Concurso Polícia Militar - RR 2013

O Governador do Estado de Roraima, José de Anchieta, lançará, na segunda-feira (29), às 9h30, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, na Aula Magna do Curso de Formação de Soldados – CFSd 2013, o edital de concurso público para oficiais da Polícia Militar (PMRR).

EVENTO


O evento marcará também o início do curso de Formação de Sargentos – CFS do Quadro de Praças Combatentes da PM. Os alunos soldados já estão frequentando a Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS) desde o dia 15 de julho. Os alunos sargentos ingressam no dia 29, sendo que, ambos os cursos tem duração de seis meses.

O concurso público para soldados foi realizado em janeiro, composto de quatro etapas: prova escrita, exames médicos, odontológicos, toxicológicos e de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. O curso terá a duração de seis meses, e após este período, os policiais integrarão as unidades da Polícia Militar de acordo com a opção no momento da inscrição.

Atualmente, dos 300 alunos do curso de Formação de Soldados – CFSd, a maioria está na faixa etária de 18 a 30 anos, perfazendo 85% do total de matriculados na APICS. De acordo com levantamento realizado pela Polícia Militar, junto aos alunos do curso de Formação de Soldados – CFSd, 20% dos futuros policiais têm nível superior, sendo que 17% já são pós-graduados. Outros 44% estão cursando faculdade nas mais diversas áreas.

Dentre os candidatos que concluíram cursos de nível superior estão: bacharéis em Direito, em Segurança Pública,  Administração, Contabilidade, Educação Física; licenciados em Informática, Pedagogia, Secretariado Executivo e tecnólogos em Gestão Pública.

Os alunos que compõem o curso apresentam conhecimentos de outras línguas como: Inglês e Espanhol, além da Língua Brasileira de Sinais – Libras. E ainda, policiais com qualificação em Agente/Instrutor de Trânsito, Defesa Pessoal, Educação Ambiental, Resgate e Emergência, Técnicos em Enfermagem e Técnicos em Radiologia.

Os 300 novos policiais atuarão nas cidades de Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. Aqueles que optaram pelas vagas do interior deverão permanecer no local pelo período mínimo de cinco anos.

Os alunos ingressam na corporação na qualidade de soldado PM 2ª Classe com bolsa-formação no valor de R$ 1.680,61. Após o término do curso, o aluno-soldado será promovido à graduação de soldado PM 1ª Classe com salário bruto de R$ 2.433,67.