E FILOSOFIA

1. O campo de estudo da ética; 2. Ética cristã e ética iluminista; 3. Diferença entre ética e moral; 4. Juízos de fato e juízos de valor; 5. Relação entre ética e cultura; 6. Ética e violência; 7. Utilitarismo ético;

8. Ética e liberdade; 9. Ética aplicada (bioética, ética ambiental e ética dos negócios); 10. Ética e cidadania.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1. Ambiente operacional Windows (XP). 2. Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência. 3. Configurações básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela. 4. Windows Explorer. 5. Ambiente Intranet e Internet. 5.1. Conceito básico de internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. 6. Principais navegadores. 7. Ferramentas de Busca e Pesquisa. 8. Processador de Textos. 9. MS Office 2003/2007 – Word. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. 10. MS Office 2003/2007 – Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. 11. Correio Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de endereços. Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones. 12. Atalhos de teclado. 13. Segurança da Informação.

13.1. Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.

NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA

1. Direito Administrativo: Constituição Federal: Da Administração Pública (Arts. 37 a 41); 2. Improbidade Administrativa. 3. Princípios da administração pública: princípios constitucionais e legais. 4. Processo administrativo: princípios e fases. 5. Ato administrativo: conceito, classificação e invalidação.

LEGISLAÇÃO BÁSICA

1. Constituição Federal de 1988 – (Dos Princípios Fundamentais, Dos direitos e Garantias Fundamentais, Da Organização do Estado, Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas). 2. Constituição do Estado do Mato Grosso – (art. 141 a 144). 3. Código Penal Militar (art. 1° ao 52); 4. Código de Processo Penal Militar (art. 1° ao 28); 5. Código de Processo Penal (art. 1° ao 28 e art. 301 a 307). (Lei Federal nº 8.429/1992): agente público, atos de improbidade e sanções. 6. Artigos 312 a 326, do Código Penal, que tratam dos crimes cometidos por funcionário público contra a Administração Pública. 7. Portaria Interministerial n° 140/2006 (Divulgação de dados e informações pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, por meio da rede mundial de computadores – internet. Lei nº 12.527/2011 – Acesso a Informações).

Atualizado 10 anos atrás
Carregando...