Vestibular UFPE 2014 - Manual, Inscrição, Vagas

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) abrirá no dia 18 deste mês, as inscrições para o Vestibular 2014. Este ano serão abertas 6.607 vagas, distribuídas em 97 cursos no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. São 4.897 para livre concorrência e 1.710 (25,88%) destinadas ao sistema de cotas. Pela primeira vez, o curso de Medicina será oferecido em Caruaru, com total de 80 vagas (60 para livre concorrência e 20 para cotas). As inscrições para o Vestibular UFPE 2014 serão realizadas até o dia 3 de novembro, no site da Covest.

As provas da 2ª etapa serão aplicadas nos dias 8 e 9 de dezembro. A 1ª etapa equivale à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, que será aplicado nos dias 26 e 27 deste mês. A taxa de inscrição no Vestibular custa R$ 110,00 para os candidatos a quaisquer cursos, exceto para os cursos de Música, com valor de R$ 120,00 devido aos testes de habilidades específicas. O pagamento da taxa deverá ser feito até o dia 4 de novembro, mediante quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU), nas agências do Banco do Brasil.
Pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser feitos de amanhã (8) até quinta-feira (10), conforme estabelecido em edital específico, divulgado no site da Covest. Este ano, o período de solicitação foi antecipado em atendimento à Lei nº 12.799/2013. O presidente da Covest, professor Armando Cavalcanti, explica que, até o ano passado, a isenção era solicitada apenas com o Número de Identificação Social (NIS), mas com a nova lei tornou-se obrigatória a entrega de documentos adicionais. “Desta forma, foi preciso antecipar a divulgação de informações sobre os cursos, número de vagas e valores da taxa de inscrição para dar conhecimento aos estudantes que vão solicitar a isenção”, ressalta Cavalcanti.
Na segunda etapa do Vestibular 2014, os candidatos serão submetidos a duas provas por dia de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido. A duração de cada dia de provas será de quatro horas. A redação da prova de Português 1 será aquela realizada no Enem 2013. A nota será a informada pelo MEC, convertida para uma escala de zero a oito pontos.
Apenas os candidatos ao curso de Química (Grupo IX) serão submetidos à terceira etapa. Os candidatos aos cursos de Música (Grupo VI) farão as provas da primeira e da segunda etapas destinadas a todos os candidatos, além de provas/testes de habilidades específicas, que serão aplicadas após a realização do Enem 2013 e antes da realização da segunda etapa. Os horários, dias, locais e conteúdo programático constarão no Manual do Candidato.
MANUAL – No dia 16 deste mês, a Covest divulgará o Manual do Candidato e o cronograma completo do Vestibular 2014, constando as datas das provas de habilidades específicas de Música, o período para impressão do Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI) e o prazo de divulgação do resultado do Vestibular 2014, entre outras informações importantes. A divulgação está marcada para as 10h, em coletiva de imprensa com o professor Armando Cavalcanti. “A partir do edital do processo seletivo elaborado pela Proacad [Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos], a Covest irá preparar o Manual do Candidato e o cronograma”, destaca Cavalcanti.
SISU – Além do Vestibular, outras 55 vagas para dois cursos de graduação serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Juntos, os dois processos seletivos somam 6.662 vagas. As oportunidades destinadas ao Sisu/MEC são para os cursos de Oceanografia (Recife) – 25 vagas e Estatística (Recife) – 30 vagas, para as quais também será aplicado o percentual mínimo de 25% de reserva para o sistema de cotas.
COTAS – Poderão optar pelo sistema de cotas, instituído pela Lei n. 12.711, os estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de vagas reservadas para esses candidatos, 50% são para aqueles que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e os demais 50% para os que tenham renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo per capita.
Informações para os candidatos
Covest
(81) 3412.0808 / 0800
covest@covest.com.br /  presidencia@covest.com.br
Fonte: UFPE


Carregando...