Detran - SP seleciona examinadores de trânsito

Encontram-se abertas as inscrições para processo seletivo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), destinado a selecionar 50 novos examinadores de trânsito para Araraquara e quatro cidades da região: São Carlos, Itirapina, Ribeirão Bonito e Descalvado.

Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), por meio de edital público, o processo seletivo reforçará o quadro de examinadores de trânsito que aplicam os testes práticos de direção, com o objetivo de melhorar o atendimento aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


A remuneração mensal pode chegar a R$ 4 mil, dependendo da categoria de habilitação do profissional. As inscrições devem ser feitas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Araraquara, situada na Rua Dr. Walter Medeiros de Mauro, 540, bairro Vila Harmonia, CEP 14802-470. Também é possível participar do processo seletivo enviando a documentação pelos Correios.

Informações adicionais sobre documentos necessários e o edital completo estão disponíveis no portal www.detran.sp.gov.br, na aba Parceiros, link Cadastro de Examinadores; ou pelo atalho http://migre.me/fNLeZ.

Vagas em outras regiões

Além de Araraquara, estão abertas seleções para novos examinadores de trânsito nas regiões de Ribeirão Preto (80 vagas, inscrições até 13 de setembro) e Araçatuba (50 vagas, seleção até 20 de setembro).

Em abril deste ano, as cidades de Limeira e Americana ganharam 23 novos examinadores de trânsito, contratados por meio de edital público.

Requisitos para ser examinador de trânsito

De acordo com a Resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válida em todo o país, para ser examinador de trânsito é preciso ter pelo menos 21 anos de idade, curso superior completo (em qualquer área), estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria a ser examinada, não ter sofrido penalidade de suspensão ou cassação da CNH e não ter cometido infração de trânsito gravíssima nos últimos 12 meses.

Além disso, é preciso ter concluído o curso de examinador de trânsito, com credencial expedida pelo Detran.SP. Os cursos de qualificação têm carga horária de 208 horas-aula. A lista de instituições credenciadas está disponível no portal do Detran.SP, no link “Educação para o Trânsito”, ou no atalho http://migre.me/eMHg4.